A Sexualidade Feminina na Menopausa

A Sexualidade Feminina na Menopausa

A menopausa é a cessação completa da menstruação. O climatério é o período que se estende desde as mudanças fisiológicas que ocorrem com a diminuição na produção de hormônios pelos ovários, culminando com a menopausa. Algumas mulheres temem que a menopausa afete significativamente suas vidas amorosas.

Como a menopausa afeta a sexualidade feminina?

O início da menopausa pode diminuir o desejo sexual. Algumas mulheres se sentem obrigadas a ter relações sexuais ao longo da vida, após a menopausa elas justificam a perda da função sexual com o fim da menstruação. Utilizam a menopausa como um escudo e não querem mais “servir” seus parceiros sem obter qualquer prazer.

Com a perda na produção de alguns hormônios na menopausa, as mulheres tendem a ter menos lubrificação vaginal, e devem ter mais cuidado durante a relação sexual. Quando a vagina fica seca, o atrito do pênis pode machucá-la, como também o seu parceiro, e pode causar algumas infecções (vulvovaginites). O uso de cremes lubrificantes é aconselhável.

No entanto, outras mulheres experimentam melhora na vida sexual e seu desejo aumenta quando cessa a menstruação, porque elas não têm medo de uma gravidez indesejada e geralmente não têm filhos pequenos, que perturbam o sono ou precisam de atenção o dia todo. Portanto, é mais um problema de influência cultural.

A verdade é que foi feita uma pesquisa confirmando que o sexo proporciona uma melhoria na qualidade de vida das mulheres, tanto nas mulheres na pré-menopausa, assim como na pós-menopausa. O estudo foi realizado com 295 mulheres voluntárias que fazem sexo duas ou mais vezes por mês. Os resultados associam a qualidade de vida com o sexo frequente.

Assim, verificou-se que as mulheres que estavam insatisfeitas com o seu parceiro sexual não tinham vitalidade e bem-estar necessário em relação ao outro, o oposto ocorreu com aquelas que eram sexualmente ativas. O estudo aponta não fazer do sexo um fator-chave, já que existem outros elementos que influem no estado de ânimo.

Quando se fala em boa relação sexual tem que se levar em conta o que fazer para melhorá-lo, a intenção não é apenas sobre o sexo genital, porém o bom sexo abrange uma boa comunicação, afeto, prevenção e todos os pilares da sexualidade.

 

Sexo na menopausa
Matérias Relacionadas
Saúde da Mulher O que é a Menopausa

A menopausa é uma etapa normal da vida da mulher em que o organismo sofre alterações e a mesma deixa

Intimidade Feminina Como Aumentar o Desejo Sexual em Mulheres

A relação sexual faz parte da vida em casal e o desejo sexual é afetado por diversos fatores que podem

Intimidade Feminina Causas de Falta de Resposta Sexual em Mulheres

A relação sexual para muitas mulheres ainda é um tabu, principalmente quando se trata do orgasmo. Hoje falamos sobre alguns

Saúde da Mulher Menopausa Precoce: Sintomas

A menopausa é uma etapa da vida pela qual todas as mulheres vão passar na vida, mas quando ocorre de

Saúde da Mulher Menopausa: Temores e Tabus

teste

Comentário Anônimo(opcional)

Comentário com seu Facebook
Nenhum Comentario para Dicas "A Sexualidade Feminina na Menopausa"