Técnica de Drenagem Linfática Manual

Técnica de Drenagem Linfática ManualA Drenagem Linfática Manual (DLM) busca a ativação da circulação da linfa, mediante a estimulação dos vasos e gânglios linfáticos, o que facilita a eliminação do excesso de líquido intersticial. Chama-se drenagem e não massagem, porque suas manobras não amassam o tecido, mas o drenam.

A linfa é que transporta as substâncias que não são transportadas pelo sistema venoso, leva proteínas, resíduos metabólicos, gorduras de grande tamanho, fibrinogênio, glóbulos brancos, uréia, substâncias estranhas e bactérias.

O sistema linfático se encontra paralelo ao sistema circulatório e tem a mesma direção que a circulação venosa. A primeira coisa que faz é levar a linfa dos tecidos através dos capilares linfáticos, estes ao unirem-se formam os vasos linfáticos que transportam a linfa até os nódulos linfáticos onde é limpa de bactérias e se absorve uma parte do líquido.

Em seguida, a linfa depurada passa então para os vasos linfáticos que têm sua terminação no ponto denominado “termos” que se encontra na junção das veias jugular e subclávia no pescoço. Neste momento, a linfa passa a ser parte do sangue.

Existem diferentes métodos de drenagem linfática manual e os mais conhecidos são:

  • O método voder
  • O método Földi
  • O método Leduc

As manobras de drenagem linfática manual são suaves e muito delicadas, porque o que buscam é estimular a eliminação do excesso de líquido linfático acumulado na linfa.

A técnica de drenagem linfática manual se baseia em fazer chegar às áreas linfáticas saudáveis esse líquido nas áreas edemaciadas. Na sessão existem diferentes pontos importantes:

  • O preparo da paciente com um ambiente tranquilo e confortável.
  • Manobras para preparar os vasos linfáticos saudáveis.
  • Movimentos de drenagem.

Os movimentos importantes são dois: o de evacuação, que se concentra em evacuar a linfa da área edemaciada até os coletores e os vasos saudáveis; ​​e o de captação ou de reabsorção, que estimula a penetração da linfa nos vasos linfáticos na área do edema.

A sessão de drenagem linfática manual dura entre 40-60 minutos, é normal e importante que a paciente queira ir esvaziar a bexiga, este é um sinal de que a drenagem foi bem realizada.

Em alguns casos, é necessário o uso de ligaduras nos membros inferiores para criar uma contrapressão sobre os tecidos, a fim de evitar a ultra filtração dos capilares. A ligadura é utilizada quando o linfedema é macio e reduziu, por isso, é tão importante estabilizá-lo com as ligaduras.

A diferença entre a drenagem linfática manual e a acupressão é que as botas apenas drenam o líquido intersticial e não as proteínas.

Drenagem linfática manual
Matérias Relacionadas
Cuidado com a pele Drenagem Linfática

As massagens proporcionam muitos benefícios para a saúde a nível físico e mental, são consideradas extremamente relaxantes. Hoje falamos sobre

Beleza da Mulher A Drenagem Linfática com Terapia de Pressão Sequencial

A gordura localizada é a mais difícil de eliminar do organismo, além de dietas e exercícios muitas vezes precisamos recorrer

Saúde da Mulher Tratamento de Beleza – Massoterapia

A massoterapia é uma técnica bastante completa de massagem que podem proporcionar muitos benefícios para a beleza e saúde, embora

Maternidade Tratamentos Estéticos Para as Mães

Ser mamãe é o sonho de diversas mulheres e isso envolve uma série de alterações no organismo durante e após

Saúde da Mulher Celulite

A celulite é um problema que afeta praticamente todas as mulheres em algum momento de suas vidas e causa uma

Comentário Anônimo(opcional)

Comentário com seu Facebook
Nenhum Comentario para Dicas "Técnica de Drenagem Linfática Manual"