Educação de Valores Humanos na Escola

educação de valores humanos na escolaÉ sabido que o sistema educativo no Brasil tem enfrentado muitos problemas de ordem administrativa e sócio-pedagógica, mas existe um tema pontual que também têm trazido transtornos aos educadores e á família dos alunos, o mau comportamento e a aparente falta de limites dos mesmos no ambiente escolar, a Indisciplina Escolar. Existe uma urgente necessidade da inclusão e prática da Educação de Valores Humanos nas Escolas, públicas ou privadas, onde o educador (professor) para que alcance um resultado satisfatório e eficaz, deverá obrigatoriamente, fazer parte da construção do projeto pedagógico da escola, pois dele partirá a responsabilidade da formação moral e de valores, e do empenho em apresentar um conhecimento crítico, que será desenvolvido no trabalho em grupo, de forma que venha somar na efetiva prática pedagógica em sala de aula.

A Abordagem da Educação em Valores Humanos propõe integrar o conhecer, o pensar, o vivenciar e o agir do ser humano, numa visão unificada, holística e formadora de caráter. Em uma proposta de Educação Transdisciplinar, como Tema Transversal, sob um ponto de vista complexo e complementar, ético, criativo e harmônico, que fundamenta os novos paradigmas da ação humana em um compromisso institucional e individual profundo em uma atuação amorosa dos educandos e educadores. Ela admite a hipótese de que cada ser humano traz em si potencialidades a serem desenvolvidas, em uma permanente transformação, adequação e acessibilidade ao conhecimento e a aprendizagem. Seu objetivo é despertar o que há de melhor no indivíduo e construir o conhecimento de forma integrada.

Nesta abordagem, os pais por sua vez, devem se preocupar, não somente com o espaço físico e recursos oferecidos pela a escola… Mas também com o “tipo” de educação que será oferecida, ou seja, qual é a ‘missão filosófica’ do estabelecimento. Quais são as prioridades éticas e morais que ela estabele em seu programa educativo? É fato que o conhecimento acadêmico é o que irá ajudar ao indivíduo a "ganhar" e a "garantir" sua subsistência durante a vida, mas a educação deve ir muito além. Ela deve também nos preparar de forma moral e espiritual, para os diversos desafios, que de uma forma ou de outra, todos em algum momento da vida, iremos enfrentar.

A formação de valores, hábitos e costumes que o individuo levará pela sua vida, em conjunto com a educação familiar, é adquirida em grande parte, na Educação Infantil. Sendo necessária, por parte dos educadores desta fase, a conscientização da importância do seu papel para este aluno, visto que são os responsáveis, em grande parte, pelo processo educacional de valores e moralidade dos mesmos. Pois é na fase infantil, sempre com colaboração da família, que será constituída uma "boa" base educativa. Claro! É importante, é necessário que se dê continuidade na construção e na aprendizagem da ética e moralidade, em todas as outras séries escolares, e senão por toda a vida. Pois todo indivíduo, em especial o educando, sempre necessitará da base moral, muito bem definida e estruturada, para que possa saber como pensar e agir, ao se deparar com as situações de adversidades que ocorrem, principalmente no contexto escolar.

Segundo, Dom Pedro II, O Magnânimo – "O maior monumento do mundo é uma escola. Se não fosse imperador, escolheria ser professor. Não há no mundo ocupação mais grandiosa e nobre, do que aquela de direcionar mentes e preparar homens e mulheres para um futuro melhor da raça humana".

Educação em Valores Humanos
Matérias Relacionadas
Intimidade Feminina Educação Global – Aprendizagem Transformadora

A Educação Global é uma perspectiva educativa que decorre da comprovação de que a população mundial vive e interage num

Intimidade Feminina Educação Especial

A Educação Especial é uma subdivisão da Educação que se dedica ao atendimento e a aprendizagem de pessoas com deficiência

Intimidade Feminina Inteligência Musical

A inteligência musical é uma das muitas inteligências que possuímos e que muitas vezes não desenvolvemos. É caracterizada pela habilidade

Intimidade Feminina Educação Criativa

Pesquisas apontam que a educação brasileira é uma das piores do mundo, já que segue o modelo tradicional que não

Maternidade Depressão Pós-Parto

Já ouvimos falar sobre a depressão pós-parto e muitas vezes não sabemos ou entendemos o que é. Vamos explicar do

Comentário Anônimo(opcional)

Comentário com seu Facebook
Existe 1 Comentário para Dica "Educação de Valores Humanos na Escola"
Marcelo

A educação em valores humanos e a essência da educação que ao longo do tempo foi deturpada ,devemos o quanto antes educar para os valores e virtudes na construção de um individuo e para um mundo melhor ,a formação em valores eleva o ser humano ,inserindo na pedagogia solidariedade ,respeito,paz,entre outros humaniza nossos educandos e resgata o verdadeiro sentido da educação.