Manchas na Pele: Como Detectar, Prevenir e Tratar

Manchas na Pele: Como Detectar, Prevenir e TratarA pele exerce funções muito importantes como barreira de proteção do sistema imunológico, a manutenção da temperatura corporal entre outros. O peso aproximado é de 5Kg, corresponde á uma área de cerca de dois metros quadrados, sendo o maior órgão do nosso corpo.

É uma das partes do nosso corpo que sem dúvida sofre diversas agressões ao longo do tempo. Quando nascemos ela geralmente está intacta, mas devido ao excesso da radiação solar, manchas podem surgir.
Embora normalmente tais patologias sejam geralmente benignas, é aconselhável monitorar se há as lesões na pele, isso ajudará na prevenção de qualquer distúrbio mais grave.

A maioria das manchas na pele que aparecem são produzidas por células que controlam o pigmento conhecidas como melanócitos (produtores de melanina), isso ocorre devido á um aumento na pigmentação que pode ser causado por um problema hormonal, vascular, intoxicação ou até mesmo um corpo estranho no organismo.

Diferentes tipos de manchas da pele:

Sardas: são pequenas manchas circulares, que estão localizados principalmente nas áreas mais expostas a agentes externos, como o rosto, pescoço ou braços é muito comum em pessoas com pele clara. Aparecem na infância, aumentam com a exposição do sol e também com a idade. Não há nenhum tratamento específico para este tipo de mancha, mas é essencial evitar a excessiva exposição ao sol. Utilize filtros com a máxima proteção.

Existem manchas hiperpigmentadas são pequenas e tem um tom de marrom. Geralmente aparecem durante a infância e aumentam com a idade. Estas diferem das sardas não aumentam com a exposição ao sol. O tratamento para sardas desse tipo é o peeling ou tratamento a laser.

Outras manchas com bordas arredondadas e uma cor marrom escuro, são causados por uma proliferação de melanócitos, afetando nossa pele. Este tipo de lesão deve ser bem monitorado. Observe se elas variam no tamanho e na cor, ou morfologia, se caso isto aconteça é essencial que eles sejam controlados pelo médico.

Não se esqueça de que a melhor prevenção para manchas é cuidar bem da sua pele, com uma alimentação saudável, utilizando protetor solar, hidratante, limpando adequadamente, dormindo bem. Além de manter a beleza, sua pele agradece!

Clareamento de manchas de pele
Matérias Relacionadas
Saúde da Mulher Manchas na Pele Causadas pelo Sol

Em muitas ocasiões a pele apresenta manchas causadas pelo Sol, podendo ser escuras (hiperpigmentação) ou pálida (despigmentação). Se a pele é

Maternidade Manchas na Pele que Aparecem Durante a Gravidez e como Tratá-las

A gravidez é um momento sonhado por muitas mulheres, mas durante esta etapa da vida ocorrem vários mudanças no organismo

Cuidado com a pele Melasma

A Melasma Também conhecido como cloasma, máscara gravídica ou panos. São manchas acastanhadas na pele, ocorrendo em áreas expostas ao

Cuidado com a pele Como Tratar os Poros Dilatados

Os poros são uma preocupação para muitas mulheres de todas as idades e todos os tipos de pele, mas especialmente

Comentário Anônimo(opcional)

Comentário com seu Facebook
Existe 1 Comentário para Dica "Manchas na Pele: Como Detectar, Prevenir e Tratar"
Cristiane

Ola eu queria dizer que tenho umas manhas no rosto e não sei como cuida vc pode me dar uma dica? qual o filtro solar devo usar ah a pele bem cuidada é outra coisa nem !!!!!!