Por que Acordo com os Olhos Inchados?

Por que Acordo com os Olhos Inchados?O olhar é uma das maneiras de seduzir que toda mulher usa. Sem nenhuma dúvida, a área dos olhos é muito delicada e por este motivo existem diversos produtos de beleza, cada um para um problema específico. As bolsas sob os olhos e as olheiras são as maiores preocupações das mulheres, porém um outro problema muito comum são as pálpebras inchadas ao acordar.

Quando você acorda de manhã e olha no espelho suas pálpebras estão inchadas te dando uma aparência de cansaço extremo, não muito saudável. Muitas vezes isto acontece devido às noites mal dormidas.

Mas existem outros fatores, como: dieta mal equilibrada, com muito sódio que causa a retenção de líquidos; o nervosismo que afeta negativamente a face; dormir com maquiagem, principalmente sombra; alterações hormonais e a idade.

Normalmente a circulação linfática diminui durante o sono, o que facilita o acúmulo de líquidos nos tecidos esponjosos das pálpebras inferiores, onde a pele é bem mais fina do que em outras partes do corpo. Este acúmulo e uma leve retenção de secreção lacrimal produzem o inchaço das pálpebras. Geralmente o inchaço desaparece quando levantamos, pois a circulação da linfa é restaurada.

Mas o que fazer a curto prazo?

• Tome vários copos de água durante o dia. Os olhos tendem a inchar devido á retenção de líquidos, causada pela alta concentração de sal na área ao redor dos olhos. Observe que quando você come algo salgado ou chora antes de dormir vai acordar com os olhos inchados. Beber bastante água ajuda a drenar a área e diminuir o inchaço.

• Se você amanhecer com os olhos inchados, tome bastante água durante todo o dia para se manter hidratado.

• Evite qualquer substância que tem o poder de desidratá-la como o álcool e a cafeína.

• Faça uma compressa fria nos olhos. O inchaço nos olhos é um acúmulo de líquidos nos tecidos em torno deles e assim como outros edemas podem ser reduzidos com compressa fria este também pode. Você pode usar rodelas de pepino, pois elas tem o formato e o tamanho perfeito para os olhos e servem para reduzir temporariamente o inchaço. Deite e coloque as fatias sobre as pálpebras durante 15 minutos. Se possível assim que as fatias esquentarem devido o contato com os olhos, troque por outras. Assim por diante até completar 15 minutos.

• Se você não tem pepino em casa, umedeça alguns saquinhos de chá e coloque no congelador por 15 minutos. Em seguida, deite-se e coloque os saquinhos sobre os olhos por 15 minutos.

• Se você ainda não tiver saquinhos de chá em casa, use colher de sopa de metal ou inox. Coloque 2 colheres no congelador e depois coloque a parte traseira em cima dos seus olhos.

• Faça uso de um adstringente para os olhos. Umedeça duas bolas de algodão com o adstringente e coloque sobre os olhos fechados. Deixe-o agir por cerca de 10 minutos . Em seguida retire as bolas de algodão e lave o rosto.

• Se você quiser um adstringente natural, nada melhor que a batata ralada. Rale uma batata fresca e coloque sobre os olhos por 15 minutos. Depois enxágue.

• Morangos fatiados também ajudam a relaxar e suavizar a pele.

• Faça exercícios para aumentar a circulação, pois com isto você fará com que os líquidos se movimentem no seu corpo, impedindo assim o acúmulo. Se você tiver tempo pode ser uma corrida, ioga ou mesmo uma caminhada.

Mas o que fazer a longo prazo?

Dormir melhor: Você deve dormir o suficiente para recompor suas energias. Se os seus olhos estão inchados durante todo o dia, pode ser que você esteja dormindo pouco. Ou que a qualidade do seu sono não esteja legal. O inchaço sob os olhos é um sintoma fundamental e comum devido às noites mal dormidas. Nosso corpo pede um descanso, um sono tranquilo, com duração de 7 a 8 horas por noite.

Eleve sua cabeça ao dormir. Não é raro acordar com os olhos inchados e quando você levanta o líquido que está acumulado sob os olhos logo saem devido a força da gravidade. Para reduzir isso, você pode usar um travesseiro extra.

Evite dormir de barriga para baixo. Esta posição só ajuda no acúmulo de líquidos sob os olhos.

Se você tem o costume de dormir somente de um lado. Você vai acordar com um dos olhos mais inchado do que o outro. Tente mudar de lado ou durma de costas.

Trate seu rosto com todos os cuidados possíveis. A pele ao redor dos olhos é bastante frágil e pode enrugar ou sofrer danos se tratá-la de qualquer maneira. Por isso procure usar produtos químicos que só trazem benefícios para esta região. Trate-a com muito carinho. Não esqueça de rever sua rotina diária!

Não utilize produtos químicos fortes para lavar o rosto. Em vez disso lave-o com produto próprio que seja delicado e suave. Preferivelmente sabonete neutro.

Não esfregue e nem limpe a maquiagem dos olhos. Use um demaquilante para que a maquiagem saia facilmente.

• Por favor! Nem pense em esfregar esse local com uma toalha. Lave suavemente seu rosto com água e seque-o somente fazendo uma leve compressão.

• Use hidratante em suas pálpebras e ao redor dos olhos.

Cuide de suas alergias. O inchaço dos olhos comumente são causados pelas alergias, que causam inflamações no seu rosto e propiciam o acúmulo de líquidos nas pálpebras. Você notará uma grande diferença se você tratar as alergias causadas pelas estações climáticas. A homeopatia é uma boa opção.

Procurar um médico alergista é sempre bom.

Deixe sua casa livre da poeira, pelos de animais e outros alérgenos. Mude os filtros do ar condicionado com regularidade e lave suas roupas de cama e cobertas frequentemente.

Faça mudanças saudáveis na sua dieta. Se você costuma comer alimentos salgados na hora do jantar, não os coma. Isto é uma das maiores causas de inchaço ao redor dos olhos, por que o sal faz com que o seu corpo retenha líquido. Se você for dormir depois de ter comido alguma coisa com muito sal, todos os dias, com o passar do tempo a pele sob seus olhos afrouxará e ficará constantemente inchada, isto é, com excesso de líquido.

Novos hábitos devem ser adquiridos para evitar olhos inchados ao acordar

Sal? Reduza o máximo que puder. Evite alimentos industrializados que são ricos em sódio.

Não coma fora frequentemente, pois você não poderá controlar a quantidade de sal. Em restaurantes e lanchonetes o uso do sal é maior do que você pensa.

• Em seu lanche coma bananas e uvas passas já que estes têm a função de atenuar a retenção de líquidos.

Coloque em sua alimentação o repolho e o suco de cranberry. Ambos têm efeito diurético, ajudando assim a eliminação de líquidos. Não tome cafeína mesmo que seja um diurético, o seu consumo vai interferir na sua capacidade de dormir e poderá trazer de volta o inchaço.

Reduza ao máximo a ingestão de bebida alcoólica, pois o álcool faz com que o nosso organismo retenha líquido, principalmente na face e também pode causar desidratação. Limite a ingestão de álcool para uma a duas vezes por semana. E também no máximo dois tipos. Tomar mais do que isso, ou seja, todos os dias fará com que a região dos seus olhos se torne flácida.

• Procure um médico para você ter certeza que não tem nenhum problema a mais. Muitas vezes olhos inchados é um efeito secundário de algum problema físico. Fazer o diagnóstico com seu médico pode ser uma ótima saída. Existem algumas condições que normalmente levam ao inchaço dos olhos:

  • Alergias.
  • Gravidez.
  • Mononucleose, também conhecida como doença do beijo. Os olhos inchados podem ser um sintoma precoce da infecção.
  • Condições médicas mais graves.
  • Alterações hormonais do ciclo menstrual.
  • Medicamentos: o inchaço pode ser devido ao efeito colateral do uso de determinadas drogas.
  • Dermatites: a pele sensível é mais fácil de inchar em resposta a algum agente irritante.

Quais as soluções permanentes?

Aceitar o seu problema: se você for ao médico, e ele te dizer que não existe problema nenhum, provavelmente só pode ser questão de estética. E geralmente é normal quando vai chegando a idade avançada. Muitas vezes não há nenhuma razão para o inchaço. Aprenda chamar a atenção para outros atrativos que com certeza você tem: seu cabelo, seus olhos, sua boca ou mesmo sua maneira de ser e de levar a vida.

Cirurgia: A cirurgia das pálpebras tanto inferiores quanto as superiores é chamada blefaroplastia. Que nada mais é que a retirada dos depósitos de gordura ao redor dos olhos. Em seguida faz-se tratamento a laser na pele. O resultado agrada bastante, pois a pele fica mais lisa e reduz o inchaço permanentemente. É uma cirurgia cara, por volta de R$ 10 mil reais. A recuperação deve ser levada a sério. É claro que se você resolver optar pela cirurgia, deve buscar um médico especialista na área, uma clínica idônea também é necessário. Procure na internet informações sobre a clínica, pessoas que já fizeram esta cirurgia. Todas as informações são necessárias e fundamentais. Não se arrisque!

Principais dicas que você não pode esquecer

• Massageie a zona ao redor dos olhos para que haja a circulação dos líquidos.
• Pegue um tecido úmido coloque no congelador por 20 minutos e coloque sob os olhos.
• Beba muita água antes de ir dormir e ao levantar-se.

Advertências

• Não aplique gelo ou água extremamente gelada diretamente sobre a pele ao redor dos olhos por muito tempo. Deve ser apenas 2 segundos.

• Cuidado ao usar um produto de beleza pela primeira vez mesmo que seja caseiro. Caso dê alguma reação pare de usá-lo imediatamente e procure um médico dermatologista.

Make para Olhos Inchados
Matérias Relacionadas
Cuidado com a pele Cuidados Com a Área ao Redor dos Olhos

A área ao redor dos olhos costuma ser a primeira a apresentar os sinais de envelhecimento, além de sofrer com

Beleza da Mulher Olhos Inchados

Os olhos inchados e as olheiras são problemas muito anti-estéticos quenos fazem ter a aparência de um olhar mais cansado

Beleza da Mulher Olheiras e Bolsas sob os Olhos

As olheiras e bolsas sob os olhos não apenas te deixam como uma aparência cansada e doente, como também te

Beleza da Mulher Olhos – Áreas Sensíveis

A área dos olhos apresenta uma pele mais fina e frágil, portanto, precisamos lhe oferecer alguns cuidados específicos para evitar

Beleza da Mulher Dicas para que o Cansaço e o Estresse não Sejam Notados nos Olhos

Sabemos que o rosto cansado fala mais do que palavras. Por isso fique atenta aos conselhos para que o cansaço

Comentário Anônimo(opcional)

Comentário com seu Facebook
Existem 5 Comentários para a Dica "Por que Acordo com os Olhos Inchados?"
Marcia

Nossa fiquei impressionada pois tenho os olhos inchados. obrigado pela dica

Raquel

Qual a melhor maneira de evitar o inchaço, tenho já faz um tempinho, acredito que a maior parte pode ser devido ao sono, porém isso não consigo controlar devido ao meu trabalho, cedo! o que posso fazer?

Gonçalves

Obrigado pelas informações bem completas. eu estou tendo este problema, acho que é por dormir pouco, ter um travesseiro baixo e Às vezes beber antes de dormir, vou corrigir! obrigado!

Anonimo

Essas dicas são ótimas, vou fazer tudo isso e ver o resultado.

Thayssa Pinheiro

Eu acordo às vezes de olhos inchados, o que posso fazer?