Como Cuidar do Cabelo no Inverno

Como Cuidar do Cabelo no InvernoO clima tem efeitos visíveis no aspecto do cabelo, especialmente a chuva e o vento, frequentes no inverno. Também a umidade, ar seco, frio e calor artificial fazem com que o cabelo fique frágil e difícil de arrumar. As recentes pesquisas identificaram três tipos de síndromes que afetam o cabelo de um maior ou menor grau.

Alguns estudos realizados por especialistas espanhóis no cuidado do cabelo e seus principais problemas indicaram diversas enfermidades capilares:

A Síndrome do Cabelo Saara: esse problema é encontrado na região localizada na península central, onde foi observado que as pessoas possuem cabelo frágil, quebradiço, seco e crespo, devido às mudanças bruscas de temperatura. O aquecimento e uso frequente de secador associados às temperaturas só desidratam o cabelo.

A Síndrome do Cabelo Triste: esse problema é encontrado em muitas pessoas da região da Galícia (Europa Central), Astúrias e País Basco, onde o clima facilita cabelos opacos, sem brilho devido à chuva e alta umidade do ar associada à falta de sol.

A Síndrome do Cabelo-Gorro: especialmente presente na área da Cantábria (norte da Espanha) e Pirinéus, o cabelo tem por principal sintoma o volume, é “grudado” na cabeça, oleoso na raiz e pontas ressecadas. O que causa isso é o uso excessivo de gorro ou chapéu que produz mais teor de suor do couro cabeludo, deixando na raiz uma sensação de sujeira e um ressecamento nas pontas, pois ficam expostas ao frio, vento e chuva.

O especialista Andy Uffels dão algumas dicas úteis para tratar esses problemas:
A Síndrome do Cabelo Saara: o que falta é controlar a umidade da atmosfera do lugar. Recomenda-se aplicar nos cabelos um condicionador hidratante e penteá-los com escovas de cerdas naturais e não plásticas.

A Síndrome de Cabelo Triste: Uffels recomendada secar os cabelos numa temperatura baixa, restringindo o uso de pranchas alisadoras (chapinhas) e usar produtos de fixação que realcem o brilho do cabelo.

A Síndrome do Cabelo-Gorro: lave os cabelos com um bom xampu de limpeza para retirar o excesso de oleosidade e aplique como proteção um condicionador intenso.

Outro especialista da mesma empresa, Rafael Artero diz que a lavagem e condicionamento dos cabelos são os dois passos básicos para obter um cabelo saudável e bonito principalmente durante o inverno como também nas outras estações. Uma adequada aplicação de xampu e condicionador reflete nos cabelos saúde, força e brilho. Quando lavamos os cabelos estamos retirando deles sujeira e poeira. Alguns de seus truques são:

Escolha um xampu adequado: cada pessoa tem uma necessidade diferente e deve ajustar a frequência da lavagem dos cabelos. Nós temos que saber o nosso tipo de cabelo e couro cabeludo e analisar se existe alguma necessidade específica que queremos resolver (cabelo castigado ou seco, oleosidade, caspa, etc.). Procurar um dermatologista para termos essa informação é sempre bom.

Lave o cabelo com água morna. Jamais lave os cabelos com água quente demais, pois qualquer problema tende a piorar.

Aplique o xampu massageando suavemente com as pontas dos dedos (não com as unhas). Nunca se deve esfregar demais.

Deixe que a água escorra através dos cabelos enquanto você acompanha com as mãos de dentro para fora. O último enxágue seria bom se fosse com água fria para que os poros fiquem bem fechados.

Retire o excesso de água com uma toalha ou aplicando pressão com as mãos sem torcer o cabelo.

Aplique o condicionador (ou máscara) mecha por mecha, desde as pontas até em cima, mas somente na medida em que for necessário. Deixe por alguns minutos.

Lavar o cabelo mais uma vez.

Se possível, deixe seu cabelo secar ao ar livre. Se você usar o secador, faça isso depois de remover a umidade do cabelo com uma toalha e não concentre todo o calor em um ponto específico.

Cuidados com o cabelo no inverno
Matérias Relacionadas
Dicas para cabelos Hidratar as Pontas do Cabelo: Receitas Caseiras e Reparação

Muitas mulheres gostam do seu cabelo comprido, belo e saudável. Mas muitas vezes o comprimento trás inconvenientes como as pontas

Dicas para cabelos Condicionadores Caseiros para os Cabelos

Estamos sempre a procura de alternativas naturais e eficazes para cuidar da nossa saúde e aparência, e de fato estas

Dicas para cabelos Como usar Café para Embelezar seus Cabelos

Todas as mulheres desejam ter os cabelos sedosos, belos e saudáveis. E existem diversos tratamentos para te ajudar a alcançar

Dicas para cabelos Cuidados Para um Cabelo Longo, Saudável e Bonito

Que os nossos cabelos necessitam de cuidados adequados todas nós já sabemos. Mas hoje vamos falar sobre os cuidados especiais

Dicas para cabelos Dicas Para Lavar o Cabelo

Em outras ocasiões já trouxemos dicas de cuidados para os cabelos e como secá-los em casa, então, no artigo de

Comentário Anônimo(opcional)

Comentário com seu Facebook
Existe 1 Comentário para Dica "Como Cuidar do Cabelo no Inverno"
Elizabeth Donato

Confesso andreia, tenho sido menos relapsa com meu cabelo e fiquei feliz quando notei que dentre essas dicas que você passou boa parte delas tenho seguido (estou aprendendo) beijos.