Reparar o Cabelo Danificado Pela Tintura: Cuidados e Produtos

Reparar o Cabelo Danificado Pela Tintura: Cuidados e ProdutosQuase todas as mulheres a partir dos 35 anos tingem o cabelo, seja para cobrir os cabelos grisalhos ou para mudar a sua cor. As tinturas mudaram muito ao longo dos anos e evoluíram para danificar o mínimo possível o cabelo e durar muito mais tempo. Mas ainda assim depois de várias tinturas consecutivas o cabelo começa a mostrar sinais de fraqueza e ressecamento que apenas podem ser combatidos com produtos adequados e cuidados intensivos específicos para cada problema.

Atacar a raiz do problema é importante quando percebemos que o cabelo já não recebe tão bem a tintura quanto antes, se torna sem brilho, seco, emaranhado o tempo todo e às vezes quebradiço. Isto se torna pior quando se utiliza tinturas com amônia.

Se não é possível cortar por alguns meses a coloração deve-se optar por reparar todos os danos mais intensamente e por um tempo mais prolongado. Para realizar esta tarefa que requer muita paciência, os aliados serão sempre o calor e os cremes ou óleos de tratamento que fornecem vitaminas, hidratação profunda e novos nutrientes para que o cabelo recupere a sua beleza.

Seguir um ritual diário de cuidado com o cabelo durante todo o ano (e especialmente nos meses de verão) é essencial.

Dependendo do tipo de cabelo os tratamentos são diferentes:

• Em um cabelo oleoso deve-se aplicar produtos líquidos e fluídos que sejam prontamente solúveis em água.

• Para o cabelo muito seco, os produtos cremosos e oleosos ajudarão mais a hidratá-lo e nutri-lo.

• Cabelos muito quebradiços e fracos, requerem o uso de máscaras. O melhor é deixá-las no cabelo por pelo menos meia hora para que o produto penetre mais profundamente.

Produtos Reparadores

Óleos: o óleo de argan é um dos mais popularizados nos últimos anos para combater o ressecamento extremo. Também o óleo de amêndoas ou azeite de oliva são alguns dos mais famosos e mais acessíveis, porque podem ser conseguidos em todos os lugares ou inclusive em nossa despensa. Uma vez por semana aplique o óleo e deixe agir por alguns minutos dando calor (pode ser de secador) para que penetre melhor. Em seguida, enxágue com água morna até que o óleo desapareça.

Banho de Creme: trata-se de complexos cremosos, com grandes doses de vitaminas e condicionadores para que o cabelo se hidrate de forma rápida e eficaz. Utiliza-se antes do banho, deixando-o no cabelo (coberto com touca) por alguns minutos e em seguida se lava normalmente. Este tipo de tratamento pode ser feito de duas ou três vezes por semana, dependendo do dano. O importante aqui é usar um banho de qualidade, de marca reconhecida.

Tratamento Sem Enxágue: diariamente é possível tratar o cabelo com alguns produtos cosméticos criados especificamente para usar com o cabelo seco ou molhado e que não requerem enxágue. A ideia é que estes gerem uma camada protetora (às vezes até mesmo contra os raios UV), que protege a fibra capilar durante todo o dia das agressões externas e que também vão reparando e nutrindo. Alguns dão mais brilho, maciez, poder desembaraçante ou anti frizz. O importante aqui é utilizar uma quantidade muito pequena e espalhá-la bem pelo cabelo uma vez que são, por vezes, um pouco gordurosos.

Leia também: “Como Reparar os Cabelos Deixando-os Perfeitos”.

Como e Com Quais Produtos é Possível Proteger a Cor

Depois de vários anos consecutivos de tintura é possível experimentar que a cor já não pareça tão brilhante como antes ou que dure cada vez menos. Para isso existem produtos que ativam devolvendo a vitalidade como shampoo, condicionador ou máscara de tratamento mais profundo.

Neste sentido, a máscara Color Resist de Garnier Fructis nutre o cabelo tingido ou com permanente. Em apenas 1 minuto sua fórmula exclusiva nutre intensamente, fortalece e alisa a fibra capilar. É utilizada após a lavagem com shampoo aplicando desde a raiz até as pontas. Em seguida, deixe agir e seque com secador.

O cabelo tingido piora com as lavagens, já que a água penetra no interior da fibra capilar, a cor então vai indo, e não é preciso uma nova coloração, mas sim reavivar a cor que já tem.

Manter a beleza e a saúde dos cabelos é importante, porque é a única coisa que evita que ele tenha uma aparência confusa e desordenada. As tinturas, o excesso de pranchas e secadores de cabelo contribuem para enfraquecê-lo e ressecá-lo, mas com o tratamento adequado, este problema pode ser superado. Apenas é necessário tempo, dedicação e muita paciência para que o cabelo volte a ser o de antes.

Para mais informações sobre tingir os cabelos, não deixe de ler também o artigo “Beleza Prática: Quais os Erros Mais Comuns ao Tingir os Cabelos?”.

Recuperando o cabelo danificado
Matérias Relacionadas
Dicas para cabelos Como Tingir o Cabelo: 10 Dicas

A maioria das mulheres já tingiu o cabelo em algum momento da vida e muitas gostam de usar esse artifício

Dicas para cabelos O que Fazer se eu Tenho Alergia à Tintura de Cabelo?

Muitas mulheres para ficarem belas optam por mudar a cor dos cabelos de tempos em tempos. O que acontece é

Dicas para cabelos Termo Selagem Iônico Capilar

Os cabelos sempre precisam de cuidados para estarem saudáveis e belos sempre. Os cabelos com muitas tinturas, produtos ou danificados

Dicas para cabelos Dicas Para Cabelos Secos

Os cabelos podem se tornar ressecados por diversas razões e isso não os deixa com uma boa aparência. Por isso,

Dicas para cabelos Coloração de Cabelos

As tinturas para cabelos são muito populares como uma solução para esconder os cabelos brancos, fazer uma mudança na aparência

Comentário Anônimo(opcional)

Comentário com seu Facebook
Nenhum Comentario para Dicas "Reparar o Cabelo Danificado Pela Tintura: Cuidados e Produtos"