Dez Dicas para Conseguir uma Pele Limpa e Clara

Dez Dicas para Conseguir uma Pele Limpa e ClaraTodos os dias a nossa pele é confrontada com os agentes contaminantes do ambiente, o sol e outros fatores que fazem com que ela não se torne totalmente saudável.

Os poros se fecham, aumenta o ressecamento e a oleosidade não permite que a pele respire. Definitivamente se começa a ver sinal de pouco ou mal cuidado, se não a tratamos a tempo. Antes dos cremes de reparação, sempre devemos optar por uma série de rotinas que fazem a nossa pele mostrar-se limpa.

Nas seguintes linhas coletamos as dez dicas para conseguir uma pele limpa e clara de especialistas dermatologistas americanos para a revista de beleza, Allure, com o objetivo de conseguir que a derme se veja melhor com apenas algumas rotinas e segredos para seguir todos os dias.

1. Mantenha o rosto limpo

Primeiro de tudo a limpeza, antes de ir dormir, depois da academia ou se você ficou por muito tempo ao ar livre. A ideia é que toda a gordura e sujeira que se acumula no rosto ao longo do dia, devem desaparecer para permitir que a pele respire.

Embora a maquiagem possa esconder as espinhas e os cravos ou defeitos dos mais diversos, depois de várias horas e se não for removida em profundidade, pode se tornar prejudicial. Para isso existem removedores de maquiagem específicos (especialmente se são de longa duração ou à prova d’água) e todos os tipos de produtos de limpeza.

O sabão serve e muito, mas nada melhor do que um gel de limpeza ou leite que contenha ácido salicílico para purificar e desinfetar os poros.

2. Não toque ou esprema as espinhas

É muito difícil resistir à tentação de fazer desaparecer uma espinha ou cravo ou casca facial. Se a pessoa utiliza as mãos para apagar essas marcas apenas conseguirá inflamar a área, deixando marcas ainda maiores e causando inclusive mais acne.

Existem diversos produtos destinados a desinflamar a área, inclusive lápis que as cobrem com maquiagem, mas também a desinfetam. Basta esperar e em poucos dias essas marcas desaparecem.

3. Trate as espinhas quando foram tocadas antes do tempo

Se uma pessoa não resistiu à tentação e marcou o seu rosto, enquanto tentava limpar ou remover as espinhas e os cravos, então é preciso desinfetar bem a área que foi ferida e pode correr o risco de se infectar com bactérias.

Para isso, alguns componentes, tais como peróxido de benzoíla, servem muito e se encontram em vários produtos. Da mesma forma é eficaz o ácido salicílico como o de Clean & Clear que seca a área prevenindo mais desastres.

4. Verifique os produtos utilizados

Para muitas pessoas resulta muito bom os ingredientes como o peróxido de benzoíla, ácido salicílico ou ácido glicólico para acne em seu uso. Mas para muitas outras não funcionam.

Por isso, quando uma pessoa começa a experimentar um produto e depois de várias semanas não observa resultados é porque tem que mudar. E para isso, o melhor é consultar um dermatologista, que irá avaliar a situação prescrevendo outra classe de produtos muito mais fortes e projetados para acabar com o problema.

5. Tente com retinóides

Os retinóides são uma das coisas que mais estão sendo usadas para melhorar a pele. Tal como erroneamente se acredita, não servem apenas para as rugas. Eles também fazem desaparecer as manchas, produzem colágeno e evitam a acne, mas somente se usados corretamente.

Por exemplo, antes de ir dormir, você pode aplicar uma pequena quantidade (um ponto) sobre o rosto e distribuí-lo pela face. Tudo isto para substituir o tratamento normal da acne. O uso de retinóides contribui também com a renovação celular, alertam os especialistas. Mas cuidado, tudo isso deve ser orientado por um médico especialista, que prescreverá a substância e o seu uso e quantidades.

6. Detecção Precoce

Se o objetivo que persegue qualquer mulher é ter o rosto claro e sem marcas, então todo problema deve ser detectado precocemente, antes que se torne maior e incontrolável. Já que em alguns casos inclusive pode deixar marcas indeléveis.

“Temos de evitar a formação de acne e isso significa tratar a pele que é propensa a espinhas inclusive se elas não estão presentes”, diz Karyn Grossman dermatologista. Por isso, quanto mais cedo se começar com os produtos para acne muito melhor, sempre em torno do rosto e de maneira regular.

7. Não sobretratar os problemas

O uso excessivo de produtos para acne, por exemplo, podem conduzir a um ressecamento excessivo e, em alguns casos, queimaduras químicas. O mesmo ocorre com a oleosidade, que se tratada de forma excessiva, o ressecamento pode ser irreversível.

Para evitar estes comportamentos sempre se deve aplicar a quantidade recomendada na embalagem e não exagerar. Nem escolher vários produtos de uma só vez porque a pele não consegue absorver todos eles. No fim deve-se terminar a rotina com um creme hidratante leve e sem óleo.

8. Relaxar-se é beleza

O estresse gera toda uma classe de distúrbios que também incidem sobre a pele, como reações, alergias, erupções cutâneas ou espinhas. Todo o estresse também conduz a um distúrbio hormonal em que se secretam substâncias que causam o entupimento dos poros e com a sua obstrução aparecem às espinhas.

Exercícios, meditação e levar uma vida mais calma vão te ajudar em todos os sentidos. Também neste momento, é muito importante não fumar já que o cigarro causa inúmeros problemas para o rosto, como ressecamento, rugas e poros dilatados.

9. Proteja a pele

Os produtos para acne podem tornar a pele mais suscetível aos danos solares e por isso o protetor solar não pode faltar nunca. Pelo menos um FPS 30 é importante, mas deve ser muito maior se for uma pele sensível.

Quando se trata de creme para o dia, você pode optar por aqueles que já vêm com proteção e até mesmo na maquiagem. Além disso, é sempre melhor optar por fórmulas não-comedogênicas que não obstruem os poros e cuidam da pele.

10. Deixe cicatrizar

O fato de que a espinha se foi do rosto não significa que desapareceu. Existem ainda vestígios e inclusive marcas que requerem tratamento adicional. Por isso, o melhor é usar cremes cicatrizantes com vitamina A, ácido salicílico e evitar a exposição ao sol para não deixar marcas indeléveis.

Com alguns cuidados básicos a pele terá uma aparência melhor, mais saudável e sem as clássicas marcas do dano que causa a acne ou alguns maus hábitos. Limpar o rosto, protegê-lo do sol, usar os produtos adequados e a cada certo tempo visitar um especialista fará qualquer problema futuro da pele não se tornar intratável. Manter a pele limpa e clara exige cuidados especiais, não se esqueça.

LIMPEZA DE PELE CASEIRA
Matérias Relacionadas
Cuidado com a pele Produtos com Ácido Glicólico Benefícios Para a Pele

O ácido glicólico pode ser utilizado na pele em diferentes formas e concentrações, dependendo do tipo de pele e do

Cuidado com a pele Acne: na Frente e Atrás

A acne é uma condição que afeta muitas mulheres e se torna muito incômoda e antiestética. Mas não se desespere,

Cuidado com a pele Enxofre: Benefícios Para a Pele

A pele precisa de cuidados diários para estar bonita, hidratada e saudável. O enxofre é um dos produtos naturais que

Cuidado com a pele Maquiagem Ante Acne

A acne é um problema de pele muito incômodo e antiestético para as mulheres e muitas vezes surge a dúvida

Cuidado com a pele Segredos de Beleza para a Pele Oleosa

A pele oleosa é um verdadeiro pesadelo para muitas mulheres, tanto pelo excesso de brilho como pelo pesadelo causado pela

Comentário Anônimo(opcional)

Comentário com seu Facebook
Nenhum Comentario para Dicas "Dez Dicas para Conseguir uma Pele Limpa e Clara"