Medo de Voar

Medo de VoarVocê adora viajar, mas em muitos lugares apenas é possível chegar de avião. Mas avião? Nããooooooo… O que fazer se você tem pavor só de pensar em voar? Como combater a fobia das alturas?

Mesmo que o maior sonho do ser humano seja escapar das leis da gravidade, entretanto nada como a terra firme pra sentir-se a salvo. Quem já não sentiu uma ansiedade crescente no momento da decolagem? Ou durante as turbulências? No entanto, segundo as estatísticas, o transporte aéreo é o mais seguro. Se o acidente de avião é drasticamente espetacular, os riscos de vida são maiores quando a viagem é feita de carro…

Não tenha medo de voar

A cobertura da mídia sobre acidentes de avião e os anúncios frequentes sobre a deterioração da segurança aérea, explicam em parte o medo de voar. Se nem todos sofrem de aeroacrofobia, medo de lugares altos e abertos – o problema está longe de ser trivial.

A principal razão da ansiedade de voar decorre em grande parte da ignorância técnica: assim como um carro diminui a velocidade antes de virar e acelera na curva, um avião também tem mudanças de regime. Quando ele desce ou sobe em pleno vôo é devido às condições externas.

Alguns passageiros sofrem por ficarem tanto tempo “trancados”. Seu medo de voar é uma variante da claustrofobia. Outros temem os voos noturnos, quando na realidade se trata de uma vantagem para o piloto: no escuro da noite ele pode ver melhor as luzes de outros aviões.

Como evitar o mal estar devido à fobia de voar?

Desde a simples ansiedade até as manifestações somáticas do medo de voar podem ser superados.

Algumas dicas para manter a calma e superar os sintomas do medo:

Sensação de asfixia quando você entra no avião: Viaje com roupa confortável que lhe permita respirar livremente. Não fique tensa na cadeira e nem segure fortemente no descanso de braço, em vez disso, controle a respiração: sinta o caminho que o ar faz para entrar e sair do corpo. Lembre-se que, em caso excepcional de despressurização, as máscaras de oxigênio cairão automaticamente.

Tontura: Igualmente ocorre quando você está navegando no mar, se trata de uma sensação enjoativa quando o avião passa por áreas de turbulências. Além dos medicamentos usuais contra náuseas, inverta a inspiração e expiração da respiração em relação ao movimento do avião. Feche os olhos, respire lentamente.

Garganta seca ou irritada: Beba muito durante o vôo, mas evite os estimulantes como café e álcool, os quais fazem aumentar a agressividade e o medo.

Nervosismo, músculos paralisados: Consulte o seu médico antes de tomar um tranquilizante ou medicação ansiolítica. Para acalmar naturalmente, caminhe o máximo que puder. Isso evita a estagnação e pensamentos negativos.

Ansiedade, taquicardia: Leve bastante material para se distrair (livros, revistas, música, trabalho). No avião normalmente antes da decolagem tem uma música de fundo que tem efeito relaxante. Porém em algumas pessoas produz o efeito oposto.

Não se sinta culpada por ter medo de voar, já que é algo que acontece com um grande número de pessoas. Mas se você realmente não pode chegar perto de um aeroporto sem que a ansiedade tome conta de você é essencial consultar um especialista. Se você sofre de uma verdadeira fobia o tratamento psicoterápico irá ajudá-la a superar ou pelo menos controlá-la. Outro tratamento comprovado de alta tecnologia e que dá bons resultados se baseia na terapia usando um simulador de vôo.

Em qualquer caso, não deixe de procurar ajuda. Não permita que o medo de voar prive você da viagem dos seus sonhos.

como aumentar os seios
Matérias Relacionadas
Intimidade Feminina Como Vencer o Medo da Água

O verão é uma época do ano muito esperada para muitas pessoas, enquanto para outras se converte em um verdadeiro

Intimidade Feminina Fobia Social na Adolescência: a Importância de um Diagnóstico Precoce

A adolescência é geralmente uma etapa da vida de muitas mudanças e conflitos. Os pais devem estar atentos ao comportamento

Intimidade Feminina O Medo do Fracasso

Todos nós em algum momento de nossas vidas experimentamos o medo do fracasso, mas isso faz parte da vida, das

Saúde da Mulher Você é Nomofóbica?

Hoje em dia praticamente todos têm um aparelho celular e o utilizam com frequência para se comunicar sobre todos os

Maternidade Tocofobia: Você Sabe o Que é?

Uma condição atualmente desconhecida, mas muito frequente. A Tocofobia é uma fobia que as mulheres grávidas enfrentam e que pode

Comentário Anônimo(opcional)

Comentário com seu Facebook
Nenhum Comentario para Dicas "Medo de Voar"