Cuidar e Prevenir Lábios Rachados

Cuidar e Prevenir Lábios RachadosOs lábios são uma parte do rosto muito sensível a todos os tipos de fatores, sejam climáticos, de alimentação ou derivados dos produtos que usamos.

Geralmente expressa sua falta de saúde sob a forma de fissuras e descamações que causam irritação ou queimadura, razão pela qual requerem cuidados muito especiais para que esta área tenha uma boa aparência, saudável e não como um sinal de desconforto.

Cuidar dos lábios faz com que o rosto tenha uma aparência saudável, fresca, sem sinais de maus tratos. Além disso, permite que a maquiagem dos lábios penetre melhor, dure mais tempo e assim enquadre um belo sorriso. Existem muitas maneiras de tratar os lábios quando estão ressecados ou rachados e também muitas outras maneiras de evitar esses estados.

A pele dos lábios é cinco vezes mais fina do que as outras partes do rosto e por isso eles são tão sensíveis.

Fatores que podem causar lábios rachados:

  • Ambiente seco, seja pelo tempo ou pela ação de ares condicionados ou aquecedores.
  • Frio e vento.
  • Falta de hidratação.
  • Exposição desprotegida ao sol.
  • Como consequência de doenças (febre, mal estar estomacal, etc.).
  • Alergia ou reação mediante algum produto de higiene ou cosmético.
  • Alimentos picantes.
  • Falta de vitaminas.

Os sintomas da pele ressecada nos lábios

Como a pele desta área é muito fina, tem um tom rosado muito claro que indica que os vasos sanguíneos estão muito próximos da superfície. Assim, muito mais expostos a todas as agressões.

Além disso, os lábios não possuem glândulas sebáceas, que os tornam incapazes de produzir os óleos naturais como faz o resto da pele.

É normal que os lábios comecem com uma sensação de aperto, secura e talvez uma aparência um pouco vermelha. Então, se não forem tratados precocemente começam a descascar, a ter rachaduras e, em alguns casos mais graves, aparecem ferimentos pequenos com sangramento e inchaço na área. É também muito propenso que se torne infectado, porque é uma ferida aberta. Aqui, então, a única forma de curá-los é consultando um dermatologista, que irá recomendar cremes com corticóides e bactericidas.

Como evitar os lábios rachados

Todo o cuidado com a área dos lábios parte de uma correta hidratação. O consumo diário de pelo menos 2 litros de água vai ajudar muito a pele a parecer hidratada e com uma boa cor.

Então, devido às agressões do meio ambiente, é necessário sempre extra-hidratar a área através de manteiga de cacau, brilhos labiais ou óleos especialmente concebidos para este cuidado da pele. A sua função principal é a de fornecer a umidade necessária para substituir a perda dos óleos naturais e também proporcionar uma camada protetora que os mantém hidratados por mais tempo contra os agentes hostis.

Existem vários produtos no mercado desenvolvidos para diferentes tipos de ressecamento, levando em conta o tipo de pele da pessoa (a pele seca requer hidratação constante). O seu uso evitará que se desenvolvam vários tipos de infecção.

Os produtos específicos para esse mau

Effet Parfait de L’bel: ideal para ter sempre na carteira, este bálsamo suave é elaborado a partir de ingredientes naturais, como manteiga de karité e extrato de algas que devolvem o conforto e a elasticidade aos lábios. Sua oleosidade atua como uma camada protetora que os protege das agressões externas e também possui FPS 18.

Se os lábios já estão um pouco ressecados, este produto age para curá-los e restaurar a hidratação necessária.

Protetor labial com cor de Mary Kay: uma fórmula diferente porque possui cor e proteção. É enriquecido com ingredientes botânicos como o óleo de jojoba e a manteiga de karité que proporcionam alívio e hidratação. Também têm antioxidantes, como as vitaminas A e C, que ajudam a neutralizar os radicais livres (principais geradores de rugas) e proteção contra os raios ultravioletas A e B, FPS 15.

Está disponível em seis tons de marrom, rosa e pêssego, com textura hidratante, mas leve que não se sente pegajosa.

Outras Dicas

  • Uma deficiência de vitamina B ou ferro, pode originar a descamação dos lábios. Portanto, devem ser incluídos na dieta diária.
  • Os lábios rachados e com feridas abertas, são presa fácil para as bactérias e fungos que complicam muito mais essa condição.
  • A saliva resseca os lábios porque contêm algumas enzimas que ajudam a destruir os alimentos na digestão, então ao passá-la sobre os lábios a gordura natural que os protege desaparece. Por isso, não é conveniente molhá-los com a saliva.
  • A vaselina é um bom hidratante labial, embora não contenha ingredientes ativos ou descongestionantes, nem protetor solar, sempre serve.
  • Esfoliar os lábios uma vez por semana ajuda a remover qualquer resíduo e regenerar a pele melhor.

Finalmente, sempre antes de pintar os lábios, aplique sobre eles um pouco de hidratante como uma base para torná-los suaves e protegidos. Além disso, isso serve para que o batom penetre com mais facilidade e se prolongue a sua duração.

 

Lábios rachados ou ressecados!
Matérias Relacionadas
Beleza da Mulher Dicas para Lábios Secos

A pele dos nossos lábios é bastante sensível e por diversas razões eles podem se tornar ressecados ou rachados. Algumas

Beleza da Mulher Como Evitar Lábios Ressecados no Inverno

Durante o tempo seco a sua pele pode sofrer com o ressecamento, especialmente a pele dos lábios por ser muito

Cuidado com a pele Cuidados para Pés Rachados e Ressecados

A pele é o maior órgão do corpo humano e o que mais fica exposto e é afetado pelos agentes

Beleza da Mulher Benefícios da Vaselina para te Deixar mais Linda

A vaselina é uma substância muito comum e fácil de ser adquirida, muitas vezes temos em casa e não sabemos

Beleza da Mulher O Sonho da Boca Perfeita

A pele sensível dos nossos lábios sofre com a exposição constante aos agentes externos, especialmente durante o inverno. Mas com

Comentário Anônimo(opcional)

Comentário com seu Facebook
Nenhum Comentario para Dicas "Cuidar e Prevenir Lábios Rachados"