Alimentos Saudáveis: Evitar a Queda de Cabelo

Alimentos Saudáveis: Evitar a Queda de CabeloO cabelo transmite boa parte da nossa personalidade e exerce uma influência considerável na formação da nossa própria estética, por isso temos que prestar a atenção que se merece todos os dias. Através dos alimentos que ingerimos em nossa dieta habitual, podemos contribuir para fortalecer nosso couro cabeludo e, finalmente, conseguir que recupere sua força, brilho e, em última análise, evitar a sua queda, quer saber quais são os alimentos mais adequados?

O estresse que predomina hoje em dia em nossa sociedade, resultado do ritmo agitado e das preocupações e responsabilidades no emprego, educação ou família, é um dos principais responsáveis de muitas das doenças e condições que sofrem os seres humanos na atualidade, dentre as quais se encontra a queda de cabelo.

No entanto, além do estresse ou das alterações frequentes no nosso sistema nervoso ou razões meramente hereditárias no caso dos homens, ou qualquer outro motivo, a queda de cabelo também pode ser devido a uma alimentação inadequada, especialmente com a ausência de ferro em sua composição nutricional. Este mineral desenvolve um papel muito importante na saúde do nosso cabelo, até o ponto de que ingerir alimentos ricos neste mineral nos permitirá fortalecê-lo e fornecer-lhe maior vitalidade, brilho e força.

Tal e como é possível comprovar, a nutrição e a dietética são realmente fundamentais para o nosso bem-estar, por isso convém cuidar do que ingerimos a cada dia e adotar hábitos alimentares saudáveis desde tenra idade, porque se nos descuidarmos desde jovens e dedicar-nos a comer alimentos ricos em gorduras industriais ou bebidas alcoólicas, não apenas o nosso cabelo e pele resistirão com o passar dos anos, também o nosso próprio organismo em forma de diversas condições.

Alimentos para evitar a queda de cabelo

O cabelo é composto de uma série de nutrientes essenciais, tais como o magnésio, o cobre, o silício, o selênio ou o ferro, de modo que a ingestão de alimentos ricos em tais minerais será ideal para melhorar o seu estado e fornecer a vitalidade perdida.

Qualquer deficiência nutricional, neste sentido, pode contribuir não diretamente para a sua queda, mas muito provavelmente para o enfraquecimento da sua estrutura, ruptura ou uma lenta e pausada regeneração. Neste caso concreto, podemos resolver o problema tomando alimentos ricos em vitaminas do grupo A, B, C, biotina, zinco, ferro, proteínas e água.

No caso das proteínas, devemos consumi-las em uma elevada qualidade biológica como é o caso dos ovos, leite, peixe e queijo, ou de origem vegetal, que podemos encontrar em frutos secos, tais como amêndoas, avelãs ou nozes, assim como o azeite de oliva que ajuda a evitar cabelos secos e quebradiços. Da mesma forma, o ácido linoléico, presente no óleo de girassol ou de soja, servirá para fornecer brilho aos cabelos.

Enquanto isso, a biotina e o ácido fólico são ideais para fortalecer o cabelo, já que sua função consiste em colaborar com as atividades metabólicas desenvolvidas pelos tecidos de determinadas células de uma multiplicação mais rápida do que o resto, como é o caso do cabelo, unhas ou pele.

A biotina pode ser encontrada em alimentos, tais como os cereais, o fígado, o ovo ou o pão de levedura. Enquanto isso, o ácido fólico, ideal para as mulheres grávidas, também se encontra em alimentos como abacate, suco de laranja, brócolis, gérmen de trigo, beterraba ou levedura de cerveja e muitos outros.

Este último é o caso dos vegetais de folhas verdes, como espinafre ou acelga, também ricos em ferro, especialmente o primeiro. As pessoas com carência deste tipo de vegetais geralmente têm problemas de anemia ou lenta produção de glóbulos vermelhos, responsáveis por oxigenar os tecidos. Se ocorrer este último caso, os tecidos tornam-se fracos e contribuem para que o cabelo se desenvolva sem brilho e em pequenas proporções.

Ferro e zinco se encontram em leguminosas, como lentilhas, como carnes vermelhas, como a vitela ou o peixe. Para absorver o ferro, podemos escolher os alimentos ricos em vitamina C, como o suco de laranja indicado acima. Também é muito importante hidratar o seu cabelo. Se estiver ressecado ou quebradiço, devemos fornecer a dose necessária de colágeno, além de hidratar com máscaras naturais, soro ou shampoos.

Se você tiver alguma dúvida sobre os benefícios dos alimentos para o nosso cabelo ou, em geral, para o nosso próprio organismo, recomendamos que você busque em nosso site, dentro do qual você pode encontrar conteúdos sobre como levar uma vida saudável.

Você pode ler sobre o que você pode fazer para criar receitas saudáveis, sem perder o seu sabor atraente, ter hábitos adequados para melhorar o nosso bem-estar físico e mental, assim como os mais recentes desenvolvimentos realizados pelas companhias para ajudar a melhorar a nossa saúde. E você? Costuma cuidar do seu cabelo como ele merece?

Alimentos que combatem a queda de cabelo
Matérias Relacionadas
Dicas para cabelos Alimentos que Melhoram a Saúde do Cabelo

Um cabelo bem cuidado deixa o look da mulher muito mais bonito. Venha saber quais alimentos melhoram a saúde do

Dicas para cabelos O Uso de Babosa Contra a Queda de Cabelo

Um problema que assombra todas as pessoas, especialmente as mulheres é a queda de cabelos. Mas uma solução natural e

Dicas para cabelos Alimentos que vão Fortalecer seu Cabelo

Todas desejamos ter cabelos fortes, belos e saudáveis. Para isso não basta apenas produtos de qualidade, o essencial é ter

Maternidade Como Prevenir a Anemia na Gravidez

Durante a gravidez uma das condições que pode afetar a mulher é a anemia, e precisa ser tradada já que

Beleza da Mulher Unhas Fortes, os Melhores Alimentos para as Unhas

Para ter unhas belas e fortes uma aliada pode ser a alimentação. Incluindo alguns alimentos com frequência na sua dieta

Comentário Anônimo(opcional)

Comentário com seu Facebook
Nenhum Comentario para Dicas "Alimentos Saudáveis: Evitar a Queda de Cabelo"