Sabonetes Recomendados Para Cada Tipo de Pele

Sabonetes Recomendados Para Cada Tipo de PeleNo mercado existe uma enorme quantidade de tipos diferentes de sabonetes para cada tipo de pele. Algumas marcas se encarregam de fabricar sabonetes para cada tipo de pele utilizando ingredientes especiais segundo as necessidades de cada um.

É recomendável conhecer a classificação da pele antes de adquirir um sabonete, já que muitas vezes, alguns podem causar irritações ou alguma alergia à pele. Não apenas se deve esperar que cumpra a sua função básica de limpar e retirar as células mortas, como também os sabonetes devem hidratar e deixar a pele macia.

Quase todos os sabonetes são feitos com gordura animal porque tendem a durar mais e sua fabricação é mais econômica. Mas nem por isso são sempre os melhores podendo ressecar a pele e também causar irritações. Os neutros possuem PH parecido com o da pele. Tem o mínimo possível de aromas e uma maior quantidade de espuma e consistência do que os outros. Entretanto a quantidade de espuma não quer dizer que seja realmente eficiente.

Tipos de sabonete

• Entre as variedades de sabonetes estão os sólidos comuns e que produzem bastante espuma. São em geral a base de óleos graxos, potássio ou sódio. Esse tipo é indicado para todos os tipos de pele e até pode ser utilizado para lavar os cabelos.

• Os sabonetes suaves, fabricados com águas termais e recomendados para peles sensíveis são hidratantes e em sua maioria contém óleos vegetais saudáveis e uma porcentagem de cremes hidratantes, como por exemplo, azeite de oliva, avelã entre outros.

• Para as peles secas ou maltratadas são recomendados os sabonetes a base de glicerina.

• Para os que não gostam ou por alguma razão dermatológica descartam os sabonetes em barra, existem os líquidos que são muito similares a uma loção. Entretanto, a sua efetividade pode variar segundo o laboratório aonde foram fabricados.

• Finalmente existem os sabonetes para a região íntima, onde 90% são líquidos e recomendados pelos ginecologistas de acordo com a necessidade de cada mulher.

• Os sabonetes terapêuticos são recomendados por especialistas para problemas de micose e para a limpeza profunda da pele.

• Os sabonetes antibacterianos, apesar de protegerem contra bactérias e infecções, não se recomenda o seu uso frequente, pois altera a função de barreira biológica da pele.

Sabonetes que se destacam por seu ingrediente principal:

• Sabonete de leite: tem propriedades hidratantes e rejuvenescedoras.

• Sabonete de aveia: tem propriedades emolientes e cicatrizantes. É recomendado para peles secas ou muito sensíveis.

• Sabonete de mel: ajuda a manter a umidade da pele além de manter a sua elasticidade e firmeza.

• Sabonete de pepino: tem propriedades adstringentes e ajuda na tonificação da pele.

• Sabonete de camomila: é relaxante e antiinflamatório.

• Sabonete de madrepérola: ajuda a eliminar manchas e cicatrizes. Pode ser utilizado para o tratamento da acne.

• Sabonete de algas marinhas: ajuda a firmar os tecidos da pele, combate a celulite, as estrias e as rugas.

Em geral, para as peles oleosas, se recomenda o uso de sabonetes de enxofre, pois evita o aparecimento de cravos e espinhas graças ao seu PH ácido. Para as peles normais é recomendável usar sabonetes de ingredientes delicados para a pele como a aveia, a glicerina, o coco e o mel. E, finalmente, para as peles secas, os sabonetes de fabricação artesanal são os ideais, pois utilizam a gordura como ingrediente principal.

 

 

Entrevista com Cosmetólogo Paschoal Rossetti: Tipos de Sabonetes
Matérias Relacionadas
Cuidado com a pele Cuidados para Todos os Tipos de pele

Existem diferentes tipos de peles e cada um deles precisa de cuidados específicos para mantê-la bonita e saudável. Vamos te

Cuidado com a pele Cuidados Com a Pele

Para termos uma pele do rosto saudável, radiante e bela todos os dias precisamos dar à ela os cuidados adequados.

Cuidado com a pele Pele Sensível: Limpeza de Pele

Muitas mulheres se deparam com o fato de que possuem uma pele sensível e por isso precisam de cuidados especiais.

Cuidado com a pele Como Tratar a Pele Irritada por Depilação

Existem vários e simples métodos para aliviar de forma muito eficaz pele irritada pela depilação tais como: limpar e secar

Cuidado com a pele Cuidando da Pele Oleosa

A pele oleosa causa problemas estéticos na pele, geralmente apresenta cravos, acne e manchas brilhantes. Por isso, vamos te ensinar

Comentário Anônimo(opcional)

Comentário com seu Facebook
Nenhum Comentario para Dicas "Sabonetes Recomendados Para Cada Tipo de Pele"