O que é a Crise dos 40 e como Enfrentá-la?

O que é a Crise dos 40 e como Enfrentá-la?A crise da meia-idade, ou a crise dos 40, é uma etapa que marca a fogo a maioria das mulheres. A idade da loba, dos novos 30… Existem diversos termos para explicar a chegada dos 40 anos de idade. Para algumas mulheres é uma fase que traz insegurança, mesmo no dias de hoje, embora a expectativa de vida tenha aumentado. Mas o que é a crise dos 40 e como enfrentá-la?

Um novo estudo com 2.000 mulheres foi encomendado por uma conhecida empresa de produtos femininos, onde o resultado foi que as mulheres começam a perder a auto-estima por volta dos 46 anos de idade.

Nessa idade, quando começam a aparecer os cabelos grisalhos, o ganho de peso ou a necessidade de usar óculos, muitas vezes, as mulheres começam a ter a sensação de ser “invisíveis” aos olhos dos homens. A falta de atenção de seus parceiros ou receber menos elogios ao andar pelas ruas, por exemplo, ajudam muito nesta perda de confiança.

Muitas mulheres de quarenta anos também se queixam de não ser mais o centro das gentilezas públicas, por exemplo, que lhe abra a porta do carro por parte do seu parceiro ou alguém dê o seu lugar no ônibus. Estes são alguns dos fatos que deixam de acontecer depois dos 40 e se acentuam ao chegar os 50. O “melhor” envelhecimento do seu parceiro e a atenção familiar das mulheres mais jovens, como irmãs e filhas, também contribui para essa condição.

Mas, o resultado da pesquisa mostra uma luz no fim do túnel: depois de 60 anos, este quadro sofre uma mudança e as mulheres tendem a recuperar a sua auto-estima. Voltam a se sentir mais seguras e confiantes para aproveitar a vida e os relacionamentos amorosos, apesar de mais da metade das participantes afirmarem que deveriam ter aproveitado mais a juventude.

Como superar a crise dos 40

1-) Desenvolva metas e persiga seus objetivos, eles são os únicos que serão realmente importantes para você.

2-) Pense mais em você. Considere o que mais você aprecia e suas qualidades. Ponha de lado o que as pessoas esperam ou pensam em relação à sua pessoa, já que você tem bastante experiência e maturidade para ser “dona” de sua própria vida.

3-) Não tenha medo de superar os obstáculos para enfrentar as novas mudanças que possam surgir em sua vida. Vale à pena investir em novas oportunidades.

4-) Cultivar antigas e novas amizades. As pessoas que te conhecem melhor são as que podem apoiá-la na sua nova vida. Muitas vezes, devido às circunstâncias e as exigências da vida, deixamos de lado aquelas amigas que caminharam junto conosco, porém nunca é tarde demais para repetir esses momentos.

5-) Reveja seus valores. Preste mais atenção em tudo que você tem ganhado recentemente, se não é muito, pelo menos esqueça o que perdeu. É hora de inclinar a balança a seu favor.

6-) Mantenha a atividade do seu corpo com exercícios e da cabeça com leituras e outros passatempos. É o momento de encarar outro tipo de leitura, aquelas que você nunca imaginou fazer.

7-) Procure fazer programas em grupos, mesmo se for aula de pintura, de dança ou outra coisa que ocupe seus pensamentos. Tente de agora em diante aproveitar cada minuto. Empenhe-se a dar o melhor de si para aprender algo que te dê prazer.

Sendo feliz no seu dia a dia você vai se sentir viva, útil e amada. E com certeza você notará que essa “crise” não é tudo aquilo que você pensava. Agora as suas perspectivas serão outras e as mudanças sempre serão bem-vindas. O importante é ser feliz!

As mulheres e a crise dos 40 anos
Matérias Relacionadas
Saúde da Mulher Onicofagia

Muitas mulheres não conseguem controlar a vontade de roer as unhas, denominada onicofagia, e além de tornar a manicure feia

Beleza da Mulher Sinais de Envelhecimento nas Mulheres

Ao longo do tempo as coisas mudam e a nossa aparência física também. Com isso, é possível notar alguns sinais

Intimidade Feminina As Verdadeiras Miss Brasil

As mulheres desempenham muitos papéis em sua vida: mães, amigas, namoradas, esposas, profissionais, etc., desempenhando todos eles com todo o

Intimidade Feminina Obsessão Não é Amor

A nossa emocional e psicológica também merece atenção. Em muitas ocasiões, um relacionamento que deveria ser saudável e proporcionar felicidade

Saúde da Mulher O que é a Menopausa

A menopausa é uma etapa normal da vida da mulher em que o organismo sofre alterações e a mesma deixa

Comentário Anônimo(opcional)

Comentário com seu Facebook
Existe 1 Comentário para Dica "O que é a Crise dos 40 e como Enfrentá-la?"
Eliana

Eu me sinto assim em crise, queria eu ter dinheiro e ir para uma clinica de estética e sair de lá linda. e se eu tivesse 40 eu estava feliz, eu já passei dos 40, já não é nem crise o que eu tenho é depressão, não deixo ninguém chegar perto de mim, pois acho que estou velha!