Manteigas Vegetais Exóticas para a Saúde da Pele: Murumuru, Manga e Tucumã

Manteigas Vegetais Exóticas para a Saúde da Pele: Murumuru, Manga e TucumãOs vegetais são um ingrediente essencial de qualquer produto de beleza e podem ser encontrados em sua maneira mais pura e natural em forma de manteiga.

Desta forma, serve para o uso como um creme, mas é muito mais hidratante e inclusive são encontrados em diversos formatos. Nas linhas a seguir apresentamos manteigas dos vegetais mais exóticos com propriedades altamente nutritivas para a saúde da pele.

A manteiga vegetal é um ingrediente amplamente utilizado por milhares de mulheres para cuidar da pele desde os tempos antigos. É uma excelente alternativa como creme para o corpo e ideal para hidratar áreas ásperas como cotovelos, pés, joelhos ou mãos.

A manteiga ajuda a derme porque cria uma barreira entre esta e o ambiente conseguindo que a pele retenha os seus próprios óleos e não esteja tão exposta ao frio, por exemplo.

A manteiga de cacau e de karité estão entre as mais conhecidas e utilizadas na indústria de cosméticos, mas existe uma grande quantidade que não tem tanta popularidade e também são eficazes no tratamento de vários aspectos e condições da pele. Entre elas as que apresentamos abaixo:

Manteiga de manga

É obtida a partir da semente de manga e tem muitos usos, seja em sabonetes e loções para o corpo ou cabelo. Entre as suas propriedades se destaca que é emoliente e umectante ideal porque ajuda na regeneração da pele (rugas e estrias) e na cicatrização de feridas.

Também pode ser usada como protetor labial ou em máscaras para o cabelo em seu estado puro. Tem sido utilizada tradicionalmente em cremes para o corpo e rosto, para suavizar, acalmar, hidratar, proteger, restaurar a flexibilidade e reduzir a degeneração das células da pele. Também tem um efeito protetor contra a radiação UV.

Manteiga de Murumuru

Esta manteiga se obtém dos frutos de uma palmeira da região amazônica chamada Attalea Orbignya que tem hastes alongadas e espinhos. Crescem espontaneamente em áreas muito úmidas, como as margens de rios.

Do seu fruto se extrai uma manteiga rica em ácido linoléico e oléico que fornecem propriedades nutritivas para a pele. Também é ideal para o tratamento do cabelo, porque tem uma intensa ação como um condicionador e possui propriedades muito semelhantes às proteínas do cabelo.

Manteiga de Tucumã

Procede de uma palmeira nativa das selvas colombiana e brasileira que se explora por sua madeira, frutos e por suas folhas que servem para fazer artesanato e tecidos.
O seu fruto tem um aroma muito característico e as suas propriedades são semelhantes às da manteiga de murumuru.

Tem um elevado teor de carotenóides e antioxidantes, por isso é ideal para a pele antes e depois da exposição ao sol. Também é rica em ácidos graxos mirístico, oléico e laureico também em vitamina A. É amplamente utilizada como uma máscara, porque dá brilho ao cabelo seco e danificado.

A consistência das manteigas é grossa e cremosa e seu uso pode ser aplicando diretamente sobre a pele, porque são comercializadas em sua forma mais pura. É necessária apenas uma pequena quantidade, friccionamos entre as palmas das mãos e está pronto para o uso.

Também como parte de outros cosméticos, são nutritivas e, portanto, compõem grande parte dos produtos para corpo e cabelo. Aqui destacamos alguns:

• Linha Natura Ekos Murumuru: toda uma linha de produtos naturais para a pele e o cabelo que nasceu a partir de uma iniciativa para proteger este fruto. A árvore de murumuru corria o risco de desaparecer porque devido aos seus espinhos, impedia a passagem das pessoas. Ela era cortada e queimada indiscriminadamente até que um projeto de cooperativas apoiado pela Natura se focalizou em sua conservação e cultivo para cosméticos (cremes e sabonetes).

• Bálsamo de manteiga de manga de Klorane: é um intenso condicionador de cor laranja suave, com uma textura gelatinosa que se espalha muito bem pelo cabelo. Utilize após a lavagem com shampoo e necessita de enxágue com água. É ideal para cabelos secos porque nutre e repara o cabelo. A manteiga de manga é obtida por prensagem a frio das amêndoas, cujos ácidos graxos destacam-se por suas propriedades nutritivas e desembaraçantes, entre outras. É muito hidratante e por isso é aconselhável não aplicá-la no couro cabeludo, porque pode deixá-lo gorduroso.

• Máscara de tucumã de Burt’s Bees: a marca americana natural é um dos poucos produtos no mercado com esta manteiga como ingrediente principal. É uma máscara ideal para os cabelos secos, pois hidrata o cabelo desde a raiz até as pontas e deixa um perfume de longa duração. Em poucos minutos atua gerando uma película de brilho no cabelo e proteção porque também contém óleo de coco.

As manteigas em estado puro podem ser encontradas em herbalários e lojas especializadas em cosméticos bio. Têm uma gama ampla de aplicação e inclusive alguns a usam no rosto. Embora não seja recomendável, porque a pele pode ficar muito oleosa. Uma alternativa muito natural e boa para cuidar da pele durante os meses frios que estão por vir.

Matérias Relacionadas
Cuidado com a pele Manteigas Vegetais Exóticas para a saúde da Pele Abacate, Kukui e sal

Todas conhecemos as manteigas de cacau ou karité, mas hoje te apresentamos algumas manteigas mais exóticas e que são igualmente

Dicas para cabelos Tratamentos Naturais para Cada Tipo de Cabelo

Todas sabemos que existem vários tipos de cabelos e cada um deles precisa de cuidados especiais, específicos para que estejam

Cuidado com a pele Karité e Cacau: Duas Manteigas Essenciais para o Cuidado da Pele

Todas nós já ouvimos falar das manteigas de cacau ou de karité, especialmente no cuidado e hidratação do cabelo. Mas

Cuidado com a pele Óleos Naturais para Beleza e Saúde da Pele e do Cabelo

Quando se trata dos cuidados com o nosso corpo e nosso cabelo existe uma grande variedade de produtos e tratamentos

Beleza da Mulher Frutos Para a Beleza

Os frutos costumam estar presentes em todos os tipos de dietas que existe, devido as muitas propriedades que possuem para

Comentário Anônimo(opcional)

Comentário com seu Facebook
Nenhum Comentario para Dicas "Manteigas Vegetais Exóticas para a Saúde da Pele: Murumuru, Manga e Tucumã"