Benefícios da Mama-Cadela para Doenças da Pele

Benefícios da Mama-Cadela para Doenças da PeleMama-Cadela (Brosimum gaudichaudii), também conhecida por mamica-de-cadela, algodão-do-campo, amoreira-do-campo, mururerana, apé, conduru, inhoré (no Ceará) ou fruta de cera. Da família Moraceae, mesma do carapiá, dos Ficus spp., e de gêneros comuns na Mata Atlântica, como Sorocea que apresentam espinhos nas margens das folhas e espetam os pés de desavisados que andam descalços pela mata.

A Mama-cadela pode ser encontrada na forma de arbusto ou arvoreta, atingindo até 4m de altura, possui ramos tortuosos e latescentes, com folhas simples de consistência bem firme, com pecíolo (cabinho da folha) curto, face inferior aveludada, nervuras principais amareladas na face superior, a planta é monóica, ou seja, possui flores unissexuadas no mesmo indivíduo; as flores têm coloração verde-amareladas, são minúsculas, agrupadas na extremidade de pedúnculos pendentes das axilas das folhas, de maneira especialmente característica da espécie. Os frutos são drupas, compostas pelo desenvolvimento e fusão dos ovários das diversas minúsculas flores reunidas, coloração alaranjada, alcançando 3 cm de diâmetro, comestível ao natural ou na forma de sorvete e doces.

Planta muito utilizada pelas populações do Cerrado, como espécie medicinal contra gripes e bronquites, como depurativo do sangue e no caso de má circulação. A casca é comercializada em bancas de raizeiros da região.

Contém substâncias da classe das furocumarinas, que apresentam capacidade fotossensibilizante. As furocumarinas são utilizadas desde épocas remotas para o tratamento de doenças com sintomas na pele, tais como psoríese, hanseníase, vitiligo, leucodermia, micoses, dermatite e eczemas. O bergapteno, furocumarina encontrada em cascas, raízes e frutos verdes da mama-cadela, é um princípio ativo bem conhecido, sendo utilizado (em combinação com as vitaminas A, B1 e B6) no tratamento do vitiligo e outras doenças que causam despigmentação na pele.

Ainda que os estudos científicos a respeito dessa substância não estejam concluídos, de fato vem-se observando a repigmentação de áreas afetadas por vitiligo através do seu uso. Alguns laboratórios goianos, paulistas e do Distrito Federal estão elaborando comprimidos, extratos, tinturas, pomadas e cremes com base nesta planta, que é também recomendada em estado natural na forma de chás. Está entre as plantas citadas por 90% dos raizeiros, em um trabalho etnobotânico realizado na região de Goiânia.

Beleza e Saúde - Vitiligo
Matérias Relacionadas
Cuidado com a pele Vitiligo: Despigmentação da Pele

O vitiligo não é uma doença que afeta a pele com o aparecimento de manchas esbranquiçadas na mesma, que podem

Saúde da Mulher Carne Verde – Moringa Oleífera

Existem muitas plantas e alimentos que possuem propriedades muito benéficas para a nossa saúde e para o tratamento de doenças.

Cuidado com a pele Óleo de Canela, os Benefícios Para a Pele

Para que a nossa pele se veja sempre bela, macia e saudável precisamos dar-lhe os cuidados adequados. Nesse sentido o

Cuidado com a pele Benefícios do Bambu Para a Pele

Nossa pele precisa de cuidados diários para estar sempre saudável e bonita, além de prevenir condições que podem afetá-la. Entre

Dicas para cabelos Tratamentos Naturais para Cada Tipo de Cabelo

Todas sabemos que existem vários tipos de cabelos e cada um deles precisa de cuidados especiais, específicos para que estejam

Comentário Anônimo(opcional)

Comentário com seu Facebook
Existem 16 Comentários para a Dica "Benefícios da Mama-Cadela para Doenças da Pele"
Luiz Araújo Gonzaga

A) onde comprar estes produtos; b) serve para leucodermia?

Sergio Carvalho

Gostaria de saber como comprar este produto, minha filha tem despigmentação na pele. ela tem doze anos, gostaria de saber a dosagem que se pode dar para ela.

Rita De Cassia Frazao

Gostaria de saber ,meu marido é diabético, posso colocar a raiz na agua inglesa e ele tomar? obrigado

Marlene Braz Dos Santos

Gostei muito, tudo que fale sobe plantas, é de meu interesse. gosto das plantas. pois dependo delas para viver. trabalho com ervas e frutos do cerrado.

Nilza

Gostaria de saber como e onde comprar a tintura e o creme. tenho vitiligo (poucas manchas).

Janaina

Mandei manipular um creme de mama cadela na farmácia. eu moro em ribeirão das neves, aqui custou r$22,00 100 mg. meu filho está com suspeita de vitiligo, como esse creme é natural comprei e estou usando.

Susie

Oi janaína o creme que mandou manipular precisa de receita???

Arnaldo Leonardi

Tenho manchas brancas na pele, passei por muitos dermatologistas e não obtive resultado algum, pomadas e cremes caríssimos. mesmo assim não obtive resultado. fui aconselhado a passar a pomada (creme) de mamacadela, e estou aplicando a noite e tomando o líquido com água desse produto. li, que pode causar intoxicação no figado. a verdade é que estou desmotivado, pois não acredito que algo possa curar esse incômodo. o que podem me dizer na realidade sobre o assunto?

Graça

Adorei a reportagem!

João César Dos Santos

Oi, como eu consigo essa planta? minha esposa tem vitiligo, sou de são bento do sul - sc.

LuiZ Cesar Garcia

Gostaria de saber onde encontrar esses produtos.

Valmira

Meu irmão vai trazer pra mim a raiz. vou tomar o chá para reumatismo. lá na fazenda dele tem. já comi muito a frutinha quando eu morava lá na fazenda.

Carmen

Como faço para adquirir a mama cadela?

Carmen

Quero a pomada também, mas não estou encontrado. mama cadela.

Qcreusa

Quero comprar a pomada mama cadela, onde posso encontrar? quero para cura de melasma.

Nazare

Bom dia, há meses atráas a minha filha foi diagnosticada com vitiligo, andei atrás da pomada viticromin que é feita da planta mama cadela e obtive a resposta que o laboratório não fabrica mais. então consegui a pomada manipulada sem receita no site da oficina das ervas, minha filha começou a usar e estou notando que as manchas brancas estão adquirindo um tom rosado, moro na holanda e aqui a médica já tinha prescrito medicamento sem nenhum resultado. estamos confiantes! comprei os comprimidos de mama cadela, mas ela não utilizou, pois fiquei com medo já que ela tem 13 anos. espero ter ajudado. beijos.