Drenagem Linfática

drenagem linfaticaQuem não gosta de receber uma massagem bem gostosa e relaxante no fim de um dia estressante e cansativo? E por falar de massagem, vamos hoje conversar sobre uma que esta muito na moda e que tem sido bem recomendada por massagistas, fisioterapeutas e também pelos clientes que já experimentaram e aprovaram.

A drenagem linfática é uma técnica de massagem que trabalha o sistema linfático do indivíduo em questão. Durante seus movimentos estimula os gânglios e a linfa, que são estruturas linfáticas do organismo humano, a trabalhar de forma mais acelerada.

Mas você sabe o que é linfa ou gânglio ou até mesmo sistema linfático? Se você não sabe deixe-nos explicar, mas se já sabe recapitule conosco então seus conceitos.

O sistema linfático é coadjuvante ao sistema sanguíneo, ele é responsável por estar protegendo nosso organismo contra invasores e tudo o que puder nos fazer mal. Assim como a circulação sanguínea, o sistema linfático percorre o corpo dentro de suas estruturas que recebe o nome de vasos linfáticos. Dentro desses vasos se encontra a linfa, líquido esbranquiçado que contém substâncias orgânicas e inorgânicas. Essa linfa é filtrada nos gânglios linfáticos, que são estruturas em pontos específicos do corpo, a linfa passa por eles deixando tudo o que retirou do nosso organismo.

Agora que já tivemos uma aula sobre sistema linfático, vamos retornar as informações sobre a drenagem linfática.

Falando um pouco de história, essa técnica foi desenvolvida no ano de 1932, por um terapeuta dinamarquês Vodder que fazia todos os processos da massagem em sua esposa. Anos depois, sua técnica foi aprimorada chegando ao ponto que conhecemos nos dias de hoje.

A principal função da drenagem linfática é acelerar o processo de retirada de líquidos que se acumulam entre as células e também resíduos metabólicos. Tudo o que for retirado é encaminhado para os vasos, através dos movimentos que estão sendo realizados e posteriormente serão eliminados do corpo.

Além do mais, esta técnica trabalha o sistema imunitário, ajuda a aumentar a velocidade de regeneração de tecidos lesionados, combate celulite, gorduras localizadas, tem ação anti-inflamatória, relaxante e também tranquilizante.

Os movimentos feitos na drenagem linfática consistem principalmente em movimentos circulares realizados com as mãos sobre determinado local no corpo do paciente. Pode-se também usar o dedo polegar para se fazer esses círculos. A drenagem feita com aparelhos necessita de um sistema inteligente de computador que irá fazer o movimento de infla e desinfla de uma bolsa que irá melhorar a condição das linfas. Ambas as formas são bem procuradas e também bem elogiadas por quem já passou pelas sessões.

Como qualquer método existem algumas precauções que devem ser tomadas, como você estar bem atento as contra indicações da drenagem linfática.

Não é indicada a drenagem linfática para pessoas com infecções agudas, insuficiência cardíaca, trombose, canceres em geral, asma ou bronquite.

Caso você tenha se interessado por essa massagem legal e interessante, que tal procurar uma clínica fisioterapêutica e marcar algumas sessões de drenagem linfática para experimentar?

Mais alguns detalhes: a circulação linfática está ligada ao sangue, mas, ao contrário do sangue, flui em uma direção, isto é, dos órgãos para o coração. O funcionamento do sistema linfático é como um dispositivo para a depuração ou limpeza, mas também serve como um sistema de proteção e defesa do próprio corpo.

A drenagem linfática manual são massagens convencionais de energia para eliminar toxinas e aumentar a resposta imune do corpo. Hoje é uma terapia que tem um reconhecimento entre a comunidade científica.

Pela massagem manual, esta terapia visa eliminar líquidos estagnados. No entanto, a celulite é considerada um tratamento em longo prazo que requer altas doses de disciplina e paciência.

Aprenda o modo correto de aplicar a drenagem linfática
Matérias Relacionadas
Beleza da Mulher Técnica de Drenagem Linfática Manual

Conheça neste artigo a técnica de drenagem linfática manual, a qual não é uma massagem e sua uma drenagem do

Beleza da Mulher A Drenagem Linfática com Terapia de Pressão Sequencial

A gordura localizada é a mais difícil de eliminar do organismo, além de dietas e exercícios muitas vezes precisamos recorrer

Saúde da Mulher Tratamento de Beleza – Massoterapia

A massoterapia é uma técnica bastante completa de massagem que podem proporcionar muitos benefícios para a beleza e saúde, embora

Maternidade Tratamentos Estéticos Para as Mães

Ser mamãe é o sonho de diversas mulheres e isso envolve uma série de alterações no organismo durante e após

Saúde da Mulher Vacuoterapia

Um tratamento novo e revolucionário é a Vacuoterapia que tem como resultado melhorar a circulação sanguínea, colaborando com o metabolismo

Comentário Anônimo(opcional)

Comentário com seu Facebook
Nenhum Comentario para Dicas "Drenagem Linfática"