Hábitos Inimigos para a Saúde da Pele

Hábitos Inimigos para a Saúde da Pele

Não existe mulher que não se preocupe com a aparência da sua pele. Com o passar do tempo, as marcas de expressão, as rugas, a flacidez e a falta de luminosidade começam a incomodar. Mas não faz nenhum sentido gastar dinheiro em tratamentos de beleza mais revolucionários do mercado ou com os cremes mais caros se não levar em conta os verdadeiros inimigos da saúde da nossa pele. Mostraremos agora alguns maus hábitos:

Tabagismo

Cada cigarro fumado reduz a oxigenação da pele durante 90 minutos. Imaginem aqueles que fumam mais de um cigarro por dia. Resultado: A pele torna-se mais espessa e de cor amarelada devido à nicotina, tornando-se manchada e sem brilho.

Além de todos os problemas que o cigarro causa à saúde, o tabagismo também causa alterações no metabolismo e acelera a perda de colágeno, células responsáveis ​​pela sustentação e elasticidade da pele, estimulando a flacidez. O ato de fumar provoca rugas ao redor dos lábios e dos olhos porque o fumante fecha parcialmente os olhos para protegê-los da fumaça.

Estresse

O estresse emocional altera nossos hormônios, aumentando a liberação de corticosteróides endógenos e adrenalina, por exemplo. Isso pode deixar a pele mais gordurosa e com tendência à acne. O estresse também diminui nossas defesas, e a pele torna-se mais propensa às doenças e infecções. Os mais comuns são herpes, alergias, erupções cutâneas, psoríase e vitiligo.

Beber pouca água

O primeiro sinal de falta de água no corpo (desidratação) ocorre na pele e nas mucosas. Entre as células têm um fluido intersticial que ajuda a sustentar a pele, entre outras funções. A falta de ingestão de água suficiente deixa a pele flácida e seca.

A pele perde o turgor e demora para voltar ao seu estado natural, uma vez que sofre uma distorção. Além de deixar a pele hidratada e firme, beber bastante água também promove a excreção de toxinas, substâncias que danificam a pele. O que é recomendado é consumir pelo menos dois litros de água por dia.

Não usar protetor solar

A exposição excessiva ao sol, especialmente a falta de proteção é a principal causa do envelhecimento e câncer de pele. Para se ter uma ideia, a radiação solar é responsável por 80% do envelhecimento da pele exposta, principalmente nas peles brancas, que sofrem este processo de forma precoce.

A radiação solar é um potente oxidante celular, esta penetra na pele e provoca mudanças diretamente no DNA das células e, indiretamente, provoca reações químicas que alteram o DNA, o colágeno e as fibras elásticas.

Ingestão de açúcares e gorduras

Em excesso, o açúcar representa outro processo de envelhecimento celular chamado “glicação” (Glicação é o fenômeno em que o açúcar carameliza com as proteínas celulares, tornando as nossas células rígidas e disfuncionais.). O açúcar se liga às proteínas da pele, tais como o colágeno, levando a rigidez destas proteínas. Assim se perde a função de elasticidade, deixando a pele flácida e com rugas. Além disso, o excesso de gorduras se acumula no tecido subcutâneo de forma irregular, causando gordura localizada e celulites.

Sono de má qualidade

Sem um descanso adequado não existe pele saudável. Durante o sono, nosso organismo produz células “rejuvenescedoras”, como a melatonina e o hormônio de crescimento. Estes hormônios são calmantes e reparadores. A privação do sono causa estresse e não dá ao corpo tempo para descansar. Resultado: A pele murcha e aparecem as irritantes olheiras.

Estilo de vida sedentário

A prática de atividade física traz muitos benefícios para o corpo e a pele. Melhora a circulação sanguínea da pele, melhora o metabolismo do organismo (evitando o processo de glicosilação – (a Glicosilação ocorre quando as moléculas de açúcar, glicose, que flutuam no sangue se ligam às moléculas de proteína, diminuindo sua eficácia e causando inflamação e concomitantemente o envelhecimento), combate o estresse e melhora a qualidade do sono. Além disso, combate a flacidez, celulite e a gordura localizada.

Alimentos e saúde da pele
Matérias Relacionadas
Cuidado com a pele Lifting sem Cirurgia

É inevitável o aparecimento dos sinais do envelhecimento com o passar dos anos, mas existem diferentes tratamentos que podem nos

Cuidado com a pele Dicas para Vencer as Rugas

As rugas em algum momento da vida terminam aparecendo, o que é um verdadeiro pesadelo para as mulheres. Mas existem

Cuidado com a pele Tratamentos para Flacidez Falta de Tonicidade da Pele

Em algum momento da vida de todas as pessoas elas são atingidas pela flacidez. Mas é um problema, que atualmente,

Cuidado com a pele Males do Cigarro para Pele

O cigarro provoca vários danos para a nossa saúde, muitos deles já bem conhecidos. Mas o que muitas vezes não

Beleza da Mulher Dicas Anti-envelhecimento

O envelhecimento é inevitável, mas o que podemos fazer é retardar a sua chegada e envelhecer com saúde e de

Comentário Anônimo(opcional)

Comentário com seu Facebook
Nenhum Comentario para Dicas "Hábitos Inimigos para a Saúde da Pele"