Métodos Conceptivos

Métodos ConceptivosÀs vezes você tem um cuidado obsessivo com seu parceiro, isso pode ser ruim pois vai passar uma impressão de que você não quer tocar em um fio de cabelo sem ter colocado o preservativo. Mas atenção! De que adianta ter responsabilidade sozinha, sendo que nos tempos de hoje ambos podemos tomar cuidados e usar métodos contraceptivos.

Existem vários métodos contraceptivos que evitam acidentes e outros coisas que podem perturbar você e seu parceiro numa hora não apropriada, vamos listar alguns deles:

Preservativo masculino ou camisinha: Feito geralmente de látex, muito fina e resistente é o que impede o esperma da ejaculação fique na vagina.

Preservativo feminino: É um revestimento de poliuretano, mais largo do que o do homem e provido de um anel rígido de cerca de 10 cm de diâmetro na extremidade aberta e um segundo anel estreito localizado no interior do preservativo.

Diafragma: Este método funciona como um obstáculo mecânico bloqueando o colo do útero, impedindo assim o esperma de entrar.

Dispositivo intra-uterino: Este é o famoso DIU, um plástico pequeno e um dispositivo de metal muito flexível, que é inserido dentro do útero. Embora seja eficaz (NOTA: Não é 100%) altera o movimento da fertilização nas trompas de Falópio.

Pílula anticoncepcional: É um composto de hormônios sintéticos semelhantes ao natural das mulheres, e o que ele faz é inibir a ovulação pois tem altos níveis de estrogênio e progesterona, que não deixam o espermatozoide chegar ao óvulo.

Implante hormonal: Este método consiste em 6 pequenos tubos do tamanho de um palito de fósforo que são inseridos sob a pele do seu braço e libera lentamente hormônios sintéticos, como progesterona. Esses hormônios impedem os ovários de liberarem ovos, causando mudanças na parede uterina e muco cervical.

Espermicidas: Eles são chamados de “barreira química” podem ser creme, géis e óvulos. Este método tem uma dupla ação, por um lado o espermicida imobiliza ou mata esperma, e por outro lado, a emulsão que contém as formas de substâncias ativas cria uma barreira que bloqueia a abertura do colo do útero. Embora aparentemente perfeito, sempre deve ser utilizado em combinação com outros métodos de contracepção.

Finalmente, vamos falar mais uma vez da pílula de emergência, que não pode ser usada como controle de natalidade, mas que em alguns casos pode vir a ser utilizada! Mas cuidado! Pois o uso desse método contraceptivo não vai te livrar de problemas ou preocupações, esta é a famosa “pílula do dia seguinte“. E este é um remédio de emergência, pois ele é uma combinação de hormônios que altera o ciclo reprodutor feminino, impedindo assim que uma gravidez seja concluída. Mas definitivamente senhoras, encontramos milhares de soluções mais simples que não agridem seu organismo então evitem precisar desse método!

Métodos Contraceptivos e Planejamento Familiar
Matérias Relacionadas
Saúde da Mulher Conhecendo o seu Ciclo Menstrual: Hormônios, Normalidade e Desequilíbrios

Saibam quais são os hormônios que compõem o ciclo menstrual, suas funções e o que causa os desequilíbrios.

Saúde da Mulher Sobre a Menopausa: Reposição Hormonal

Informações Sobre a Menopausa: A Menopausa é um período em que toda mulher passa ou ainda vai passar. E nesse

Maternidade Como Saber se Estou Ovulando

Saber se está ovulando ou não pode ajudar uma mulher a evitar uma gravidez indesejada ou engravidar mais rapidamente se

Beleza da Mulher Excesso de Pelo: Um Problema de Origem Hormonal?

Algumas mulheres sofrem com o excesso de pelos em determinadas áreas do corpo e isso as faz se sentir muito

Saúde da Mulher O que é Tireoidite de Hashimoto ou Doença de Hashimoto?

Esta condição afeta muito mais as mulheres e deve ser tratada com medicação para que os sintomas não se agravem.

Comentário Anônimo(opcional)

Comentário com seu Facebook
Nenhum Comentario para Dicas "Métodos Conceptivos"