Tratamentos Eficazes para Cicatrizes

Tratamentos Eficazes para CicatrizesSe você tem uma cicatriz no rosto ou em qualquer parte do corpo que te deixa triste existem alguns tratamentos que vão te ajudar bastante. Existem várias maneiras de se obter uma cicatriz, desde um machucado simples (por exemplo, uma marca de vacina) até as mais graves decorrentes de um acidente, queimadura ou cirurgia.

A cicatriz se forma devido a qualquer dano sofrido na derme (camada embaixo da epiderme) ou na epiderme (parte externa da pele). Por causa deste dano aparece um tecido mais fibroso que se forma no local da pele machucada.

Tipos de cicatrizes

Cicatrizes atróficas: esta cicatriz independe de fatores genéticos. Aparecem devido à perda de estrutura de sustentação da pele, como o músculo e gordura. Elas criam uma espécie de relevo na pele. São exemplos destas cicatrizes as deixada pela acne, cirurgias e acidentes.

Quelóides: É a cicatriz que vai além dos limites da lesão inicial. O corpo produz colágeno novo e acontece um crescimento irregular. Esta cicatriz é mais comum em asiáticos devido a fatores raciais.

Cicatrizes hipertróficas: Este tipo de cicatriz ocorre quando o organismo produz colágeno em grande quantidade e de uma maneira desorganizada, deixando a cicatriz mais elevada em relação à pele que está ao redor. Este tipo de cicatriz possui componentes hereditários e sempre é confundida com as quelóides.

Cicatrizes normotróficas: São aquelas em que a pele torna-se muito semelhante da pele antes do machucado. Geralmente acontece quando as lesões são simples.

Melhores tratamentos para cicatrizes

Os tratamentos para cicatrizes têm evoluído muito. Hoje em dia existem vários procedimentos, como a microcirurgia que pode tornar a cicatriz quase que imperceptível. Porém aquelas que são muito grandes e profundas dificilmente desaparecerão completamente. Os melhores tratamentos são:

Microdermoabrasão: Neste tratamento o dermatologista lixa a pele controlando a profundidade até remover a camada de pele afetada.

Peeling: Existem dois tipos de peeling. O químico o qual se aplica uma solução química sobre a pele fazendo um tipo de esfoliação, chegando mesmo a destruir a epiderme. É eficaz no tratamento de cicatrizes de acnes. O outro tipo de peeling é o de cristal onde são pulverizadas partículas sobre a pele que de uma maneira bem suave vão removendo a derme, até surgir uma nova camada de pele.

Preenchimento: este tratamento é feito com o ácido hialurônico. Quando aplicado ele aumenta o volume da área afetada para deixá-la no mesmo nível da pele que está ao redor. Não é permanente. Deve ser repetido depois de algum tempo.

Cirurgia: a cirurgia é indicada somente em casos extremos onde as cicatrizes sejam profundas e difíceis de serem amenizadas com outro tipo de tratamento.

Laser: o laser “esquenta” a pele eliminando a parte afetada. Com isto uma nova camada mais natural aparecerá.

Atenção: para qualquer um destes tratamentos procure primeiro um dermatologista que saberá avaliar qual o melhor tratamento para o seu caso.

Cicatrizes: Como eliminar e qual o melhor tratamento para cada uma
Matérias Relacionadas
Saúde da Mulher Cicatrizes de Espinha Profundas

A acne ou espinha é uma condição muito comum que afeta todas as pessoas em algum momento de suas vidas,

Beleza da Mulher O que é o Peeling?

O peeling é um dos tratamentos estéticos utilizados para reduzir rugas, manchas e cicatrizes. Trata-se de uma esfoliação a base

Cuidado com a pele Pele com Estrias

As estrias são um problema que afeta a nossa pele quando esta se estica e se contrai diversas vezes devido

Beleza da Mulher Os Tratamentos para Estrias Brancas

Quase todas as mulheres sofre com as desconfortáveis e antiestéticas estrias, mas é possível tratá-las para atenuar a sua aparência

Cuidado com a pele O que é Microdermoabrasão?

Cada vez existem mais tipos de produtos e técnicas que visam cuidar da nossa pele, atenuar manchas e marcas, cicatrizes,

Comentário Anônimo(opcional)

Comentário com seu Facebook
Nenhum Comentario para Dicas "Tratamentos Eficazes para Cicatrizes"