Educação Global – Aprendizagem Transformadora

educacao global aprendizagem transformadora

A Educação Global é uma perspectiva educativa que decorre da comprovação de que a população mundial vive e interage em um mundo cada vez mais globalizado, ou seja, todos de alguma forma estamos conectados com a informação imediata e veloz. E este fato faz com que seja de suma importância, dar aos aprendentes e educadores, oportunidades e competências para pensarem, dividirem e se expressarem, tanto em suas opiniões, como na importância dos seus papéis. Assim como compreenderem e tratarem das relações complexas sobre as questões sociais, ecológicas, políticas e econômicas, que mais do que nunca, a todos dizem respeito, pois nos permitem descobrir novas formas de pensar e de agir.

Entretanto, a Educação Global não deverá ser apresentada como uma perspectiva de aceitar universalmente de forma acrítica, sem discussões e arranjos adequados as diversas situações que naturalmente possam surgir, pois são bem conhecidos os dilemas, tensões, dúvidas e diferenças de percepção presentes em qualquer processo de educação, sempre que se lida com questões “globais”. Seja na família, na escola, na sociedade, como um todo. Pois o aluno ora apenas “ouvinte” de ontem, hoje quer e necessita “discutir”,”falar” e “opinar”. Saindo do ser passivo para o ser ativo. É necessário que ele ouça, assim como também que ele fale, opine e para que “construa” na escola e na sociedade, a sua identidade e seu espaço, tendo como natural consequência, a valorização do ser.

Exitem muitas definições de educação global. Segundo a Declaração de Maastricht sobre Educação Global (2002):
Educação Global é uma educação capaz de abrir os olhos e as mentes das pessoas para as realidades do mundo, despertando-as para contribuírem para um mundo com mais justiça, equidade e direitos humanos para todos. Entende-se que a educação global abrange a Educação para o Desenvolvimento, a Educação para os Direitos Humanos, a Educação para a Sustentabilidade, a Educação para a Paz e a Prevenção de Conflitos e a Educação Intercultural, dimensões globais da Educação para a Cidadania.

A Educação Global tem a ver com a programação e a prática de uma visão necessária para evoluirmos para um modelo de parceria e solidária, não apenas na escola, mas entre as pessoas, os povos, culturas e as religiões, tanto em nível micro, quanto em nível macro. A aprendizagem transformativa através da educação global requer uma mudança profunda e estrutural nas premissas de base dos nossos pensamentos, sentimentos e ações. É uma educação tanto para a mente como para o coração. Implica uma mudança radical no sentido da inter conectividade e cria possibilidades acrescidas para uma maior igualdade, justiça social, compreensão e cooperação entre todos os povos. Um processo de mudança rumo a uma prática da cidadania local e global comprometida e responsável.

Como aprendizagem transformativa, a Educação Global implica processos de tomada de decisão participativa em todos os setores, sejam educativos ou sociais. A finalidade deste tipo de aprendizagem é incentivar educadores, os alunos e as pessoas de um modo geral, ao conhecimento mútuo e a auto-consciencialização coletiva. Ele desafia a ganância, a desigualdade e o egocentrismo, através do sentido explícito da cooperação e da solidariedade, em vez de dividir os povos e as pessoas, pela competição, o conflito, o medo e o ódio. Apresenta-se como um caminho para fazer mudanças em nível local com influência no global, no sentido da construção da cidadania por estratégias e métodos participativos, interativos e realizadores, principalmente no ambiente escolar e educativos. Podendo assim com aprendizado através de compromissos, responsabilidades e a prática de valores, criar uma sociedade, qualitativa e mais humanizada. Afinal dela todos fazemos parte.

como aumentar os seios
Matérias Relacionadas
Intimidade Feminina Educação Especial

A Educação Especial é uma subdivisão da Educação que se dedica ao atendimento e a aprendizagem de pessoas com deficiência

Intimidade Feminina Educação de Valores Humanos na Escola

O sistema educativo brasileiro tem enfrentado muitos problemas e estes tem causado transtornos para as famílias dos alunos e os

Intimidade Feminina Educar com Afeto

A educação é um dos pilares mais importante para se formar um ser humano fortalecido, respeitoso e amoroso. Por isso,

Intimidade Feminina Falta de Educação? Basta!

Durante a infância muitas vezes não colocados limites e normas para as crianças; isso se reflete em adultos mal educados

Saúde da Mulher Terceira Idade Criativa

Envelhecer é um processo natural inevitável, que para muitas pessoas significa ficar doente, menos bonitas e perder o sentido da

Comentário Anônimo(opcional)

Comentário com seu Facebook
Existe 1 Comentário para Dica "Educação Global – Aprendizagem Transformadora"
Osmar Pereira Da Costa

A inserção nesse mundo de conhecimento sobre educação global, só corrobora minha prática pedagógica que já é, de certa forma, alicerçada nesse reconhecimento de que construir coletivamente a interação e a valoração do ser humano é uma das formas mais eficazes de nos humanizarmos e ensinarmos aos demais a também serem humanos o suficiente para se conhecerem e permitir que outros alcancem esse patamar, enquanto aprendizes na escola e no palco da vida. a escola e qualquer lugar que ofereça a oportunidade de um novo aprendizado. portanto, estar disposto a aprender é enriquecer-se cada vez mais daquilo que move e muda o mundo e as pessoas: o conhecimento.