Mitos e Verdades da Medicina Estética

Mitos e Verdades da Medicina EstéticaQuando se trata de beleza existem “verdades” que são verdadeiras armadilhas. Quem já não foi em uma clínica de estética onde prometem resultados milagrosos? Dizem que em oito sessões você pode ter um novo corpo, cura as suas celulites e assim vai. Aqui estão alguns dos mitos mais populares:

Do milagre à realidade, há uma grande diferença. E se falamos em medicina estética, muitas são as promessas feitas, mas… Quantas são verdadeiras? O que está por trás desses anúncios de “corpos perfeitos, sem celulite em tempo recorde”? Um por um, os seis mitos mais ouvidos em clínicas e a verdade por trás deles.

Em oito sessões de medicina estética os resultados são alcançados.

FALSO: Não é a mesma situação: uma paciente que tem um excesso de peso de 30 quilos e uma paciente com adiposidade localizada. Em tais casos, 8 sessões em uma pessoa não pode dar o mesmo resultado que na outra. Não se pode dizer, sob nenhum ponto de vista que, em oito sessões uma paciente pode ser curada de um problema estético corporal.

Cada paciente é um caso diferente, com hábitos diferentes, pesos diferentes e causas diferentes, por isso não se pode dizer em quanto tempo pode-se resolver um problema, por exemplo, um problema de celulite quando sabemos que é um problema crônico. Sim, se pode afirmar que, desde a primeira sessão, a paciente já pode notar uma mudança na textura do seu corpo, mas não se pode prometer que em determinada quantidade de sessões removeremos seu excesso de peso ou outro problema.

Uma rotina de exercícios constante é suficiente para um corpo perfeito.

FALSO: É necessária e muito saudável a prática de exercícios, mas não o suficiente para manter um corpo perfeito. Nós podemos fazer horas de exercícios numa academia, mas se isso não for acompanhado de dieta adequada para cada paciente, isto fará com que você engorde.

Além disso, a ideia de “corpo perfeito” é subjetiva: o que para alguns é um corpo ideal, para outros não é. O “corpo perfeito” é o que mantém a paciente saudável dentro do seu peso ideal e com valores laboratoriais normais. Tenha cuidado ao usar este termo, pois pode ser tomado como um modelo para ser feliz por muitas e terminam num quadro de anorexia ou bulimia.

A celulite não se elimina.

VERDADEIRO: A celulite é uma enfermidade crônica devido a muitos fatores. Os mais importantes são os transtornos na microcirculação, problemas hormonais, dérmicos e de hábitos alimentares e exercício. É uma patologia que se apresenta em vários graus ou estágios e se não tratada, com o passar do tempo, vai se agravando. Infelizmente não há cura, mas podemos deter e reverter o processo da enfermidade. Em síntese: você pode parar o seu avanço e pode reverter o grau de celulite, mas não a cura definitiva.

A toxina botulínica (Botox) preenche o rosto.

FALSO: São muitos os casos em que as pacientes confundem preenchimentos faciais com a toxina botulínica (comumente chamado de Botox). Esta toxina não preenche e tão pouco provoca esses lábios volumosos que podem ser vistos em algumas famosas. A toxina botulínica atua sobre a placa neuromuscular, provocando o relaxamento muscular e removendo as rugas de expressão, porém nunca preenchendo.

Na medicina estética ela é utilizada para reduzir as rugas e noutros campos da medicina, como na neurologia a utilizam nos casos de paralisia facial, torcicolo congênito, dores de cabeça e, em oftalmologia, para tratar o estrabismo. Mas em nenhum momento a toxina botulínica é tida como material de preenchimento.

Banho com água muito quente piora a celulite.

VERDADEIRO: Os banhos de imersão ou duchas muito quentes provocam uma vasodilatação significativa ajudando a acumulação de edema, ou seja, líquido no espaço intersticial, estancando a linfa. Isso não ajuda a eliminação de toxinas. A água deve ser temperada, e especialmente em pacientes que tenha varizes.

Todos os preenchimentos são notados e realçam o seu rosto.

FALSO: Os preenchimentos faciais colocados respeitando a expressão das pacientes não chegam a ser desagradáveis. Está no médico colocar um freio quando a paciente pede mais volume onde não ficará esteticamente correto.

Não existe no mercado um preenchimento facial que dure para sempre. Os preenchimentos nobres tem uma duração de 1 ano e 6 meses, dependendo da marca do produto. O que chamamos de gordura autóloga, auto-enxerto ou lipoenxertia é quando é colhida gordura da própria pessoa através de lipoaspiração e injetado no local que a paciente desejar. Neste caso a durabilidade vai depender da idade da paciente e do estilo de vida que leva.

Por isso, fique de olho! Obtenha todas as informações necessárias antes de fazer qualquer procedimento.

Mitos e Verdades
Matérias Relacionadas
Beleza da Mulher Vantagens e Desvantagens da Toxina Botulínica Tipo A ( Botox )

Todos já ouvimos falar sobre o Botox e sua utilização para a medicina estética. Mas hoje queremos contar um pouco

Cuidado com a pele Lifting sem Cirurgia

É inevitável o aparecimento dos sinais do envelhecimento com o passar dos anos, mas existem diferentes tratamentos que podem nos

Beleza da Mulher Exercício para Combater a Celulite nas Pernas e Nádegas

As celulites são uma grande preocupação estética das mulheres e como já sabemos não existem tratamentos para eliminá-las por completo,

Saúde da Mulher Sudorese (Transpiração) Excessiva, Causas e Tratamentos

O problema de sudorese excessiva é muito comum e causa muito desconforto e sofrimento para a pessoa que sofre. O

Beleza da Mulher Como Eliminar as Celulites em 10 Minutos Diários

Todas nós desejamos nos ver livres das antiestéticas celulites e isso é possível de muitas maneiras. Hoje vamos te ensinar

Comentário Anônimo(opcional)

Comentário com seu Facebook
Existe 1 Comentário para Dica "Mitos e Verdades da Medicina Estética"
Lidyane

Olá, minha querida, espero que esteja tudo bem contigo! por gentileza, sabe me dizer se posso aplicar os cremes de tratamento anti-idade, aqueles que se referem à aplicação durante à noite; assim que anoitecer posso aplicar, ou seria o ideal antes de dormir? pois já li que os produtos agem melhor quando estamos dormindo...