Manteigas Vegetais Exóticas para a saúde da Pele Abacate, Kukui e sal

Manteigas Vegetais Exóticas para a saúde da Pele Abacate, Kukui e salUma boa maneira de hidratar e nutrir a pele de uma forma natural é através das manteigas vegetais obtidas diretamente da planta, semente ou fruta e assim mesmo comercializadas prontas para o uso.

Existem alguns tipos bem conhecidos, tais como a manteiga de cacau ou karité, mas existem outras ainda mais exóticas que ajudam a pele em outros aspectos, e neste artigo te apresentamos.

As manteigas vegetais geralmente possuem vários usos, seja em sua forma mais pura para esfregar na pele, em banhos de espuma, em protetores labiais, para massagens, para fazer sabonetes artesanais, como máscara de cabelo ou inclusive deixa espaço para que possamos derretê-la e misturá-la com outros óleos ou manteigas para enriquecê-la.

Muitos cosméticos no mercado têm as manteigas como um ingrediente devido as suas benéficas propriedades e, em alguns casos, apela para as mais raras variedades.

Manteigas exóticas para a pele

Manteiga kukui: é muito conhecida em países como a Malásia, a Indonésia ou o Havaí, onde além de ser usada como comestível é usada como creme para o corpo e o rosto. Provém de uma árvore apelidada de “noz” nativa de algumas partes da Ásia e das Ilhas do Pacífico. Os seus frutos secos têm um elevado teor de óleo e, portanto, tem muitos usos cosméticos. Durante séculos, as pessoas da área a usavam como um hidratante e emoliente para a pele e, além disso, acredita-se que estimula os folículos do cabelo. Tem um agradável aroma de noz, mas com toques florais e servem para usar em todo o corpo, inclusive os lábios para protegê-los do sol.

Manteiga de sal: apesar do nome, não tem nada a ver com o sal. Provém de uma árvore na Índia chamada Shorea Robusta que tem um fruto da qual se extrai a manteiga suave em seu odor, mas muito densa em sua textura. É ideal para o uso em cosméticos e produtos de higiene pessoal.

Contêm poucos ácidos graxos (por isso não oxida rapidamente), boas propriedades emolientes, efeitos de amaciamento e estende-se sem problemas sobre a pele. Em princípio, é sólida à temperatura ambiente, mas se derrete facilmente em contacto com a derme.
A sua utilização impede o ressecamento da pele e o desenvolvimento de rugas. Reduz a degeneração das células e restaura a flexibilidade da pele.

Manteiga de abacate: é bem conhecido o seu fruto (abacate) de uma árvore subtropical, nativa do México e da América do Sul por sua riqueza em óleo. A manteiga se elabora a partir da rica polpa do fruto, que amolece facilmente.
Desta forma, é uma das mais completas já que entre os seus compostos se destaca a lecitina, os fitosteróis, os aminoácidos, a clorofila e um elevado teor de vitaminas (A, B, C, D, E, F e H), o que faz desta manteiga um ingrediente muito utilizado em cosméticos de todos os tipos (ideal para o uso em cremes anti-rugas).
Devido ao seu alto teor de vitaminas, é facilmente absorvida e mantém as suas propriedades enquanto age contra o envelhecimento.

Graças ao fruto conter óleo insaturado, hidrata a pele, acalma as camadas superiores da pele e é muito eficaz para a pele seca, rachada, com sinais de envelhecimento e descamada.

Em forma de óleo é valorizada por seus benefícios na redução de manchas causadas pela idade e cicatrizes. Nos cabelos, é usada porque é muito rica, nutritiva e amaciante. Também dá brilho, força e maciez aos cabelos secos e rebeldes.

As manteigas são frequentemente usadas como ingrediente principal tanto em produtos de cosmética orgânica como os mais comerciais. Entre eles destacamos alguns que as contêm.

Contorno de olhos de abacate de Kiehl’s: em um pequeno recipiente (mas rende muito) surpreende com sua cor verde clara que ajuda a iluminar e neutralizar os tons das olheiras.

A textura é muito densa, mas perfeitamente absorvida. Entre os seus ingredientes também se destaca a manteiga de karité em menor proporção. Ambas as manteigas fornecem uma elevada dose de nutrição para a área delicada do contorno.

Kérastase Oléo Curl: um creme para o cabelo com aroma cítrico que contém emolientes para manter o cabelo sem frizz e adicionar brilho aos cachos.

Aplique em pequenas quantidades no cabelo dando forma aos cachos e então você pode usar um difusor para secar e definir melhor. Entre os seus ingredientes contém manteiga de sal robusta para hidratar sem deixar os cabelos oleosos.

Essas manteigas são adicionadas a uma longa lista de ingredientes vegetais que trabalham diretamente na pele sem a necessidade de processos químicos. Em lojas de alimentos saudáveis e algumas marcas orgânicas, é possível consegui-las seja em seu estado natural ou como componente de outras fórmulas para atuar em áreas precisas.

Óleos e Manteigas Naturais (para cabelos e pele)
Matérias Relacionadas
Cuidado com a pele Manteigas Vegetais Exóticas para a Saúde da Pele: Murumuru, Manga e Tucumã

Todas nós já ouvimos falar das manteigas de cacau e karité para os cuidados da pele e dos cabelos. Hoje

Cuidado com a pele Karité e Cacau: Duas Manteigas Essenciais para o Cuidado da Pele

Todas nós já ouvimos falar das manteigas de cacau ou de karité, especialmente no cuidado e hidratação do cabelo. Mas

Maternidade Cuidados com a Pele do Bebê

A pele do nosso bebê assim como a nossa também precisa de cuidados constantes, mas trata-se de uma pele mais

Intimidade Feminina 11 Usos Surpreendentes da Manteiga

Que a manteiga no pão quentinho é tudo de bom, ninguém tem dúvidas. Contudo conheça os 11 usos surpreendentes da

Dicas para cabelos Tratamentos Naturais para Cada Tipo de Cabelo

Todas sabemos que existem vários tipos de cabelos e cada um deles precisa de cuidados especiais, específicos para que estejam

Comentário Anônimo(opcional)

Comentário com seu Facebook
Nenhum Comentario para Dicas "Manteigas Vegetais Exóticas para a saúde da Pele Abacate, Kukui e sal"