Cuidados Diários Para a Pele Propensa a Acne

cuidados-diarios-para-a-pele-propensa-a-acneQuando você tem uma pele muito oleosa ou está passando por uma etapa hormonal muito forte é comum que a pele comece a manifestar grãos de todos os tipos derivados dessa mudança. Antes que isso aconteça, existem muitas recomendações a considerar especialmente para que a pele facial se mantenha em seu PH natural, sempre limpa e fresca, para evitar o aparecimento do famoso sebo que provoca a acne. Neste artigo, propomos uma série de dicas para levar em consideração, e evitar este futuro problema dermatológico.

Todos os tipos de grãos começam a ser notados quando os poros da pele se tornam obstruídos com um tipo de gordura chamada sebo. Esta gordura não é ruim, em condições normais lubrifica a pele e o cabelo, mas se produzida em excesso começa a obstruir os poros impedindo que a derme seja oxigenada e acumule sujeira ambiente.

A acne é uma consequência desse excesso que é comum durante a puberdade, quando os hormônios se descontrolam, às vezes durante a gravidez ou se a pele é naturalmente muito oleosa.

Além disso, você deve saber que muitas das glândulas produtoras de sebo se encontram principalmente na testa, nariz e queixo, áreas identificadas como área “T”, onde ocorre a maioria dos grãos.
Se a sua pele é propensa à acne, você pode controlar o seu aparecimento com algumas mudanças de hábito, que na maioria dos casos referem-se à higiene extrema da área e o uso de produtos adequados para este tipo de rosto.

Dicas Para Prevenir a Acne

Lavar o rosto duas vezes por dia (não mais) com água morna e um sabão neutro feito especialmente para pessoas com acne, com componentes naturais, glicerina ou ácidos bons para a pele. A lavagem deve ser com muita espuma e massageando suavemente o rosto com movimentos circulares. Nunca esfregue o rosto, pois pode causar irritação, bem como aumentar a frequência da lavagem.

Após as lavagens você deve hidratar a pele ou colocar loções recomendadas e indicadas pelo médico dermatologista. Algumas contêm peróxido de benzoíla, que reduz a gordura e as bactérias na área.

Não toque ou esprema os grãos. Quando se espreme um grão se expulsa o material infectado até as camadas mais profundas da pele, causando mais inflamação e vermelhidão. Também causam feridas que podem deixar pequenas cicatrizes permanentes.

Leia também: “Acne: Como Combatê-la com Produtos Naturais”.

Evite o quanto for possível tocar o rosto com as mãos ou colocá-la em contato com objetos que tendem a acumular sebo e resíduos da pele, como o telefone ou lentes, por exemplo. Ao tocar o rosto se dispersam as bactérias que fazem com que os poros se inflamem e se irritem.

Para manter as bactérias longe da pele, lave bem as mãos antes de aplicar qualquer produto no rosto, como cremes de tratamento ou maquiagem.

Se existe acne em outras partes do corpo (costas, braços, peito, etc.) é preciso evitar usar roupas apertadas ou com muito poliéster, porque não permitem que a pele respire e podem causar ainda mais irritação. Cachecóis, bandanas, lenços, prendedores de cabelo e bonés também tendem a acumular sujeira e gordura.

Retire a maquiagem sempre antes de dormir, de modo que o que resta da base e pó não piore a pele.

Ao comprar maquiagem, sempre escolha aqueles produtos cujo rótulo ou embalagem alerte que são “não-comedogênicos” ou “não acnegênicos” e se a maquiagem é velha e venceu deve ser descartada. Também é importante utilizar bases leves livres de óleo (“oil free”).

O cabelo limpo e que não está em contato com o rosto (franja) é importante já que evita que a gordura natural e a sujeira que contém não compliquem ainda mais os poros da pele.
Proteger a pele do sol. Comumente se diz que o bronzeado dissimula e seca a acne, mas é apenas algo temporário. O bronzeado piora a acne, porque causa lesões na pele que eventualmente levam ao aparecimento de rugas e aumenta o risco de desenvolver doenças de pele.

Para a exposição ao sol, use sempre filtro solar livre de gordura.

Para uma melhor higiene facial evite o uso de sabonetes esfoliantes e secantes, já que podem irritar a pele e, em vez de melhorar a acne, pioram.

Siga hábitos saudáveis, como praticar esportes, dormir bem e evitar o excesso de situações de estresse e nervosismo também ajudam com a acne.

Nos homens e adolescentes, é preciso ser muito cuidadoso com o barbear. Use água morna e sabão para amolecer a barba antes de barbear.

A paciência é a chave para o tratamento, a acne não desaparece de um dia para o outro, é preciso ser constante e seguir as recomendações do dermatologista para que o tratamento seja eficaz.

O mais importante sempre é que se você tem tendência à acne ou sofre com frequência deve consultar um dermatologista para fazer o diagnóstico e indicar os diversos tratamentos que ajudam a prevenir e controlar a acne, assim como suas marcas ou cicatrizes. O dermatologista também pode dar muitas dicas úteis para o controle da acne e cuidar de cada tipo de pele, inclusive alguns aplicam tratamentos na derme.

Saiba que cada tratamento é pessoal e intransferível. Os casos de acne são sempre diferentes. O tratamento da acne deve ser individualizado de acordo com o tipo de lesão, sexo e outras características do paciente.

Cuidados com a pele com acne
Matérias Relacionadas
Cuidado com a pele Dicas e Cuidados para Poros Abertos

Os cuidados com a pele são muito importante para que esta esteja sempre radiante, bela e saudável. Um erro muito

Cuidado com a pele Como Tratar os Poros Dilatados

Os poros dilatados são motivo de preocupação para muitas mulheres, já que podem ficar obstruídos causando cravos, manchas e produção

Cuidado com a pele Maquiagem Ante Acne

A acne é um problema de pele muito incômodo e antiestético para as mulheres e muitas vezes surge a dúvida

Cuidado com a pele Acne: Como Combatê-la com Produtos Naturais

A acne é um problema cutâneo que pode afetar qualquer pessoa em qualquer idade, tendo como efeito mais indesejado as

Cuidado com a pele Como Limpar os Poros Dilatados

Os poros dilatados são um irritante problema estético precursor da acne e outras condições da pele. Para tratá-los é necessário

Comentário Anônimo(opcional)

Comentário com seu Facebook
Nenhum Comentario para Dicas "Cuidados Diários Para a Pele Propensa a Acne"