Piercing no Umbigo: Está Infectado?

Piercing no Umbigo: Está Infectado? O piercing no umbigo é fabuloso, mas apenas faça-o se cuidar corretamente porque é importante evitar e tratar as infecções nesta área.

O piercing no umbigo envolve a perfuração da pele, portanto se corre o risco de uma possível infecção. Este problema pode ser causado por vários fatores, por isso é preciso aprender sobre as medidas de prevenção e cuidados adequados antes de fazer o aro.

É muito comum que um piercing no umbigo se infecte e isto é principalmente provocado pelos cuidados inadequados. Também existe outro ponto importante, que é que o piercing seja feito por um perfurador capacitado, já que este sabe exatamente onde e em que profundidade fazer a perfuração de modo que haja o mínimo de risco de infecção, sangramento e danos nos nervos.

Sinais de um piercing infectado

– Dor na área de perfuração quando tocada ou inclusive quando não se está tocando a área. Esta dor pode ser aguda ou constante, e a área pode chegar a ter a cor vermelha e ver-se irritada.

– Sensação de ardência ao redor do aro do umbigo e uma coloração vermelha da pele ao redor da perfuração.

– Inchaço na área perfurada.

– Uma secreção viscosa de cor amarela esbranquiçada ou esverdeada. Este é um claro sinal de infecção como a presença de pus.

– Desenvolvimento de pequenas bolsas de pus ao redor da entrada ou saída da perfuração.

– Os abscessos também podem ser formados e, se não forem tratados, podem ser fatais.

– Cabe destacar que não existe nenhuma maneira que um umbigo infectado possa passar despercebido, já que o seu corpo dará sinais de que algo está errado e é aí que você precisa tomar providência.

Como prevenir e tratar uma infecção no piercing do umbigo

A partir da data da perfuração e durante os 6 meses posteriores, é necessário:
Limpeza da área da perfuração, várias vezes por dia com uma solução salina para assegurar que não existem bactérias que entram em contato com a pele perfurada. Suor, água suja, dedos sujos, tudo pode ser uma fonte de contaminação para o piercing no umbigo, então se certifique de limpar a área muitas vezes e muito bem.

Não toque a área perfurada sem lavar as mãos com sabonete antibacteriano.

Não retire o aro. Se infectado, você deve ir ao médico e deixá-lo determinar se é necessário retirar o piercing, porque quando você retirá-lo a perfuração se fechará e o pus pode causar uma infecção, pior ainda, já que está fechado dentro da pele.

Aplique uma pomada antisséptica para eliminar as bactérias que entram em contato com a pele perfurada. Não coloque muito produto, como a pele pode absorver o excesso de creme isso pode contribuir para o desenvolvimento de bactérias.

Mova, lentamente o piercing para cima e para baixo para que o creme penetre e limpe qualquer excesso de medicamento com um pano macio e limpo.

Se for formado pus é necessário ir ao médico, pois pode ser necessário tomar antibióticos.

O tipo de perfuração também pode ser uma causa de infecção, portanto sempre escolha aqueles que são feitos a partir de aço cirúrgico ou titânio, já que são os mais tolerados pela pele.

Escolha piercings simples e certifique-se de que a perfuração seja do tamanho adequado, porque os aros vêm em diferentes tamanhos.

Piercing ? Eu tenho + Cuidados
Matérias Relacionadas
Beleza da Mulher Os Piercings

Algumas pessoas gostam de dar um toque diferente na sua aparência através da colocação de piercings. Mas você precisa estar

Maternidade Como Prevenir Infecções de Ouvido no Bebê

As infecções de ouvidos são uma verdadeira dor de cabeça para os pais e causam muito desconforto e dores para

Beleza da Mulher Pedicure Profissional com Segurança

A pedicure faz parte dos cuidados com os nossos pés e inclusive para que eles estejam sempre bonitos. Mas precisamos

Beleza da Mulher 5 Riscos da Depilação Genital Total

Apesar de ser moda a depilação genital total, é importante antes de realizá-la conhecer os benefícios e os riscos, pois

Saúde da Mulher Tricomoníase, Uma Doença Sexualmente Transmissível Pouco Conhecida

Existem muitos tipos de DSTs e todas nós conhecemos algumas formas de nos proteger contra estes. Mas hoje vamos falar

Comentário Anônimo(opcional)

Comentário com seu Facebook
Existem 2 Comentários para a Dica "Piercing no Umbigo: Está Infectado?"
Leonor Santos

Fiz um piercing no umbigo há cerca de um mês e agora tenho ao redor do umbigo a pele bastante irritada e vermelha. e está saindo um líquido oleoso. o que posso fazer? saberia me dizer?

Amanda Vieira

Olá, bom dia! fiz meu furo no umbigo há pouco mais de um mês e quinze dias. não tive dor forte, pus amarelado, escuro ou esverdeado, apenas vermelhidão nos primeiros dias. após isso nos dias recente quando fui limpar durante o banho reparei que está saindo uma salmoura (tipo um sangue ralo), sem dor e com pouca vermelhidão. isso indica que pode estar inflamado ou inflamando? ou é apenas um processo normal da cicatrização, já que não tem dor, nem nenhum pus com odor ou aspecto escuro. aguardo uma resposta, agradeço desde já! amanda.