Tingir o Cabelo com Produtos Naturais: o Uso de Hena

Tingir o Cabelo com Produtos Naturais: o Uso de HenaTingir os cabelos é uma tarefa que muitas mulheres realizam ao longo de suas vidas, seja como uma forma de esconder os brancos ou para alterar as cores do cabelo, fazer reflexos, dar luminosidade, etc. Dentro da ampla gama de produtos disponíveis no mercado para dar coloração, se destacam as tinturas e os tom sobre tom, que em ambos os casos são fórmulas elaboradas com ingredientes químicos. Ao longo do tempo e utilizadas regularmente tendem a danificar o cabelo, mas felizmente existem alternativas naturais para tingir o cabelo como a hena.

Dentro da cosmética capilar estão deixando-se de lado as nocivas tinturas com amônia. Neste sentido, voltou a se popularizar o método de coloração com hena, tão usado em países árabes pois é famoso por ser 100% natural, derivado de plantas e livre de qualquer composto químico.

Hena origem e propriedades
A hena é uma planta nativa de algumas regiões áridas da África e da Ásia, que também é conhecida sob o nome científico Lawsonia inermis. Desde a antiguidade se utilizam suas folhas para produzir uma tinta de cor castanho-avermelhado que serve tanto para os tecidos quanto para o cabelo. Também é usado na cultura indiana para fazer desenhos de tatuagens temporárias (mehandi) em mulheres e homens.

Entre suas propriedades mais famosas se encontra a tintura de cabelo a base de hena, já que penetra na superfície capilar revestindo a queratina própria do cabelo e, assim, torna-se também muito durável. E graças ao fato de ser natural, não impede a penetração dos agentes umectantes de que necessita o cabelo dando brilho e sedosidade, sem requerer outros nutrientes adicionais.

Tipos de hena
O mais natural para dar cor ao cabelo é fazê-lo com hena 100% natural, que se apresenta em vários formatos e sempre resulta em tons avermelhados, mais claros ou mais escuros de acordo com a cor base do cabelo.

Em alguns casos, também pode ser usada no cabelo preto ou castanho, sem que resulte na cor cobre característica. Para conseguir, suas formulas se combinam com outros ingredientes tais como cássia e índigo ou outras ervas que potencializam a cor.
Cassia: é o nome que adquire a hena quando é natural, sem cor. Sua cobertura não é tão forte, mas oferece reflexos dourados e é menos durável. É ideal para cabelos claros que não desejam tons de vermelho.

Índigo: é o nome dado à hena negra. Ao prepará-la se produz uma tinta azul que dá cor muito rápido e deve ser sempre preparada separadamente.

Inclusive caseiramente pode ser adicionada a hena alguma infusão de chá preto ou vermelho, para lhe dar ainda mais cor e um tom especial. Também azeite de oliva extra virgem para nutrir, dar brilho e sedosidade ao mesmo tempo.

Os formatos apresentados são muito variados:
Pó de hena para tingir o cabelo: esta é a forma mais pura, vem em envelopes pronto para misturar com outros ingredientes hidratantes e aplicar diretamente no cabelo. Geralmente se mistura com um pouco de suco de limão ou com iogurte natural para torná-la mais fácil de aplicar. As marcas importadas do Egito são as mais vendidas em lojas especializadas e as de melhor qualidade.

Barra de hena para tingir o cabelo: de acordo com a quantidade de cabelo que tem, por vezes é necessário dispor de uma grande quantidade de produto e para isso existe a hena em barra. A marca naturista de sabonetes Lush oferece várias versões para diferentes tons de cabelo que são usadas misturadas com um pouco de água quente. Por ser natural, sua fórmula admite apenas misturas com outras ervas.

Creme de hena para tingir o cabelo: em alguns casos, você também pode encontrar o produto pronto para uso. Neste caso, o melhor é sempre conseguir os de origem importada, mas também verificar bem seus componentes para descartar qualquer produto químico ou corante que seja nocivo.

Antes de utilizar as tinturas é recomendado fazer um teste de alergia para excluir qualquer reação, colocando uma pequena quantidade da preparação na pele por alguns minutos. Além disso, também sugerimos testar em alguma mecha de cabelo para ver que tipo de tom pode resultar e, se este está do seu gosto.

  • Em cabelo preto ou castanho escuro, a hena apenas resultará em alguns reflexos vermelhos ao sol.
  • Se o cabelo é castanho claro: dará reflexos vermelhos e uma cor castanha mais forte.
  • Se o seu cabelo é loiro: o resultado será um tom alaranjado muito natural.

Passo a passo para tingir o cabelo com hena
Depois de selecionar a hena e a quantidade e a mistura adequada para a cor do cabelo inicie o procedimento no cabelo limpo e seco.

  • 1 – Misture em um recipiente o pó ou barra de hena com água fervendo e faça uma pasta espessa, sem grumos. Uma vez misturado, deixe esfriar.
  • 2 – Para aplicar a mistura sobre o cabelo use luvas para não manchar as suas mãos.
  • 3 – Você pode usar um pincel ou apenas as mãos na aplicação. Sempre faça a partir da raiz até as pontas.
  • 4 – Uma vez terminado cubra o cabelo com uma touca de plástico ou pano e deixe agir de uma a várias horas, dependendo do tom que você quer conseguir (quanto mais tempo você deixar a mistura, mais forte será o tom).
  • 5 – Manter a sua cabeça com calor fará com que a hena funcione melhor.
  • 6 – Lave o cabelo normalmente.

A princípio, não se notam grandes resultados porque ela começa a atuar com o passar do tempo e cada vez mais com repetidas aplicações de hena. No terceiro dia, a cor começa a oxidar e aparecem os reflexos avermelhados.

Outras dicas:

  • Para fazer o tom mais escuro na mistura de ervas deve-se aumentar a quantidade e a erva (por exemplo, índigo) e reduzir a hena.
  • Para diluir a hena, pode ser bem misturado com iogurte, suco de limão, mel, chá, café ou água quente simplesmente.
  • É ideal para as mulheres grávidas que não devem utilizar produtos químicos.
  • O cabelo previamente tingido ou com muitos brancos adquire outro tom na mistura, nunca o mesmo que o cabelo virgem.
  • Embora a cor vá saindo, a hena permanece no cabelo até que seja cortado.

Se o seu cabelo já não é tão brilhante e nutrido ou as tinturas não o deixaram como antes, é hora de deixar de lado as tinturas comerciais que contêm tantas substâncias químicas. Nestes casos, você pode aplicar os pigmentos naturais como a hena que dá coloração e cobertura durável e sem complicações.

Henna natural
Matérias Relacionadas
Dicas para cabelos Esconder os Primeiros Cabelos Brancos com Produtos Naturais

Com o passar dos anos aparecem os fios brancos no cabelo algumas mulheres até acham um charme, mas a

Dicas para cabelos Tingir o Cabelo: Usando Camomila

Uma forma muito popular de clarear o cabelo é usando camomila, que se adapta sempre melhor aos tons loiros ou

Dicas para cabelos Mechas Californianas para o Cabelo Curto

As mechas californianas são muito utilizadas pelas mulheres que possuem cabelos longos e causam um efeito muito bonito. Mas é

Dicas para cabelos O que Fazer se eu Tenho Alergia à Tintura de Cabelo?

Muitas mulheres para ficarem belas optam por mudar a cor dos cabelos de tempos em tempos. O que acontece é

Dicas para cabelos Beleza prática: Quais os Erros mais Comuns ao Tingir os Cabelos?

Quando desejamos mudar o visual muitas vezes optamos pelos cortes ou tinturas dos cabelos. Por isso, hoje te contamos quais

Comentário Anônimo(opcional)

Comentário com seu Facebook
Existem 2 Comentários para a Dica "Tingir o Cabelo com Produtos Naturais: o Uso de Hena"
Cleomarah Simões

Mulher grávida pode usa hena no cabelo

Mirian

Oie tudo bem? queria saber eu sempre usei rena para colorir agora quero passar coloração em tinta é compatível