Como Surgiu o Dia das Mães

Como Surgiu o Dia das MãesAs mulheres são mesmo especiais, pois receberam a benção de serem mães. “Mãe”, mulher a quem devemos a vida, que merece todo o nosso respeito, nossa gratidão e nosso afeto, pois nós temos amor sem dimensão. Veja aqui a história de como surgiu o dia das mães, que é comemorado no segundo domingo de maio.

A data surgiu por causa do sofrimento de uma americana que, após perder a mãe, passou por um processo depressivo. As amigas mais próximas de Anna M. Jarvis, para livrá-la de tal sofrimento, fizeram uma homenagem para sua mãe, que havia trabalhado na guerra civil do país. A festa fez tanto sucesso que em 1.914, o presidente Thomas Woodrow Wilson oficializou a data, e a comemoração foi se expandindo pelo mundo afora. As mães são homenageadas desde os tempos mais antigos. Os povos gregos faziam uma comemoração à mãe dos deuses, Reia. Na Idade Média os trabalhadores que moravam longe de suas famílias ganhavam um dia para visitar suas mães, que os ingleses chamavam de “mothering day”.

Mãe é a mulher que gera e dá à luz um filho, mas também pode ser aquela que cria um ente querido como se fosse sua geradora, dando-lhe carinho e proteção. As mães merecem respeito e muito amor de seus filhos, pois fazem tudo para agradá-los, sofrem com seus sofrimentos e querem que estes estejam sempre bem. Com o passar dos anos, o dia das mães aqueceu o comércio de todo o mundo, pois os filhos sempre compram presentes para agradá-las e para agradecer toda forma de carinho e dedicação que recebem ao longo da vida.

Nas diferentes localidades do mundo, a comemoração do dia das mães é feita em dias diferentes. Na Noruega é comemorado no segundo domingo de fevereiro; na África do Sul e Portugal, no primeiro domingo de maio; na Suécia, no quarto domingo de maio; no México é uma data fixa, dia 10 de maio. Na Tailândia, no dia 12 de agosto, em comemoração ao aniversário da rainha Mom Rajawongse Sirikit. Em Israel não existe um dia próprio para as mães, mas sim um dia para a família. No Brasil, assim como nos Estados Unidos, Japão, Turquia e Itália, a data é comemorada no segundo domingo de maio. Aqui, a data foi instituída pela associação cristã de moços, em maio de 1.918, sendo oficializada pelo presidente Getúlio Vargas, no ano de 1.932.

Origem do Dia das Mães
Matérias Relacionadas
Intimidade Feminina Dia Internacional do Beijo

O beijo, um dos primeiros contatos físicos com outra pessoa e que proporciona benefícios para a saúde, queima calorias, alivia

Saúde da Mulher Cigarro: O maior inimigo do pulmão

Todos já sabemos que o hábito de fumar é ruim para a saúde, tanto de homens como de mulheres. Mas

Saúde da Mulher Tabagismo e Anticoncepcionais: Precauções e Contra-Indicações

O tabagismo ao longo dos anos cresceu muito entre as mulheres e é um hábito que combinado com os anticoncepcionais

Intimidade Feminina Como Tratar as Mulheres em Crises Nervosas

Todas sabemos que em alguns momentos passamos por alguma crise nervosa que nos leva a descontar em nossos parceiros. Por

Intimidade Feminina O que Fazer para não Deixar o Relacionamento Cair na Rotina

O grande desafio para que os relacionamentos sejam duradouros certamente está em não deixar que caia na rotina e manter

Comentário Anônimo(opcional)

Comentário com seu Facebook
Nenhum Comentario para Dicas "Como Surgiu o Dia das Mães"