Tratamento dos Cabelos com Queratina

Tratamento dos Cabelos com QueratinaO tratamento para o cabelo com queratina é a atual revolução dos cabeleireiros em relação aos sistemas para alisar os cabelos. Também é conhecido como alisamento brasileiro por ter se originado no país ou escova progressiva à base de queratina.

Consiste na aplicação de queratina nos cabelos da mesma maneira que é aplicada uma tinta e depois submetendo-o ao calor com uma prancha especial para selar a queratina ao cabelo. Será necessário esperar de dois ou três dias sem lavar a cabeça e depois do tratamento se conseguirá reestruturar os cabelos mantendo um acabamento perfeito, de maneira que não se encrespe com as mudanças de temperatura.

Ao contrário do que se poderia pensar, o tratamento com queratina não consiste na aplicação de produtos químicos para transformar a estrutura física dos cabelos, como ocorre no alisamento japonês.

Mas o que é a queratina?

A queratina é uma proteína essencial para a saúde do tecido. Está presente na composição da pele, unha, cabelo e dente, entre outros. Está presente em diferentes formas, dependendo da sua consistência essencialmente dos diferentes aminoácidos que a compõem.

À medida que vai se formando a queratina no cabelo, e em qualquer parte do corpo em que ela está presente, as novas células de queratina deslocam as células mortas de queratina para a superfície, criando uma camada protetora. Assim o novo cabelo precisa que a camada de queratina da superfície esteja bem hidratada para que tenha um cabelo saudável e não quebradiço. Incluindo que o tratamento com queratina fortalece o cabelo.

Em que consiste o tratamento com queratina para o cabelo

O tratamento com queratina, ao contrário do que habitualmente se pensa, não alisa o cabelo, mas reestrutura para que volte a ser saudável evitando o temido frizz, deixando-o mais suave, brilhante e comportado, e, portanto, mais fácil de alisar.

A maneira de aplicação segue várias etapas. O primeiro é geralmente a lavagem dos cabelos com um xampu específico que abra as cutículas capilares. Em seguida, retire o excesso de umidade deixando os cabelos quase secos. Posteriormente se aplica a queratina em camadas e, o tratamento requer que se deixe a proteína em repouso para penetrar adequadamente. O próximo passo é selar a queratina, que é conseguido por meio de pranchas de cerâmica. Finalmente, o cabelo é penteado normalmente.

Este tratamento não é eterno, dura entre 3 e 5 meses, então se queremos manter os resultados deve ser feito o tratamento novamente.

Desvantagens da queratina

Mais do que falar sobre as desvantagens do tratamento de queratina, devemos  falar sobre a prevenção. Existem poucos tratamentos a base de queratina que permitem obter cabelos lisos, saudáveis, brilhantes e reconstruídos.

Para começar, esse tratamento só deve ser feito por profissionais, nunca aplique  queratina em casa para poupar dinheiro, porque você estará colocando em risco seu adorado cabelo.

Os próprios profissionais alertam que existem muitos tratamentos falsos que usam cremes e suavizantes para criar um efeito semelhante, mas em poucas semanas seu cabelo vai voltar o que era antes. Os verdadeiros tratamentos de queratina prolongam durante meses seus resultados.

Além disso, os profissionais veem inconvenientes nesses tratamentos. Muitos asseguram que seus efeitos nunca são os prometidos já que o cabelo danificado nunca voltará a ser como se fosse intocado. Além disso, também enfatizam o elevado preço destes.

Riscos no tratamento com queratina

O principal problema com este tratamento é a presença de formaldeído. Esta substância é usada em tratamentos a base de queratina. A mera presença de formaldeído pode causar irritação da pele, olhos vermelhos, náusea e tosse, entre outros problemas. Acredita-se que a longo prazo o formaldeído poderia causar câncer, mas ainda é necessário mais testes e estudos para confirmar essa realidade.

Portanto, recomendamos que se você optar por um tratamento a base de queratina use uma marca registrada e autorizada e certifique-se de que nos salões de beleza, não usem o formaldeído para tornar o tratamento mais forte.

Por outro lado, o mais importante para cuidar da saúde dos cabelos, é consumir alimentos saudáveis ​​para o cabelo.

Reconstrução com Queratina Líquida
Matérias Relacionadas
Dicas para cabelos Dicas para Conseguir um Alisamento Permanente com Queratina

Se você tem o cabelo crespo e volumoso, e gostaria de ter um cabelo sedoso e liso durante um longo

Dicas para cabelos Tanagra, a Nanoqueratinização Brasileira

Estamos sempre em busca de novos produtos e novas técnicas para conseguir cabelos com brilho e força. Uma nova técnica

Dicas para cabelos Hidratação Fotônica

Ter cabelos nutridos, com brilho se frizz é o desejo de praticamente toda mulher, por isso os profissionais da área

Dicas para cabelos Truques Caseiros para Proteger seu Cabelo e Alcançar Resultados Incríveis

Para ter cabelos belos e saudáveis não é necessário gastar muito dinheiro e estar sempre nos salões de beleza. Existem

Dicas para cabelos Dicas Incríveis para Cabelo Tingido

Hoje vamos te contar sobre algumas boas dicas para cuidar dos cabelos tingidos, já que estes sofrem muitos danos causados

Comentário Anônimo(opcional)

Comentário com seu Facebook
Nenhum Comentario para Dicas "Tratamento dos Cabelos com Queratina"