Dicas para Proteger a Nossa Pele do Frio

Dicas para Proteger a Nossa Pele do Frio

Temos falado em muitas ocasiões sobre a importância de cuidar e proteger a pele dos efeitos do sol de verão. Existe, felizmente, uma grande consciência social sobre como é vital que esta parte do nosso corpo não seja esquecida. No entanto, devemos ter em mente que o frio é também um dos fatores que afeta a saúde da nossa pele, por isso devemos prestar a devida atenção à sua proteção durante o outono e o inverno.

Fatores associados a estas duas estações do ano podem afetar significativamente a nossa pele. Em particular, devemos mencionar o frio, o vento, a umidade, as mudanças bruscas de temperatura ambiental ou o ressecamento causado por algumas calefações com calor excessivo, especialmente aquelas que funcionam com ar quente.

Para que possamos manter a nossa pele tal como chegou ao outono e não seja afetada pelo frio, o Dr. Martin Anaya desenvolveu um decálogo de dicas que serão muito úteis:

– Durante os meses de frio você tem que hidratar adequadamente o corpo, mas principalmente o rosto e as mãos, já que são as partes mais expostas a baixas temperaturas.

– Não abuse das duchas e banhos de água quente já que prejudicam a epiderme e são ruins para a circulação. Além disso, após o banho é aconselhado terminar sempre com um esguicho de água fria, especialmente nas pernas.

– Nunca se esqueça do protetor solar quando for para estações de esqui ou brincar na neve. Em áreas com neve o sol é ainda mais perigoso para a pele e os lábios do que no verão, pois os raios do sol são refletidos na neve potencializando o dano.

– Evite o contato com tecidos sintéticos quando desenvolver quadros como dermatite atópica ou psoríase.

– Quanto às palmas das mãos, convém manter uma umidade permanente a base de cremes, evitar a lavagem frequente com um sabão muito agressivo e o uso excessivo de álcool em gel.

– Nunca se esqueça do cuidado com os lábios, seriamente danificados pelo frio. Recomendamos o uso de protetor labial com filtro solar e, especialmente, evitar umedecê-los com saliva quando ressecados, porque, embora no primeiro momento traga uma sensação de alívio, depois produz uma irritação e um ressecamento ainda maior.

– Evite roupas ou calçados não respiráveis ou irritantes.

– Não abuse do sabão e certifique-se de sempre usar o apropriado para cada tipo de pele. Recomenda-se que seja suave, neutro e não agressivo.

– Os pacientes com pele seca, sensível ou com enfermidades cutâneas que pioram no inverno devem procurar aumentar a umidade ambiental da casa ou local de trabalho. Isto pode ser conseguido através de umidificadores, sistemas de umidificação ambiental ou simplesmente colocando toalhas úmidas nos radiadores, fontes de calor, etc.

– Na alimentação devem predominar os vegetais e não se deve abusar dos açúcares e gorduras saturadas. Também é aconselhável beber dois litros de água por dia, realizar atividade física, consumir antioxidantes locais e gerais, como o chá verde ou as frutas.

 

como aumentar os seios
Matérias Relacionadas
Saúde da Mulher Manchas na Pele Causadas pelo Sol

As manchas na pele podem surgir por diferentes causas, mas o sol é considerado o maior inimigo da pele e

Cuidado com a pele Protetor Solar

A nossa pele precisa de cuidados constantes para permanecer saudável e bonita, já que está sempre exposta à diferentes agentes

Cuidado com a pele Pele Sensível: Limpeza de Pele

Muitas mulheres se deparam com o fato de que possuem uma pele sensível e por isso precisam de cuidados especiais.

Cuidado com a pele Limpeza Facial

A pele precisa de cuidados diários e constantes para se manter saudável e bonita. Um dos cuidados básicos para a

Beleza da Mulher Cuidados com as Unhas Durante o Inverno

Todas gostamos de unhas fortes, belas e saudáveis para exibir toda a beleza das nossas mãos. Mas como tudo, as

Comentário Anônimo(opcional)

Comentário com seu Facebook
Existe 1 Comentário para Dica "Dicas para Proteger a Nossa Pele do Frio"
Manuela

Gostei das dicas, espero ter mais, mais.