Como Falar Sobre Sexo com Nossos Filhos?

Como Falar Sobre Sexo com Nossos Filhos?Falar sobre sexo! O que eu digo? Como é que eu digo? Quando falar? Estas e muitas outras perguntas as mães fazem quando vêem seus filhos crescer.

A conversa com nossos filhos sobre qualquer assunto é primordial e deve haver confiança, espontaneidade e ausência de juízos, garantindo assim uma formação adequada e informações de acordo com as suas necessidades em cada fase da sua vida. O importante não é falar sobre sexo, mas sim educar sobre o sexo.

Algumas dicas:

• Quando você está com o seu filho ou filha não se torne uma fonte de informação biológica. Aproveite o tempo que ele se aproxima de você, para que ele sinta que tem a maior liberdade de manifestar suas dúvidas e que tenha a segurança de encontrar em você uma confidente. Isso requer de você um infinito respeito a sua privacidade.

• Não force seu filho (a) a falar- você pode falar sobre sexo a qualquer hora, em qualquer lugar. Para fazer o seu filho se sentir confortável não precisa de espaço criado por você, mas o espaço que ele escolher. Qualquer tema, por mais simples, deve tornar a conversa descomplicada e sincera. Mas a coisa mais importante não é o que falamos, mas o modelo que mostramos. Nosso próprio comportamento como mulher, nossos valores, no que acreditamos e no que esperamos é a melhor conversa que se pode ter sobre sexo.

• Se o nosso filho vê o que queremos, se ele vê como nós respeitamos uns aos outros, como nós cuidamos e tomamos decisões em nosso nome, “falar de sexo” não é tão urgente. Com frequência cobramos atitudes dele, que não fazemos. Por exemplo, como podemos cobrar dele honestidade, se ficamos com o troco dado a mais? Saiba que um bom exemplo, fala mais alto que meras palavras. E nossos filhos, sempre serão observadores.

• Dê a seu filho o que a mídia, a sala de aula ou amigos não podem dar. Dê-lhe amor, compreensão e apoio. Fortaleça os valores que você acha que são pilares para ser uma pessoa íntegra. A lealdade, o amor, o respeito pelos outros e por si mesmo, a responsabilidade, etc., são as verdadeiras questões que devem ser abordadas para se formar o sexo.

• É essencial que os nossos filhos compreendam que a sexualidade é uma questão muito mais ampla que o sexo propriamente dito. A sexualidade é uma responsabilidade para com o nosso corpo e um compromisso com a vida. Nunca coloque malícia quando falar de sexo com seus filhos, nem tente mostrar para as crianças um aspecto para o qual ainda não estão desenvolvidos o suficiente para entender. Para isso, responda exatamente o que ele perguntou. Mostre a ele que o sexo é prazeroso, porém tem que ser consciente.

• Você deve ser responsável em buscar informações sobre as consequências das relações sexuais antes de se aventurar passando para o seu filho informações incompletas ou tendenciosas. Antes de responder ou falar, pesquise, conheça sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST’s), como a AIDS; implicações de uma gravidez indesejada; riscos para realizar um aborto e suas consequências físicas e emocionais. A informação ajuda a prevenção.

• Deve-se falar sobre métodos anticonceptivos, porém tendo o cuidado de não induzi-lo à prática sexual, sendo este um erro muito frequente por parte dos pais. Em vez disso, você deve falar naturalmente sobre este importante assunto, para que o seu filho assimile e já vá tomando consciência a respeito. Ensine o que é certo, pois para todas nossas atitudes, existem consequências. E nem sempre elas são boas.

Finalmente, nunca deixe de conversar com seus filhos. Eles não são ingênuos, pelo contrário, estão no meio de um mundo saturado de informações. Eles são diariamente bombardeados por erotismo e má informação sobre sexo; na televisão, nos programas infantis até as novelas; no rádio com músicas e propagandas e programas maliciosos, na rua com a proliferação de outdoors e com tudo o que se possa imaginar.

E o seu trabalho é ser a pessoa que o oriente e o guie para que a informação contribua para a sua formação, e ele se torne uma pessoa saudável, feliz e acima de tudo responsável.

Você sabe como falar de sexo com seu filho?
Matérias Relacionadas
Intimidade Feminina Homenagem as Mães

O sonho de todas as mulheres é ser mãe, é o ato mais prazeroso na vida delas. Mas hoje queremos

Maternidade A Turma de Amigos dos Nossos Filhos

A adolescência é uma etapa da vida dos filhos onde os pais se preocupam com o fato de que estes

Intimidade Feminina As Mudanças que os Filhos Sofrem

Os pais estão sempre preocupados com as mudanças no comportamento dos filhos quando estes passam da infância para adolescência. Mas

Maternidade Pais Solteiros

Cada vez cresce mais o número de casais que se separam e se tornam pais solteiros nos dias de hoje.

Intimidade Feminina Obesidade Infantil: Dicas para a Prevenção

A obesidade é um problema grave e que tem crescido em todo o mundo, agora também afetando as crianças e

Comentário Anônimo(opcional)

Comentário com seu Facebook
Nenhum Comentario para Dicas "Como Falar Sobre Sexo com Nossos Filhos?"