Intuição Feminina ou o Sexto Sentido

Intuição Feminina ou o Sexto SentidoPressentimento, sensação, sexto sentido, o nome não importa, pois todos os sinônimos referem-se a mesma coisa: a intuição, ou seja, a percepção de que toda mulher tem e ninguém sabe de onde vem. Um som, uma voz, um eco interior… E isso não tem absolutamente nada de sobrenatural! A ciência explica por que esse recurso está intimamente relacionado com o adjetivo “feminino”. Quer entender esse fenômeno?

Todos nós temos os tradicionais cinco sentidos (visão, audição, olfato, paladar e tato), a intuição seria uma sexta forma de “sentir” alguma coisa. Na verdade, é a integração dos cinco, os estados internos do organismo e da mente racional, todos voltados para nos dar informações valiosas. E assim, crucial para a intuição ser uma característica feminina ainda tem um nome e apelido: corpo caloso.

A ligação entre os dois hemisférios do cérebro é composta por uma ponte chamada “corpo caloso”. Cientistas de vários países descobriram que, nas mulheres, o tráfego de impulsos nervosos através deste canal é maior.

A intuição é, portanto, uma capacidade do cérebro de cruzar as informações dos dois hemisférios: o esquerdo, que é racional, e o direito, emocional. Se alguém te aborda e você sente uma pontada no coração, porque imagina uma má notícia, e se você prepara para iniciar um sentimento de angústia mental com a informação, você pode “saber” que a notícia tem a ver com a saúde de um membro de sua família, por exemplo.

Mas todos nós somos dotados de intuição? Alguns dizem que os homens e as mulheres nascem intuitivos, mas não existe qualquer evidência disso. No entanto, as pessoas mais sensíveis podem desenvolver melhor esse dom. De acordo com os neurologistas, as meninas são mais emocionais e talvez por essa razão, tornam-se mais intuitivas (quando se tornam mulheres), que os homens que são mais racionais.

Então esse é o segredo das mulheres! Somos mais sensíveis, ágeis, receptivas, empáticas (pessoas que tem facilidade de se colocar no lugar do outro) e emocionais do que os homens. Portanto, somos mais suscetíveis a essa comunicação. As atitudes diárias mostram que as mulheres têm maior acesso à capacidade integradora do cérebro que conduz à percepção de eventos futuros. Capacidade cerebral integradora significa simplesmente a qualidade de ser capaz de lidar com múltiplas áreas do funcionamento do cérebro e integrá-las em uma experiência única.

As mulheres captam o estado emocional de uma pessoa com mais facilidade do que os homens. Isso faz com que sejam capazes de perceber detalhes ao ler e interpretar os gestos, sinais corporais e imagens.

Além disso, podem analisar rapidamente sua coerência e correlacionar estes dados, tendo em conta o contexto. E tudo ao mesmo tempo! Entre um e outro sinal, as mulheres unem os circuitos cerebrais que detectam possibilidades que nem elas podem imaginar. Uma boa parte das mulheres pode integrar os circuitos cerebrais que detectam a possibilidade de que um de seus filhos que moram longe pode estar necessitando dela em algum momento. Este é o mecanismo de intuição.

Também é bom notar que as percepções surgem apenas quando desejamos o racional em segundo plano. Não tem por que desaparecer, precisa apenas dar algum espaço para a emoção. Só o cérebro pode integrar razão e emoção no mesmo plano e em doses apropriadas para a intuição. A razão, por si só fecha as portas para o que ainda não aconteceu, todavia a emoção por si só é como um rádio sem bateria, nada se escuta. Por isso a intuição precisa de ambas.

O melhor é ter sensibilidade para escutar esses ecos e prestar atenção aos insights. Isso pode poupar um aborrecimento por não seguir sua “voz interior”. Lembre-se que ela pode mudar uma vida. E então você está pronta para ouvi-la?

Matérias Relacionadas
Saúde da Mulher Como Exercitar a Memória na Terceira Idade?

O nosso cérebro deve ser estimulado constantemente, inclusive com o passar dos anos, para que a nossa capacidade de memorizar

Saúde da Mulher O Álcool Causa Danos ao Cérebro Feminino

O consumo de álcool começa cada vez mais cedo e o mesmo pode causar danos a saúde como já sabemos.

Saúde da Mulher Chocolate para Estimular a Inteligência

Quem não gosta de comer chocolate? Chega a ser uma verdadeira tentação para muitas pessoas e hoje te contamos como

Intimidade Feminina Jogo de Cintura das Mulheres

As mulheres estão sempre tentando organizar as coisas e situações, de modo a evitar que ocorram fatos constrangedores ou perigosos,

Intimidade Feminina Mais Inteligente Graças à Música

Todos nós gostamos de música, especialmente de ouvi-la. Mas estudos têm comprovado que tocar algum instrumento musical pode desenvolver o

Comentário Anônimo(opcional)

Comentário com seu Facebook
Existem 2 Comentários para a Dica "Intuição Feminina ou o Sexto Sentido"
Joyce Oliveira

Eu acho que tenho isso, sempre sinto que algo vai acontecer ou o que a pessoa sente e sempre estou certa.

Agnes

Achei muito esclarecedor, me tirou algumas dúvidas. eu sou assim, desde mais nova, mas ao ser mãe isso aumentou ainda mais, os homens não compreendem quando falamos algo, mas no final sempre veem falando que você estava certa. para mim, isso ajudou a me conhecer melhor e ver que não só eu, mas também outras pessoas sentem o mesmo.