Maquiagem com Silicone: Mitos e Riscos Para a Pele

Maquiagem com Silicone: Mitos e Riscos Para a Pele

Uma grande quantidade de produtos de beleza disponíveis no mercado, inclui também uma grande variedade de ingredientes mais ou menos naturais, com os quais estes são elaborados. Um dos mais comuns e utilizados em todos os tipos de maquiagem é o silicone e devido a sua má reputação gera um monte de dúvidas sobre se é ou não bom para a pele.

Existe o temor de que a maquiagem com silicone possa obstruir a pele e não a deixar respirar quando se encontra em maquiagens e, por isso, às vezes é tão rejeitado. A verdade é que os silicones são parte da maioria dos produtos modernos (não dos orgânicos ou ecológicos) e é quase inevitável que existam nas fórmulas. Para esclarecer todas as dúvidas a respeito, propomos neste artigo revelar tudo o que se refere aos silicones.

O que são os silicones e como identificar as maquiagens que os contêm

Os silicones são polímeros inorgânicos à base de silício e são encontrados em praticamente todos os produtos cosméticos. Principalmente nas pré-bases ou bases de maquiagem porque sua função é deixar a pele mais suave e macia. Também ajudam a minimizar as imperfeições, criando uma ilusão de ótica no rosto que parece uma porcelana.

Também protegem do frio que às vezes queima e resseca a pele. Existem também silicones em produtos para o cabelo que servem para dar maciez e brilho.

Os silicones que podem conter um cosmético sempre aparecem em seus componentes. Quase todos terminam em cone, conol e xane.

Por exemplo: Cyclomethicone, ciclopentasiloxano, Amodimethicone, Dimethicone, Dimethiconol, Siloxane, Syclohexasiloxane, Dimethicone copolyol, Cetyl dimethicone, Phenyl trimethicone.

Também existem outros tipos de silicones que são solúveis em água. Isso é que ao serem lavados não deixam traços na nossa pele. Estes se distinguem, porque eles têm, normalmente, o prefixo PEG na frente do composto.

Eles são os melhores, já que é muito fácil retirá-los da pele. Embora haja exceções, como estes compostos que são solúveis e não têm este prefixo: Cetyl dimethicone copolyol, Dimethicone copolyol, Behenoxy dimethicone sparingly, Hydrolyzed Wheat Protein Hidroxypropyl polysiloxane, Lauryl methicone copolyol.

Silicones: Como parece a sua pele

“Os silicones sufocam a pele, obstruem os poros e, eventualmente, aumentam o seu tamanho”, é o que mais se escuta quando se trata deste assunto.

A principal função dos poros é a secreção de lipídeos e toxinas do suor que o corpo não precisa. Se os poros são obstruídos, a gordura se acumula ali e se vêm sujos. Por isso, muito mais dilatados.

Os silicones que contêm as maquiagens, não são absorvidos nem penetram na pele, mas permanecem sobre a superfície desta e devem ser removidos para que não se acumulem nos poros.
Com tanta polêmica, a indústria tem se especializado criando toda uma nova geração de silicones que não resultam oclusivos para a pele e que são eliminados facilmente bastando apenas lavar o rosto.

Enquanto isso ajuda os cosméticos a minimizar as rugas ou os poros e deixam a pele muito mais uniforme. Estes silicones solúveis são os melhores e são os que você tem que procurar entre os componentes de uma maquiagem.

Tudo o que utilizamos, sempre pode e deve ser removido com um bom demaquilante ou limpeza facial. Esta rotina é a que previne qualquer reação indesejável na pele. Você tem que praticá-la todos os dias e não se preocupar tanto com os silicones.

Os silicones não são nocivos se utilizados em produtos de boa qualidade e em seguida, se limpe a pele. Apenas podem ser contra-indicados em pessoas muito sensíveis e para elas existe toda uma linha de cosméticos naturais que não os contém.

como aumentar os seios
Matérias Relacionadas
Saúde da Mulher Alergia a Cosméticos

Existem diversos tipos de alergias que podemos sofrer, entre elas destacamos a alergia cosméticos. Geralmente se manifesta na pele e

Beleza da Mulher Dicas e Produtos para Parecer mais Jovem com Maquiagem

Toda mulher gosta de usar a maquiagem para estar sempre mais bela. Com o passar dos anos a maquiagem também

Cuidado com a pele Como Reduzir os Poros

Muitos fatores podem dificultar o fechamento dos poros da pele o que pode causar diversos transtornos. No artigo de hoje

Cuidado com a pele Os Perigos da Maquiagem Barata e sem Controles

Que mulher não gosta de se maquiar e se deliciar comprando a sua própria maquiagem? Todas nós gostamos, mas é

Cuidado com a pele Como Limpar os Poros Dilatados

Os poros dilatados são um irritante problema estético precursor da acne e outras condições da pele. Para tratá-los é necessário

Comentário Anônimo(opcional)

Comentário com seu Facebook
Nenhum Comentario para Dicas "Maquiagem com Silicone: Mitos e Riscos Para a Pele"