Benefícios da Mama-Cadela para Doenças da Pele

Benefícios da Mama-Cadela para Doenças da PeleMama-Cadela (Brosimum gaudichaudii), também conhecida por mamica-de-cadela, algodão-do-campo, amoreira-do-campo, mururerana, apé, conduru, inhoré (no Ceará) ou fruta de cera. Da família Moraceae, mesma do carapiá, dos Ficus spp., e de gêneros comuns na Mata Atlântica, como Sorocea que apresentam espinhos nas margens das folhas e espetam os pés de desavisados que andam descalços pela mata.

A Mama-cadela pode ser encontrada na forma de arbusto ou arvoreta, atingindo até 4m de altura, possui ramos tortuosos e latescentes, com folhas simples de consistência bem firme, com pecíolo (cabinho da folha) curto, face inferior aveludada, nervuras principais amareladas na face superior, a planta é monóica, ou seja, possui flores unissexuadas no mesmo indivíduo; as flores têm coloração verde-amareladas, são minúsculas, agrupadas na extremidade de pedúnculos pendentes das axilas das folhas, de maneira especialmente característica da espécie. Os frutos são drupas, compostas pelo desenvolvimento e fusão dos ovários das diversas minúsculas flores reunidas, coloração alaranjada, alcançando 3 cm de diâmetro, comestível ao natural ou na forma de sorvete e doces.

Planta muito utilizada pelas populações do Cerrado, como espécie medicinal contra gripes e bronquites, como depurativo do sangue e em má circulação. A casca é comercializada em bancas de raizeiros da região.

Contém substâncias da classe das furocumarinas, que apresentam capacidade fotossensibilizante. As furocumarinas são utilizadas desde épocas remotas para o tratamento de doenças com sintomas na pele, tais como psoríese, hanseníase, vitiligo, leucodermia, micoses, dermatite e eczemas. O bergapteno, furocumarina encontrada em cascas, raízes e frutos verdes da mama-cadela, é um princípio ativo bem conhecido, sendo utilizado (em combinação com as vitaminas A, B1 e B6) no tratamento do vitiligo e outras doenças que causam despigmentação na pele.

Ainda que os estudos científicos a respeito dessa substância não estejam concluídos, de fato vem-se observando a repigmentação de áreas afetadas por vitiligo através de seu uso. Alguns laboratórios goianos, paulistas e do Distrito Federal estão elaborando comprimidos, extratos, tinturas, pomadas e cremes com base nesta planta, que é também recomendada em estado natural na forma de chás. Está entre as plantas citadas por 90% dos raizeiros, em um trabalho etnobotânico realizado na região de Goiânia.

Beleza e Saúde - Vitiligo
Matérias Relacionadas
Cuidado com a pele Vitiligo: Despigmentação da Pele

Vitiligo é uma doença que a pele fica despigmentada, e embora tenha alguns níveis diferentes também pode ser controlada com

Saúde da Mulher Carne Verde – Moringa Oleífera

A Moringa Oleífera (Moringaceae),é uma planta originária da Índia e é considerada por botânicos e biólogos, um milagre da natureza.

Cuidado com a pele Óleo de Canela, os Benefícios Para a Pele

Para que a nossa pele se veja sempre bela, macia e saudável precisamos dar-lhe os cuidados adequados. Nesse sentido o

Dicas para cabelos Tratamentos Naturais para Cada Tipo de Cabelo

Todas sabemos que existem vários tipos de cabelos e cada um deles precisa de cuidados especiais, específicos para que estejam

Beleza da Mulher Use Sempre Água de Rosas em Casa

A água de rosas é altamente valorizada na indústria de cosméticos. Pode ser usada como tônico facial, além de complemento

Comentário Anônimo(opcional)

Comentário com seu Facebook
Existem 3 Comentários para a Dica "Benefícios da Mama-Cadela para Doenças da Pele"
Luiz Araújo Gonzaga

A) onde comprar estes produtos; b) serve para leucodermia?

Sergio Carvalho

Gostaria de saber como comprar este produto, minha filha tem despigmentação na pele. ela tem doze anos, gostaria de saber a dosagem que se pode dar para ela.

Rita De Cassia Frazao

Gostaria de saber ,meu marido é diabético, posso colocar a raiz na agua inglesa e ele tomar? obrigado