Brincar é Coisa Séria!

Brincar é Coisa Séria!

Brincar é tão importante para a criança como é para o adulto trabalhar. O ato de brincar a torna ativa, criativa e colaboradora, pois nas brincadeiras, são oportunizadas a relação com o outro; tornando-a mais feliz, mais propensa a desenvolver sentimentos de bondade e solidariedade, entre outros. Ou seja, ela vivencia suas leis, sem fazer conceito lógico delas.

Apesar de ser um pensamento, iniciado na Idade Média, ainda veem-se pais, responsáveis e a sociedade, agindo com elas, como que se fossem mini-adultos, que apenas ainda não cresceram. Haja vista crianças vestidas como mini-modelos, como mini jogadores e por aí vai. O que, claro, não corresponde a realidade… Para alcançar o pensamento adulto, ela “obrigatoriamente” deverá percorrer todas as fases do seu desenvolvimento físico, cognitivo, social e emocional. Sendo na casa, em seu ambiente familiar, o lugar ideal para encontrar o primeiro apoio básico e primordial, para que este desenvolvimento aconteça de forma saudável e positiva, que com o tempo irá se ampliará, com os colegas de brincadeiras e no ambiente escolar.

Nas brincadeiras, são oportunizados a criança o movimento e o desenvolvimento de potencialidades diversas, tais como: criar, comparar, analisar, nomear, medir, associar, calcular, classificar, entre outros tantos. É o seu grande momento da “aprendizagem” e das “descobertas”.

Sua sociabilidade se amplia, ela faz amigos, aprende a compartilhar e a respeitar o direito dos outros, as normas e regras estabelecidas no grupo, e a envolver-se nas atividades, apenas pelo prazer de participar, sem visar recompensas e temer castigos. Pois brincando, a criança estará buscando sentido para a sua vida, e mais, sua saúde física, emocional e intelectual, depende, em grande parte, dessa importante atividade lúdica. “É no brincar, e talvez apenas no brincar, que a criança ou adulto fruem sua liberdade de criação“.” (Winnicott, D. W, 1975)”.

Brincadeiras infantis ajudam no desenvolvimento da criança
Matérias Relacionadas
Intimidade Feminina Inteligência Musical

A inteligência musical é uma das muitas inteligências que possuímos e que muitas vezes não desenvolvemos. É caracterizada pela habilidade

Maternidade Televisão em Excesso pode Influenciar o Comportamento das Crianças?

A televisão é considerada uma aliada hoje em dia, mas isso não é correto. A televisão sem supervisão ou controle

Maternidade Quando a Criança pode Dormir Fora de Casa?

Conforme as crianças crescem vão se socializando e fazendo amizades, logo surge o pedido para dormir na casa do amigo

Saúde da Mulher Três Hábitos para Viver Mais

A nossa saúde merece muita atenção e muitos cuidados, já que atualmente as opções de alimentação e os hábitos que

Maternidade Pais Solteiros

Cada vez cresce mais o número de casais que se separam e se tornam pais solteiros nos dias de hoje.

Comentário Anônimo(opcional)

Comentário com seu Facebook
Nenhum Comentario para Dicas "Brincar é Coisa Séria!"