Máscara Versus Condicionador: o Que Utilizar e Como?

Máscara Versus Condicionador: o Que Utilizar e Como?Cuidar da pele do rosto é um ritual que nenhuma mulher, com maior ou menor cuidado, nunca deixa de fazer. E com o cabelo? Você precisa dar a eles os mesmos cuidados que a pele, e deve também fazer tratamentos que os hidratem. O seu cabelo estar limpo é bom, mas não é o suficiente. E os tratamentos habituais feitos em casa são condicionadores e máscaras. Ambos são importantes, mas não têm o mesmo fim.

Condicionadores

O que são Condicionadores? Os condicionadores ou hidratantes são cosméticos capilares que tem a função de compensar a falta do óleo natural, recobrindo o fio do cabelo e fechando as escamas, resultando em brilho e maciez. São compostos a base de creme onde são adicionadas as proteínas, lipídios ou gorduras naturais. Seu efeito suavizante é muito rápido. Os condicionadores já não estão tão na moda como as máscaras. Mas isso não deveria ser uma tendência. Aplicar um condicionador diário tem um efeito bastante benéfico para o cabelo, e não substitui a máscara, dizem os especialistas.

Para que servem os Condicionadores? Suavizam, ajudam a desembaraçar, hidratam, nutrem… Mas o seu efeito não é muito prolongado, se você não usa diariamente. Os condicionadores são imediatos, são mais leves e a textura é perfeita para o uso diário.

Como aplicar os Condicionadores? Sempre após a lavagem, com o cabelo perfeitamente limpo. Não é necessário deixá-lo no cabelo por um tempo prolongado para fazer efeito. O importante é espalhá-lo bem por todo o cabelo e enxaguar mais uma vez, para que nenhum resíduo fique no cabelo.

Tipos de condicionador: No mercado encontramos vários tipos de condicionadores, mas todos têm alguma dessas funções: nutrição, que ajuda a regenerar o couro cabeludo e retarda a queda dos cabelos; o que dá volume, que é perfeito para as pessoas que tenham cabelos finos e que queiram dar um volume de forma instantânea, e os que têm como função recuperar o brilho natural perdido pela falta de cuidado ou por danos que a tinta traz, como os a base de Bálsamo.

Máscaras

O que são Máscaras para cabelos? As máscaras capilares reconstroem a parte exterior do cabelo, formada pela cutícula e a camada hidrolipídica, o que reforça as defesas naturais do cabelo. As máscaras, de fato, não é que são mais eficazes do que os condicionadores, mas sim porque têm as fórmulas mais concentradas.

Para que servem as Máscaras para cabelos? Dizer que as máscaras só são adequadas para cabelos secos é quase uma lenda. É verdade que os cabelos secos, danificados e ásperos, agradecerão muito a aplicação de máscaras capilares. Mas seu uso não é exclusividade para estes cabelos.

Como aplicar as Máscaras para cabelos? Você deve aplicar a cada três dias ou uma vez por semana, mesmo durante períodos de maior agressão para os cabelos, como durante o verão. Nessa época pode ser usada com mais frequência. Deve ser aplicada depois de lavar os cabelos e após a remoção da umidade, e deve deixar atuar entre 5 e 15 minutos antes de enxaguar. As máscaras funcionam produzindo as mesmas reações no pH do cabelo que os condicionadores, só que tem uma maior concentração de ativos e por isso reparam os cabelos com mais profundidade, explica o especialista.

Tipos de máscaras para cabelo: No mercado existem vários tipos de máscara, porém todas têm uma dessas características: reparação completa, repara os cabelos sem vida, secos e danificados, tornando-os mais saudáveis; reestruturação, reestrutura e fortalece os cabelos e com cinco minutos atuando sobre eles o resultado é espetacular e a nutrição que tem como objetivo favorecer os nutrientes penetrarem profundamente no fio.

O que usar dependendo do seu tipo de cabelo

1. O cabelo fosco e sem brilho, precisa de umidade necessária e necessita de uma forte hidratação e que seja frequente. Ao escolher o condicionador é preferível que este seja para cabelos secos com óleos hidratantes (amêndoa, argan, oliva), e deve ser aplicada uma máscara uma vez por semana para restabelecer a umidade necessária, dando brilho.

2. O cabelo oleoso devido ao excesso de óleo natural tende a estar escorrido e com excesso de oleosidade. Para cuidar desse problema é recomendado lavar os cabelos frequentemente, com um xampu especial para este tipo de cabelo, e nem o condicionador ou máscara deve aproximar-se da raiz do cabelo durante a aplicação.

3. O cabelo normal requer apenas a aplicação de um condicionador moderado, especialmente nas extremidades e a utilização de máscara é limitada a uma vez por mês.

4. Se o seu cabelo está muito danificado e seco você pode usar máscara todos os dias até que esteja totalmente regenerado, não esquecendo que o uso excessivo prejudica o cabelo. Se desejar que o seu cabelo esteja pronto pra uma festa, por exemplo, aplique uma máscara forte dois dias antes do seu compromisso. Assim no dia ele ainda estará macio e sedoso.

As máscaras geralmente fornecem mais peso ao cabelo e, em alguns casos, dão luminosidade à cor. Porém muito cuidado ao aplicá-las em casa, pois podem não ser feitas de uma maneira eficaz. Existem dois tipos de recomendações:

– Se o seu cabelo for fino e sem volume, a hidratação é muito importante, para que ele não se torne frágil e quebradiço. Nestes casos, é recomendado usar um creme hidratante que pode ser usado toda vez que você lavar o cabelo. As pessoas com cabelos finos e não muito abundante, são muitas vezes relutantes em utilizar condicionadores ou cremes porque os associam com a diminuição do volume ou a aparência de cabelo sujo, o que não acontecerá se você usar o produto certo.

– Para um cabelo mais grosso e mais abundante, você pode optar por máscara hidratante para fornecer um pouco de peso para a fibra capilar e que seja mais fácil de manusear. Sempre se aplica o produto no meio e nas pontas, nas áreas mais danificadas, deixando de lado a raiz.

O segredo de uma boa lavagem e de um bom enxágue é gastar seu tempo para tal.

Qual a ordem dos produtos:

Diariamente:

  • 1. Xampu
  • 2. Condicionador

Semanalmente:

  • 1. Xampu
  • 2. Máscara
  • 3. Condicionador

Não se esqueça: usar um produto de qualidade é sempre bom!

Hidrate o seu cabelo em casa com a máscara do dia-a-dia!
Matérias Relacionadas
Dicas para cabelos 11 Receitas com Ovos Para seu Cabelo

Sabemos que o ovo é uma fonte importante de vitaminas, sais minerais e proteínas, tanto para nosso corpo e especificamente

Dicas para cabelos Condicionadores Caseiros para os Cabelos

Estamos sempre a procura de alternativas naturais e eficazes para cuidar da nossa saúde e aparência, e de fato estas

Dicas para cabelos Truques Caseiros para Proteger seu Cabelo e Alcançar Resultados Incríveis

Para ter cabelos belos e saudáveis não é necessário gastar muito dinheiro e estar sempre nos salões de beleza. Existem

Dicas para cabelos Modelar o Cabelo Cacheado Usando Gelatina Incolor

Quem não quer ter o cabelo bonito desde manhã até a noite? Para você que tem cabelo cacheado fica a

Dicas para cabelos Mascaras Caseiras de Orquidea Para o Cabelo

Existem vários produtos naturais que podemos utilizar em casa para cuidar dos cabelos, proporcionando assim hidratação e nutrição para que

Comentário Anônimo(opcional)

Comentário com seu Facebook
Nenhum Comentario para Dicas "Máscara Versus Condicionador: o Que Utilizar e Como?"