Vitiligo: Despigmentação da Pele

Vitiligo: Despigmentação da PeleVitiligo é uma doença em que a pele fica despigmentada, e embora tenha alguns níveis diferentes também pode ser controlada com os métodos diferentes que podem variar desde o uso cuidadoso de protetor solar, cremes e pomadas ou cirurgias para enxerto.

Esta é uma doença que afeta muitas mulheres que apresentam lentamente manchas brancas em sua pele, mas não têm qualquer textura. Muitas vezes é devido a causas hereditárias. Outras vezes, é visível no rosto, articulações e órgãos genitais e aparece antes dos 20 anos, mas pode ocorrer em qualquer idade e ocorre porque as células do sistema imunológico destroem as células que dão o pigmento da pele.

Embora existam pessoas nas famílias que sofrem com isso, você pode ter toda uma família afetada pela doença e não possuí-la, de modo que a causa de herança genética abrange quase 40%. Além disso, existem pessoas que têm a doença a par com outras, como diabetes ou anemia.

Os sintomas mais comuns do vitiligo (despigmentação da pele) são o aparecimento de manchas irregulares de vários tamanhos em várias partes do corpo. Inicialmente são marrons, mas depois se tornam brancas. Normalmente, as bordas são marrons. É mais perceptível em pessoas de cores e peles escuras, principalmente negras.

Existem métodos como a aplicação de cremes ou pomadas que fazem uma repigmentação, usando alguns produtos químicos e componentes naturais. Outra opção é a fototerapia que controla a exposição à luz ultravioleta. Para aqueles casos avançados você deve procurar uma solução mais rápida, enxertos, submeter pele saudável retirada de qualquer parte do corpo, e posicionada nas áreas afetadas.

Uma recomendação feita por dermatologistas para aqueles que sofrem desta doença é tentar evitar a exposição ao sol, pois é um agente que piora a coloração ou aumenta as existentes. Se necessário, recomendamos o uso de protetor solar com proteção solar alta. Mais um motivo para prestar atenção às meninas é o uso de maquiagem e produtos faciais, pois são muitas vezes responsáveis pela geração de manchas. É sempre melhor verificar a qualidade, a origem dos produtos e como eles reagem ao contato com o sol, ar, água e tratamento natural e outros agentes.

Despigmentação da pele: Vitiligo
Matérias Relacionadas
Saúde da Mulher Manchas na Pele Causadas pelo Sol

As manchas na pele podem surgir por diferentes causas, mas o sol é considerado o maior inimigo da pele e

Cuidado com a pele Melasma

Melasma é uma condição que afeta a pele causando manchas sempre em áreas expostas e com mais frequência no rosto.

Cuidado com a pele Dicas para Clareamento da Pele

A enorme exposição da pele ao sol e agentes externos pode causar manchas e excessiva pigmentação da pele. Por isso,

Cuidado com a pele Cuidando da Pele Oleosa

A pele oleosa causa problemas estéticos na pele, geralmente apresenta cravos, acne e manchas brilhantes. Por isso, vamos te ensinar

Cuidado com a pele Manchas na Pele: Como Detectar, Prevenir e Tratar

As manchas na pele muitas vezes são desconfortáveis, mas na maioria dos casos não são graves. Por isso, vamos te

Comentário Anônimo(opcional)

Comentário com seu Facebook
Existem 8 Comentários para a Dica "Vitiligo: Despigmentação da Pele"
Dila

Par uma pessoa com vitiligo em mais de 50% do corpo a melhor alternativa é a despigmentação total da pele. onde fazer? qual o produto utilizado? tive informação que não é com hidroquinona.

TANIA PAIVA

Ola! já usei tudo que tem no mercado e só tenho pioras, tenho vitiligo a 20 anos e quero despigmentar totalmente a minha pele, cremes como hidroquinona e outros já usei. sou maior de idade sei, o que quero, tenho 47 anos e o vitiligo me afastou do convívio social e só saio de casa em extrema urgência, sou branca e não teria o menor arrependimento em despigmentar toda a pele as manchas brancas não incomoda e sim ter duas cores. mudei meu jeito de vestir e me escondo atrás de maquiagens. como uma pessoa assim pode ter vida normal? isso é um apelo. gostaria de ser orientada por um dermatologista mas, cansei de gastar dinheiro e não ter resultado.

Tamires

Tenho uma pequena mancha arredondada no seio... já fazem quatro anos e hoje fui diagnosticada com vitiligo. ela pode progredir e espalhar pelo corpo?

Elias Oliveira

Oi tânia paiva, senti seu desespero, embora o vitiligo tenha sido estudado a sua fisiopatologia, os métodos usados hoje no seu tratamento agem apenas na ponta do iceberg, a causa não está apenas nos melanocitos, está em um sangue corrompido que tem sua causa em um intestino também alterado e também hábitos alimentares pouco saudáveis. o vitiligo tem cura mais isso envolve mudança de estilo alimentar. ai você verá seus melanocitos voltarem a funcionar e sua cor se normalizar. o bom de tudo isso é que não importa o tempo que passou e sim a paciência e determinação. um abraço.

Clarice

Boa noite,tenho 38 anos e tenho vitiligo há 23 anos, quero saber como faço para despigmentar o meu corpo? tenho mais de 60% do corpo afetado pelo vitiligo. agradeço pela ajuda.

Fla

Tenho uma pequena mancha arredondada na aureola dos seios. já faz uns 9 meses e hoje fui diagnosticada com vitiligo. ela pode progredir e se espalhar pelo corpo? tem cura?

Rosicleide Leao

Tenho uma filha de 13 anos. desde os 9 anos apareceu de um lado do pescoço umas manchas pequenas. umas cinco. os médicos dizem ser vitiligo. uso tracolins. não aumenta, mas diminui pouco. meu receio é que aumente. quais alimentos ajudam e até quando usar está pomada? fico grata.

Nelson

Tenho manchas brancas nas pernas e braços, acho que é despguimentação. como posso tratá-las?