Estereótipo de Beleza: uma Escravidão

Estereótipo de Beleza: uma EscravidãoVamos imaginar uma sala com aproximadamente 100 mulheres. E se fosse perguntado a todas: O que você mudaria no seu corpo? Com certeza, todas iriam querer mudar alguma coisa, contudo olhos, pernas, barriga, bumbum e seios seriam os mais listados.

Hoje em dia há estudos que comprovam que existe o estereótipo de beleza pra fins somente comerciais e que se importam muito pouco com os sentimentos da mulher em geral. Há uma violência globalizada para que qualquer mulher não aceite o seu corpo. Não é difícil de verificar isto na mídia: hoje para você ser feliz, amar e ser amada, realizada financeira e profissionalmente, ser bem aceita em qualquer lugar e etc., a mulher tem que ter um corpo escultural. E o pior de tudo é quando as “celebridades” se expõem ao público através de uma foto, seja na TV ou qualquer outro meio de comunicação, toda “photoshopada”. Mas será que esta perfeição existe?  É claro que não!

Devido ao comércio de produtos de beleza ser um dos mais vantajosos, os fabricantes passam uma ideia de produtos miraculosos que na verdade não existem. Assim as mulheres constroem em suas mentes uma imagem de um corpo e um rosto que não é real. Quem ganha com isso? As empresas, claro, que obtém lucros extraordinários com a venda de produtos de beleza e de dieta.

Hoje ser saudável não é mais visto como um desejo ou uma vontade natural, mas sim uma tirania que ter “saúde” virou uma obrigação e que só podemos consegui-la através de determinados produtos e serviços. E isto muitas vezes quando não conseguem fazer o estrago no bolso das mulheres deixam marcas profundas em seu amor-próprio. E o efeito aqui será danoso: a pessoa impossibilitada de atingir aquela perfeição irreal acaba se deprimindo ou adquirindo algum problema psicológico.

Hoje muitas mulheres têm denunciado a pressão que sofrem em ter que ser para sempre jovens e bonitas. E que é proibido envelhecer naturalmente. Se temos em nossa mente ser mãe, amamentar o bebê e cuidar dele por um longo tempo, logo somos tidas como loucas devido ao “estrago” que ficará em nosso corpo. Muitas famosas após passar pela maternidade, imagino que saiam do hospital direto para as academias e clínicas de estética, pois em poucos dias já estão como eram antes de engravidar.

Mas e a maioria das mulheres? Será que elas têm condições financeiras de pagar babá, empregada, academia, personal trainer e clínicas? Penso que muitas destas famosas “trabalham” exclusivamente para se manter com o corpo em dia e são escravas deste estereótipo de beleza. Vivem num mundo onde TER é mais importante que o SER. E o pior de tudo: vivem de aparência. Tai o Photoshop que não nos deixa mentir. Suas fotos são perfeitas, pois elas se exibem sem uma ruga, sem mancha na pele, sem uma espinha ou um cravinho sequer, sem estrias e com uma pele de bebê. Será? Nos perguntamos sempre: Será que são felizes? Será que aquele sorriso todo não guarda uma frustração, um medo de envelhecer, uma carência sem medida, depressão e uma tristeza da alma? E o que dizer destas pessoas que por conta disto se metem no vício da bebida, das drogas, dos calmantes, anabolizantes e tantas coisas mais.

Mas o estrago não para por aí. Hoje vemos adolescentes com bulimia, anorexia e depressão, por quê?   Não poupam nem as crianças, pois marcas famosas utilizam crianças em suas campanhas publicitárias com suas imagens retocadas. Precisamos repensar. Não podemos nos deixar ser escravizadas por algo tão passageiro e nem sermos reconhecidas como pessoas tão fúteis.

Que boa coisa é levantar de manhã de bem com a vida, olhar no espelho sem brigar com ele, trabalhar e voltar pra casa com dever cumprido e consciente de que perfeição não existe e nem existirá. Fica a dica!!!

Padrões de Beleza Impostos pela Sociedade
Matérias Relacionadas
Beleza da Mulher A Beleza Feminina Depende de Cremes Caros?

Qual mulher não gostaria de estar sempre bonita? Porém existe um pensamento que tudo que é caro é melhor. Será

Saúde da Mulher Como Identificar a Depressão Sazonal

Você já ouviu falar da depressão sazonal? isso mesmo, é um tipo de pressão semelhante a qualquer outro, mas que

Intimidade Feminina Os Complexos Femininos mais Comuns

Não se engane todas as mulheres têm complexos, principalmente os relacionados com o corpo e aparência física. Mas tudo tem

Intimidade Feminina Diga NÃO a Ditadura da Beleza

A ditadura da beleza imposta pela sociedade atual afeta de diversas formas o comportamento de muitas pessoas. Hoje vamos te

Intimidade Feminina Reflexão para os homens

Os homens muitas vezes não compreendem os esforços das mulheres para manter tudo em ordem, estarem belas para eles e

Comentário Anônimo(opcional)

Comentário com seu Facebook
Existe 1 Comentário para Dica "Estereótipo de Beleza: uma Escravidão"
Clivany Sampaio De Araujo

O mundo está totalmente perdido, seria muito bom se o mundo não vivesse em função do que é belo. desculpa nunca mandei comentário para mulheres dicas.