Por que Temos Pesadelos?

Por que Temos Pesadelos?Nada melhor que chegar em casa, depois de tudo arrumado, poder descansar e esperar que o sono venha recheado de sonhos lindos e se possível bem acompanhada. Porém, ao invés do tão esperado sonho maravilhoso vem os pesadelos. Por quê? Nós acordamos de repente, apavoradas, com o coração à boca, suando frio e uma vertigem percorrendo todo o nosso corpo. A ciência ainda não tem uma explicação clara para este fenômeno, mas existem muitas teorias sobre eles.

Os pesadelos provocam em nós ansiedade, medo e tristeza. Eles nos retiram de um estado de sono de uma maneira brusca e repentina. Ocorrem durante uma parte do sono chamado REM, que se alterna a cada 90 minutos mais ou menos com o sono não – REM.

A fase REM do sono em que o período é mais longo se dá mais na parte da manhã, e, portanto a maioria dos nossos pesadelos e também nossos sonhos. Por isso conseguimos lembrar o que sonhamos ou qual o pesadelo que tivemos logo nas primeiras horas do dia.

Por que os pesadelos ocorrem?

A causa específica ainda não se sabe, mas os estudiosos acreditam que possam ser devido a alguns fatores. A origem do pesadelo pode ser devido a fatores psicológicos, físicos ou algum evento externo, como por exemplo, ouvir um barulho durante a noite e o cérebro juntar tudo com o sonho. Ou mesmo devido a efeitos colaterais de alguma medicação.

A Psicologia Comportamental relaciona nossos pesadelos com fatos da nossa vida diária, e os considera como uma reflexão de nossas preocupações. Acredita-se que seja possível que possamos mostrar através do nosso inconsciente conflitos pessoais que temos ou que não obtivemos soluções.

O pesadelo é uma maneira do cérebro liberar as tensões, por isso aliar o estresse ao pesadelo. Os sonhos são afetados pelo estresse e normalmente estão diretamente ligados com aquilo que nos traz ansiedade. Eles se tornam comuns quando existem problemas no trabalho, conflitos familiares e problemas com o parceiro.

Os pesadelos podem acontecer devido às causas fisiológicas como febre, dores musculares, dormir numa posição desconfortável e até por causa de um lugar impróprio.

Alguns hábitos são propícios para se ter pesadelo como, por exemplo, comer em excesso antes de ir dormir, pois não poderemos ter um sono reparador devido à digestão que será pesada e desconfortável. O mesmo ocorre com o consumo abusivo do álcool, bebidas estimulantes como alguns tipos de chá e café.

Outra causa comum é quando não se tem um horário certo para dormir. Nosso cérebro e nosso corpo precisam de um horário mais ou menos fixo para “saber” que já está na hora de descansar. Da mesma forma, devemos estar cientes que temos que cumprir o tempo necessário de descanso, para acordar se sentindo bem e disposta.

Se os pesadelos são só de vez em quando, não existe problema. Porém, se eles são muito frequentes e com demasiada intensidade, pode significar que tem alguma coisa errada em nossa saúde mental ou física. A primeira providência que devemos tomar é procurar um especialista de distúrbios do sono. Se não houver esta possibilidade, então procure começar um tratamento psicológico para descobrir a que se deve este problema.

Estes pesadelos se tornam preocupantes, sobretudo se eles parecem reais e quando acordamos assustados demais. Alguns dos pesadelos mais comuns são aqueles que alguém está nos perseguindo, ou caindo num vazio, ou que chegamos atrasado a um acontecimento importante (uma entrevista, um exame, etc.), ou que estamos nus diante de pessoas desconhecidas, ou que estamos presos e não podemos nos mover, ou que somos atacados por um algum animal. São muitos os pesadelos.

O que eles significam?

Existem muitas teorias para dar uma explicação para os significados dos pesadelos. Por exemplo:

  • Sonhar que está sendo perseguida: é hora de deixar para trás determinados problemas que parecem sem solução e sair pela tangente buscando novos objetivos.
  • Queda num vazio: representa medo de perder alguém ou alguma coisa importante para nós.
  • Quando chegamos atrasados: significa que estamos atravessando uma fase estressante.
  • Sonhar que estamos nus diante de pessoas desconhecidas: É um símbolo de insegurança.
  • Sonhar que está presa e que não consegue sair: Indica que você pode estar sofrendo de algum tipo de complexo de inferioridade.
  • Quando sonhamos que somos atacados por animais: isto mostra nossa preocupação em não alcançar nossos objetivos.

Todos estes significados são teorias e não tem nenhuma base científica, porém é bom para que possamos repensar os nossos problemas e também as soluções. Contudo, é fato que eles, os pesadelos, supõem manifestações da nossa própria vida e que não podemos deixar passar em branco.

Sonhos - A Gente Explica
Matérias Relacionadas
Intimidade Feminina Porquê Temos Sonhos e Pesadelos

Uma boa noite de sono é essencial para o bom funcionamento do nosso organismo, além de proporcionar muitos benefícios para

Saúde da Mulher Evitando o Torcicolo

O torcicolo é uma contração dolorosa no grupo de músculos do pescoço, levando a uma inclinação da cabeça para o

Saúde da Mulher Você é Nomofóbica?

Hoje em dia praticamente todos têm um aparelho celular e o utilizam com frequência para se comunicar sobre todos os

Regimes Conheça os Sentimentos que te Fazem Comer em Excesso

Os sentimentos e emoções estão intimamente ligados a nossa alimentação, por essa razão é importante conhecê-los e distinguir como afetam

Intimidade Feminina Reflexão para os homens

Os homens muitas vezes não compreendem os esforços das mulheres para manter tudo em ordem, estarem belas para eles e

Comentário Anônimo(opcional)

Comentário com seu Facebook
Existem 2 Comentários para a Dica "Por que Temos Pesadelos?"
Rosária

Pesadelo de que estou presenciando alguns intrusos, bem sujos, adentrando à minha cozinha e roubando minhas comidas diretamente das minhas panelas ainda no fogão, com total sagacidade e imbecilidade, saltando pra fora e pra dentro de uma das janelas, e eu observava aquilo com tamanho desespero e ordenando que todos os intrusos se colocassem pra fora! e fico irritada com a situação e faço um extraordinário esforço e gritaria que chega a incomodar meu neto que vem ao meu socorro! um pesadelo muito sofrido! o que será?

Telma

Boa tarde! tenho tido pesadelos recorrentes e constantes, os quais me deixam arrasada durante o resto do dia, chegando a me incapacitar das atividades rotineiras. sinto-me mal humorada, triste e agoniada, cada vez que me lembro deles. há mais de 04 anos já venho fazendo uso de medicação controlada para depressão e síndrome do pânico. existe algum tratamento mais adequado ou recente para resolver o meu problema? obrigada!