Divórcio: Seria Este o Melhor Caminho?

Divórcio: Seria Este o Melhor Caminho?Comumente encontramos casais que estão pensando em se casar, porém com o seguinte pensamento: Se não der certo, separamos. Seria o pensamento correto? Ou seria melhor para ambos se o pensamento fosse: Vamos fazer tudo para dar certo, apesar das dificuldades comuns entre os casais.

A separação ou o divórcio é uma decisão muito importante e dolorida numa relação. Antes de tomar qualquer decisão é preciso urgentemente refletir profundamente sobre as causas que levaram a optar por esta saída. E ambos precisam ser honestos consigo mesmo e com o outro e responder algumas perguntas antes de partir para esta decisão. O que temos visto é que muitas pessoas que se separam depois se arrependem, mas depois que está feito fica difícil voltar atrás, pois ambos já estão machucados demais.

Precisamos estar cientes que todos os casais têm divergências. Ninguém escapa. E isto independe do status social ou do tempo que estão juntos. Estas diferenças são importantes para que o casal amadureça e aprenda a conviver com os defeitos e as qualidades do outro.

Se o seu casamento chegou a um ponto crítico, antes de se decidir procurar um advogado, seja honesta (o) consigo mesma (o) e responda estas quatro perguntas a seguir. Elas poderão te ajudar a enxergar que talvez este não seja o melhor caminho.

Será que eu fiz tudo que estava ao meu alcance?

Muitas vezes vemos defeitos demais no outro e perfeição demais em nós. Será que só quem tem que mudar é o outro? Exigir que somente o outro mude não solucionará o problema. Se o problema está em nós e não queremos reconhecer, não será o divórcio que o resolverá. E se formos para outro relacionamento nada será diferente. Por isso a importância de sentar, dialogar e chegar a uma conclusão a dois, mesmo que você já tenha feito tudo para manter o seu casamento, tente fazer um último esforço para deixar o seu casamento vivo.

Esta decisão afetará meus filhos?

Não sejamos egoístas, se temos filhos, em pensar somente no nosso bem estar. Os filhos são parte primordial neste processo. E não podemos nos esquecer que quando ainda são menores, a personalidade dos nossos filhos estará em construção. E sem sombra de dúvida eles sairão machucados também. E levarão isto pela sua vida inteira.

Embora muitos digam que é melhor um divórcio pacífico do que um casamento conturbado pense em quantos divórcios que você conhece que foram pacíficos?  Se mesmo assim você achar que a única solução é o divórcio, sentem juntos, você, seu cônjuge e seus filhos para que eles entendam o real motivo da decisão.

Minha vida melhorará depois do divórcio?

Avalie seu casamento com sinceridade. Faça uma lista das coisas que te chateiam e em seguida, uma lista das coisas boas que vocês viveram e vivem  juntos. Coloque no papel também seus defeitos e suas qualidades e do seu cônjuge também. Avalie o resultado. Os pontos positivos superam os negativos? Ou os negativos superam os positivos? Mesmo se for a última conclusão vale a pena rever os pontos e resolver estas diferenças.

Muitas pessoas se divorciam na esperança de serem felizes. Mas com o passar do tempo verão que seus problemas não foram solucionados e novos problemas serão criados. Para evitar que isto ocorra, pense muito bem antes de tomar uma decisão final.

E as consequências? Estou preparada para elas?

A separação tem muitas implicações negativas. Mesmo que você já tenha chegado a esta conclusão, pode ter certeza que não será fácil. Até que você se estabilize, você se sentirá só, abandonada, mal amada, desejando que o tempo volte atrás, enfim, você terá que reaprender a caminhar sozinha.

A pior questão será a econômica. Você terá que se esforçar para conseguir ter o mesmo padrão de vida que tinha antes. Organizar suas contas, adiar sonhos e se conformar com objetivos que não serão alcançados. É claro, que ninguém deve permanecer num relacionamento ruim só por causa disto, mas se você tem alguma dúvida quanto aos outros pontos levantados, pense mais um pouco. Dê uma nova chance pra vocês.

Também temos uma ótima matéria sobre Gravidez em Meio à Separação caso você queira ler um pouco mais.

O Divórcio
Matérias Relacionadas
Intimidade Feminina Os Desafios de Viverem Juntos

Viver juntos e felizes é o sonho de muitos casais, mas não é tão simples assim. Vamos te mostrar neste

Intimidade Feminina Como Identificar se seu Relacionamento está Funcionando como Deveria

Hoje em dia tudo acontece e funciona muito rápido, inclusive quando se trata dos relacionamentos. Hoje as pessoas vivem juntas

Intimidade Feminina Qual Sua Opinião em ser “a Outra”?

Uma situação muito comum na qual várias mulheres se encontram, mas o que fazer diante disso? Ser a outra não

Intimidade Feminina Cuidando de seu Casamento!

Hoje em dia os casamentos duradouros estão cada vez mais raros, a banalização do sexo, medo da decepção, evolução do

Intimidade Feminina Mulheres Mais Velhas com Homens mais Jovens

A nossa sociedade tem muitos preconceitos e um deles está relacionado com o fato de mulheres mais velhas terem uma

Comentário Anônimo(opcional)

Comentário com seu Facebook
Nenhum Comentario para Dicas "Divórcio: Seria Este o Melhor Caminho?"