Como Vencer o Medo da Água

Como Vencer o Medo da ÁguaO verão nem sempre é sinônimo de sol, praia, banhos e relaxamento. De fato, para aqueles que têm medo de água, os hidrofóbicos, a chegada do verão é muitas vezes o começo de um pesadelo.

Aqui estão algumas dicas para não passar o verão sob o guarda sol.

Como todos os anos, com a chegada do verão, as revistas não falam sobre outra coisa: roupas de banho, praias e cremes solares. Seus amigos planejam suas férias. Para você, é o começo de um pesadelo, porque você ainda sente pânico com a ideia de colocar os pés na água ou se aproximar dela. Mas você pode superar essa fobia! Comece lendo as nossas dicas para voltar a se familiarizar com este elemento antes de mudar o destino de suas férias.

Você disse fobia?

A fobia é um medo irracional de um objeto ou situação. Sua origem pode ser devido a um trauma ou uma situação vivida durante a infância, mas pode ocorrer após um “acidente” na idade adulta. É perfeitamente possível viver com isso, pois você pode evitá-la para não afetar sua vida cotidiana.

Pesquise as origens do transtorno

É inútil forçar-se a enfrentar a água por si mesma se você acha que não pode. Isso só vai ajudar a aumentar a sua angústia e não vai permitir que você corrija o problema na raiz. Mas o que fazer então? Vamos por etapas:

Comece tentando entender de onde vem este medo, esse mal estar. Pense no que poderia ser a origem e procure se lembrar de uma situação relacionada com água… Não consegue encontrá-la de imediato, mas é o primeiro passo.

Enumere situações específicas que te angustiam relacionadas com a água, a fim de encontrar a solução concreta do problema. É apenas o fato de falar sobre água, nadar, mar, etc.? É o fato de estar próximo da água? É o fato de estar na praia cercada por um monte de gente? Ou numa piscina?

Da mesma forma, tente se familiarizar com este elemento em todos os sentidos possíveis. Por exemplo, você pode ver vídeos com pessoas nadando, se divertindo debaixo d’água. Passeie ao longo da costa da praia ou brinque em uma piscina pequena…

Ajude a você mesma

Você deve saber que existem vários dispositivos de assistência para o hidrofóbico: terapias cognitivo-comportamentais e cursos especializados em natação são os principais métodos. Os métodos de exposição progressiva às situações angustiantes permitem aprender a superar gradualmente o medo. É o caso de cursinhos rápidos na piscina com monitores especializados, onde você vai aprender a relaxar na água, mergulhar a cabeça e fazer bolhas subaquáticas. Existem vários níveis, de acordo com o grau do medo. Não se esqueça que é essencial respeitar o seu tempo e não hesite em experimentar diferentes métodos, se necessário.

Depois disso, em vez de ficar angustiada numa praia ou na beira de uma piscina, você vai nadar, saltar sobre as ondas e desfrutar de bem-estar, finalmente, se sentirá como um peixe na água.

Lembre-se que nenhuma pessoa nasce sabendo nadar. Supere-se!

Natação Fobia
Matérias Relacionadas
Intimidade Feminina Medo de Voar

Alguns lugares apenas é possível chegar de avião e isso se torna um problema para as pessoas que sofrem com

Beleza da Mulher Ir à Piscina e Ficar em Forma

A natação é um dos esportes mais completos que podemos praticar, ela envolve praticamente todos os grupos musculares e a

Saúde da Mulher Manchas na Pele Causadas pelo Sol

As manchas na pele podem surgir por diferentes causas, mas o sol é considerado o maior inimigo da pele e

Intimidade Feminina Fobia Social na Adolescência: a Importância de um Diagnóstico Precoce

A adolescência é geralmente uma etapa da vida de muitas mudanças e conflitos. Os pais devem estar atentos ao comportamento

Maternidade Tocofobia: Você Sabe o Que é?

Uma condição atualmente desconhecida, mas muito frequente. A Tocofobia é uma fobia que as mulheres grávidas enfrentam e que pode

Comentário Anônimo(opcional)

Comentário com seu Facebook
Nenhum Comentario para Dicas "Como Vencer o Medo da Água"