Abuso de Álcool e Drogas: Sinais de Alerta

Abuso de Álcool e Drogas: Sinais de AlertaNão é fácil diferenciar o comportamento normal do jovem dos comportamentos associados ao consumo de álcool e/ou drogas. Vemos nos dias de hoje que é “normal” o adolescente ou jovem tomar uma cerveja junto com a família ou mesmo se drogar entre colegas e desta vez sem ser notado pelos pais, pois muitas vezes os filhos estão chegando em casa e os pais saindo para o trabalho.

Para saber se o jovem está se drogando temos alguns indicadores

1. Mudança de hábitos: Se você conhece seu filho ou filha o suficiente você perceberá mudanças de hábitos como resultado de novas amizades e “atividades”.

2. Mudança de amigos: Os jovens na maioria das vezes deixam de lado os velhos amigos e começam amizade com quem já consome drogas ou álcool.

3. Negligência pessoal: Geralmente os jovens que usam estas substâncias negligenciam suas roupas e muitas vezes não se preocupam com sua higiene pessoal.

4. Sair de casa várias vezes: Os jovens precisam sair para se abastecer de drogas, então começam as saídas misteriosas e em horários que não eram comuns. Começam a mentir sobre suas atividades ou simplesmente não contam o que fazem quando interpelados.

5. Alterações na personalidade: Algumas drogas são depressivas e outras estimulantes do sistema nervoso central. De acordo com o tipo de substância a pessoa pode passar de momentos de depressão à euforia, ou pode cair num estado de raiva e extrema angustia pela falta da droga.

6. Evasão escolar: Este indicador é fundamental, pois significa o início do uso de drogas. As faltas escolares aumentam e muitos jovens começam a furtar em casa para poder comprar a droga.

7. Desaparecimento de objetos: É comum na casa de um jovem que está iniciando a usar drogas desaparecer pequenos objetos de pouco valor no início. Às vezes inventam que foram assaltados e foi roubado sua jaqueta, celular, tênis, etc.. Não nos esqueçamos de que as drogas não são livres e produzem tolerância, isto é, o jovem vai lentamente precisando de doses cada vez mais altas para alcançar o mesmo efeito.

8. Pupilas dilatadas, olhos vermelhos e / ou congestão nasal (fungar fora do normal): O uso de certos estimulantes produz contração pupilar e sudorese nas mãos. Já a maconha faz com que os olhos fiquem vermelhos. A irritação nasal é comum no caso de inalação de certas substâncias, tais como a cocaína.

9. Alterações no apetite, peso ou sono: O consumo excessivo de bebidas alcoólicas, além de seu cheiro característico, provoca também ganho de peso, pois o álcool é bem calórico. A cocaína e as anfetaminas são anorexígenas, ou seja, tiram a sensação de fome e de modo geral o jovem perde peso. Um caso de extremo emagrecimento rápido pode estar associado ao consumo de crack. O sono também é alterado, uma vez que, em geral, o usuário de drogas não dorme ou dorme mal. E ainda mais, troca o dia pela noite invertendo o ciclo normal sono – vigília.

Por isso há necessidade de conhecer o seu filho ou sua filha. Saber de sua rotina, principalmente aquele que fica muito tempo sozinho em casa, pois os pais trabalham. Tudo no começo é mais fácil.

Especial Drogas (parte 1/4): segredos para parar de fumar

Especial Drogas (parte 2/4): Os perigos do alcoolismo

Especial Drogas (parte 3/4): As famílias e as drogas

Especial Drogas (parte 4/4): Como saber se seu filho usa drogas
Matérias Relacionadas
Saúde da Mulher O Álcool Causa Danos ao Cérebro Feminino

O consumo de álcool começa cada vez mais cedo e o mesmo pode causar danos a saúde como já sabemos.

Intimidade Feminina Criança “Especial”

A chegada de uma criança é sempre uma bênção e uma alegria para os pais e toda a família, isso

Intimidade Feminina Mulheres Bebem mais Após se Casarem

Um fato que tem se tornado muito comum é o aumento do consumo de álcool depois que as mulheres se

Intimidade Feminina As Mudanças que os Filhos Sofrem

Os pais estão sempre preocupados com as mudanças no comportamento dos filhos quando estes passam da infância para adolescência. Mas

Maternidade Como Relacionar-se com Filhos Adolescentes

Os filhos muitas vezes se tornam uma verdadeira preocupação para os pais quando apresentam comportamentos de alto risco. É preciso

Comentário Anônimo(opcional)

Comentário com seu Facebook
Nenhum Comentario para Dicas "Abuso de Álcool e Drogas: Sinais de Alerta"