Mais Inteligente Graças à Música

Mais Inteligente Graças à MúsicaNós todos sabemos que a música amansa as feras. No entanto, se diz menos sobre os benefícios de tocar um instrumento. Vários estudos científicos destacam o quanto é importante a aprendizagem das escalas para a memória e para as habilidades cognitivas. Vamos ver:

Mais memória: O primeiro benefício da música: melhora a memória. Não apenas ouvi-la, mas também praticá-la no instrumento que você queira. É a conclusão que chegou vários pesquisadores chineses que estudaram um grupo de estudantes de piano.

Aparentemente, estes alunos se saíram melhores em testes cognitivos. Mais um detalhe: sua memória verbal foi mais eficiente, aprendiam mais facilmente as palavras e as guardavam melhor. Para os pesquisadores, a aprendizagem da música poderia provocar uma reorganização do lobo temporal esquerdo do cérebro, o que se supõe que melhoraria o seu rendimento intelectual.

Conclusão: as crianças deveriam praticar música desde o jardim de infância para aprender a ler melhor na escola primária.

Mais inteligência: Este benefício parece acontecer em todo cérebro. Um grupo de pesquisadores norte-americanos decidiu oferecer cursos para crianças do ensino fundamental: música para alguns, teatro para outros e nada para o resto (a fim de fazer um estudo controlado).

Desse modo, observaram que as crianças que receberam aulas de piano tinham um QI (coeficiente intelectual) mais elevado. Isso parecia estar diretamente relacionado ao tempo gasto praticando um instrumento. Em média, as crianças ganharam a sexta parte do seu QI por cada mês de aprendizagem. O que, depois de seis anos, representa 7,5 pontos de QI. O estudo não especifica se estes resultados podem ser obtidos com outros instrumentos além do piano.

A emoção e a música: Mas a história não termina aqui. Outros pesquisadores estudaram o mesmo grupo de crianças e sua capacidade de perceber emoções nas palavras. Finalmente, se demonstrou através da lógica que as crianças que faziam teatro obtiverem muitos bons resultados ao escutar  e na percepção da entonação das palavras. Mas o mais surpreendente foi que as crianças que haviam estudado música tinham quase os mesmos resultados. O que significa que, ao desenvolver um ouvido musical, as crianças tornam-se mais sensíveis ao tom da voz e suas variações. Uma verdadeira inteligência emocional muito útil na vida em sociedade. Desse modo, fica claro que aprender música, isto é, um instrumento, fomenta o desenvolvimento da capacidade cognitiva muito mais além da esfera musical. E, em princípio, estas virtudes podem ser adquiridas em qualquer idade.

Então, você já sabe, pegue seu velho violão e se inscreva para algumas aulas. Além de se tornar um audiófilo, você melhorará sua inteligência e sua sensibilidade.

como aumentar os seios
Matérias Relacionadas
Intimidade Feminina Inteligência Musical

A inteligência musical é uma das muitas inteligências que possuímos e que muitas vezes não desenvolvemos. É caracterizada pela habilidade

Saúde da Mulher Caminhar Ajuda a Estimular a Memória

Com o passar dos anos naturalmente vamos apresentando problemas de memória devido ao envelhecimento do organismo. Além dos tratamentos com

Maternidade Benefícios da Leitura para Criança em Voz Alta

A leitura é muito importante para aprendermos a nos comunicar, ler e escrever corretamente, mas em relação as crianças proporciona

Intimidade Feminina O que são Inteligências Múltiplas?

Howard Gardner desenvolveu a teoria das inteligências múltiplas que é uma alternativa para o conceito de inteligência como uma capacidade

Intimidade Feminina Brincar é Coisa Séria!

A sociedade e muitos pais atualmente estão criando suas crianças como se fossem verdeiros mini-adultos. Mas as crianças precisam ser

Comentário Anônimo(opcional)

Comentário com seu Facebook
Nenhum Comentario para Dicas "Mais Inteligente Graças à Música"