Loções Adstringentes para Todos os Tipos de Pele

Loções Adstringentes para Todos os Tipos de PeleAs loções adstringentes para a pele quando entram em contato com a pele se combina com as proteínas da superfície da célula para dar vida a uma camada protetora de proteína coagulada.

Trata-se de substâncias que atuam apenas sobre a superfície celular prejudicando a permeabilidade da membrana e formando um sal protéico insolúvel, que é responsável pela proteção dos tecidos inflamados dos agentes irritantes enquanto paralisa exsudações e secreções.

Sua ação antiflogística (combate as inflamações) é notória em peles danificadas, mas sobre a pele saudável também é benéfica porque gera uma camada de proteinatos que protege enquanto diminui a permeabilidade celular.

Cabe destacar que o seu uso deve ser sempre controlado, porque por serem substâncias de transição tem uma ação dupla: são irritantes e ainda protetores.

O que exerce uma ou outra ação dependerá da quantidade precipitada, portanto, uma menor quantidade de proteinatos dá proteção enquanto que as maiores quantidades irritam. Além disso, a irritação também está sujeita pelo tipo de loção adstringente utilizada e pela concentração que tenha.

Tipos de adstringentes:

• Agentes adstringentes vegetais: ácido tânico derivado do fenólico não nitrogenado; extratos de hamamélis, cipreste, gerânio, ratanis e murta, entre outros.

• Agentes adstringentes minerais: são os sais de metais pesados tais como sulfato de zinco e de cobre, acetato e subacetato de chumbo, sulfato de alumínio. Estas substâncias, por outro lado, exercem uma ação anti-séptica por isso normalmente estão contidas em produtos adequados para acne.

• Outros agentes adstringentes: são os alfas hidroxi ácidos, em especial as baixas concentrações de ácido láctico.

Como atuam os adstringentes?

Os efeitos que podemos esperar dos adstringentes estão sujeitos à intensidade dos mesmos e a concentração que tenham.
O ideal para o tratamento da pele facial é usar adstringentes fracos porque a protegem significativamente sem causar os efeitos secundários que podem ocorrer com os mais fortes.

Como se usam as loções adstringentes?

A principal indicação dessas substâncias é sobre as peles oleosas com os poros aberto e notórios, a fim de ter maior controle sobre as secreções sebáceas e sudorais.

Graças a eles, é possível ter uma pele de aparência mais uniforme e com poros menos visíveis, assim nestes casos, são necessários combinar o adstringente com os ativos antiseborréicos e queratolíticos.

Além disso, recomenda-se aplicar máscaras absorventes como as de caulim ou argila e ácidos, ocluindo o agente adstringente que é colocado abaixo.

Adstringentes para a pele seca

Embora os adstringentes para pele seca ou desidratada não sejam tão utilizados como na pele oleosa, podem ser benéficos, devido à camada de proteção e a leve inflamação por extravasamento seroso que geram o que melhora significativamente a aparência da pele.

Através deles é possível disfarçar as rugas finas, mas isso não pode ser feito de forma leviana já que a escolha do produto e sua aplicação são as chaves para conseguir resultados favoráveis.

De preferência, nestes casos, deve-se usar adstringentes de origem vegetal com veículos de base glicólica ou glicerólicas, e sua aplicação será sempre ao final do tratamento cosmético, após a pele ter sido bem hidratada.

Minha Rotina de Cuidados com a Pele
Matérias Relacionadas
Cuidado com a pele Produtos com Ácido Glicólico Benefícios Para a Pele

O ácido glicólico pode ser utilizado na pele em diferentes formas e concentrações, dependendo do tipo de pele e do

Cuidado com a pele Máscaras Adstringentes

As máscaras adstringentes vão ajudar a eliminar a gordura acumulada na pele do rosto, ao mesmo tempo que elimina também

Cuidado com a pele Rosas: Cuidando da sua Pele

As rosas, flores tão belas e admiradas pelas mulheres podem oferecer benefícios nos cuidados de beleza. Ajudam a cuidar da

Saúde da Mulher Enzimas a Favor da Beleza

As enzimas são proteínas que encontramos em nosso organismo naturalmente e são essenciais para diferentes processos do nosso corpo. Mas

Saúde da Mulher Você Sabia que Existem Alimentos Antiinflamatórios?

Descubra quais são os alimentos com propriedades anti-inflamatórias que você pode e deve incluir na sua dieta diariamente para ter

Comentário Anônimo(opcional)

Comentário com seu Facebook
Nenhum Comentario para Dicas "Loções Adstringentes para Todos os Tipos de Pele"