Karité e Cacau: Duas Manteigas Essenciais para o Cuidado da Pele

Karité e Cacau: Duas Manteigas Essenciais para o Cuidado da PeleAs manteigas de origem vegetal são amplamente utilizadas pela indústria de cosméticos para tratar a pele e cuidar do cabelo, devido a sua capacidade de se regenerar e hidratar intensamente.

Como agentes nutritivos naturais, as manteigas mais usadas em cosméticos são as que provêm do cacau e do karité pois são duas manteigas essenciais para o cuidado da pele e são encontradas em todos os tipos de apresentações.

Todas as manteigas se destacam por sua consistência espessa e cremosa que em muitos casos é comercializada como um componente de cremes ou em estado puro (especialmente as bio marcas) o que permite o uso aplicando diretamente à pele.

É necessário apenas uma pequena quantidade, friccioná-la entre as palmas das mãos para que com o calor se torne mais líquida e possa ser colocada em qualquer parte do corpo.

Manteiga de Cacau

É uma substância extraída a partir de grãos de cacau, de suas sementes torradas. De cor amarela intensa, tem o aspecto de uma cera e é utilizada tanto pela indústria cosmética como alimentícia.

Entre suas principais propriedades se destaca como um umectante extraordinário que retarda a perda de água da pele, esta característica a torna chave na hidratação da pele. Tem ação protetora e reparadora porque contém antioxidantes que podem ser utilizados para retardar o envelhecimento da pele e rejuvenescê-la.

Também possui um odor característico, quente e doce que penetra no olfato. Na aroma terapia se utiliza muito porque está comprovado que reduz as oscilações de humor, ajudando a combater a depressão e melhorando a função cerebral.

Possui uma função analgésica e antiinflamatória ideal para cicatrizações, sendo usada em aplicações tópicas ou pomadas para qualquer tipo de lesões cutâneas como ressecamento dos lábios, queimaduras, hemorróidas, feridas e rachaduras no peito pela amamentação.

Esta manteiga é bem absorvida pela pele deixando-a suave e com um agradável aroma. Para alcançar esse estado deve ser fundida à temperatura corporal para ser aplicada.

Manteiga de Karité

É extraída do fruto de uma árvore silvestre africana que tem a aparência de uma noz. Sua casca é de cor verde e o seu interior de cor marrom. A gordura extraída dessa noz, tradicionalmente, tem constituído uma das principais gorduras da dieta das tribos da região.

A manteiga é obtida da maceração do fruto e têm sido durante muito tempo o único cosmético das mulheres africanas, que usam como hidratante nutritivo para evitar a descamação da pele, cuidar e proteger o cabelo seco.

Conhecida também como Shea Butter em inglês, é usada como alternativa natural para a cortisona (em casos de dermatite atópica ou eczema), inclusive em crianças.

É um regenerador celular natural com grandes propriedades calmantes e de reestruturação de rugas e estrias, assim como protetor para os lábios e áreas especialmente sensíveis. Tem um alto teor de vitamina F, componente vital das membranas celulares.

Também protege dos raios solares UV e regenera os cabelos danificados. Também pode ser usada como máscara capilar antes do banho.

Produtos derivados

A indústria de cosméticos incorpora cada vez mais as manteigas vegetais em seus produtos para o cuidado e tratamento em várias apresentações:

• Manteiga labial de cacau Ekos de Natura: é o mais tradicional dos produtos porque oferece uma textura densa e uma embalagem prática, protegendo os lábios com suavidade e delicadeza. Sua oleosidade a torna muito resistente aos estragos do frio e da água, inclusive existem versões que vêm com FPS para cuidar definitivamente da pele tão sensível dos lábios.

• Creme para o corpo de cacau Kiels: é um creme corporal rico e cremoso, mas que penetra rapidamente na pele deixando-a muito macia e hidratada. Entre os seus ingredientes também se destaca o Betacaroteno e o óleo de gergelim.

• Manteiga de karité 100% de L’Occitane: Beurre de Karité é o nome que tem essa manteiga, um produto multiuso que serve para proteger e reconstruir a pele danificada pelo sol, vento ou frio.

Vem em duas formas, uma pequena lata de 8 ml que serve para tratar os lábios, cutículas e pequenas áreas, como hematomas, pequenas irritações ou queimaduras e outra lata de 150 ml para tratar áreas do corpo mais extensas, como joelhos, cotovelos ou calcanhares. O melhor é que também serve para fazer banhos de creme capilares.

• Garnier Fructis Nutri Repair 3: ideal para o verão, uma linha completa de cuidados para restaurar o brilho, maciez e força próprias dos cabelos. Nutri Repair 3 apresenta uma fórmula composta de três diferentes óleos: oliva, abacate e karité.

A gama é composta por cinco produtos: shampoo, condicionador, máscara, elixir instantâneo e óleo milagroso. Estes últimos, ideais para o uso a qualquer momento, porque reparam o cabelo, nutrem e não são gordurosos.

Outras propriedades das manteigas

• A manteiga de karité é muito adequada para tratar o nariz irritado por alergias.

• Também pode ser usada no rosto depois de se barbear.

• O cacau regenera a fibra capilar.

• Ambas têm alto poder de nutrição para o cabelo.

• As manteigas vegetais ajudam a melhorar cicatrizes e manchas na pele.

• A manteiga em sua composição mais natural pode ser encontrada em lojas herbais ou especializadas em cosmética bio, mas também usadas como ingrediente de cosméticos, como loções, cremes hidratantes, sabonetes artesanais, hidratantes labiais.

Hidratante labial caseiro e com cor!
Matérias Relacionadas
Cuidado com a pele Manteigas Vegetais Exóticas para a saúde da Pele Abacate, Kukui e sal

Todas conhecemos as manteigas de cacau ou karité, mas hoje te apresentamos algumas manteigas mais exóticas e que são igualmente

Cuidado com a pele Manteigas Vegetais Exóticas para a Saúde da Pele: Murumuru, Manga e Tucumã

Todas nós já ouvimos falar das manteigas de cacau e karité para os cuidados da pele e dos cabelos. Hoje

Cuidado com a pele Para Rugas dos Labios o Melhor Aliado e a Hidratação

Os lábios como o restante da nossa pele também apresentam rugas com o passar do tempo, na verdade são os

Beleza da Mulher Cuidar e Prevenir Lábios Rachados

Os lábios são uma parte sensível do rosto e que necessita de diversos cuidados para estar hidratado, saudável e belo.

Cuidado com a pele Cremes Especiais para a Pele Seca

O ressecamento da pele pode causar muitos transtornos e também uma aparência envelhecida, no entanto é muito simples combater esse

Comentário Anônimo(opcional)

Comentário com seu Facebook
Nenhum Comentario para Dicas "Karité e Cacau: Duas Manteigas Essenciais para o Cuidado da Pele"