Beleza Racista: A Nova Obsessão Pelos Cremes Branqueadores

Beleza Racista: A Nova Obsessão Pelos Cremes BranqueadoresO excesso de anúncios de produtos branqueadores alimenta cada dia mais essa busca desenfreada por uma pele mais clara em nome da beleza, que às vezes beira um racismo em relação às pessoas negras. Embora muitas pessoas busquem as praias para ganhar um bronzeado, outras pessoas se dobram aos produtos estéticos com a promessa de uma pele mais clara. Isso ocorre em abundância nos países onde normalmente a pele já é mais escura, como no caso da Índia.

Entre as propagandas mais polêmicas que já se viu, se encontra o anúncio da filial da multinacional Unilever da Tailândia de uma marca de creme branqueador. Depois de muitas manifestações, foi tirada de circulação juntamente com um pedido de desculpas.

Nesta propaganda, uma universitária com a tez mais escura, usando o uniforme universitário, que era uma saia ou calça comprida azul escura e uma camisa branca, não sabe responder como ficar mais linda. Nisso entra outra estudante com tez mais clara anunciando o produto: “Citra 3D”. A publicidade incluía uma quantia de cerca de 6.000 reais para que as pretendentes do concurso enviassem uma foto com uma loção branqueadora Citra 3D nas mãos.

Infelizmente na Ásia, a pele mais clara é um sinal de superioridade, pois a pele escura está frequentemente ligada ao sol forte, trabalho braçal e à lavoura de arroz.

“Você pode ter, em quatro semanas, uma pele mais clara nas partes íntimas”, diz o slogan de um anúncio de creme de clareamento para garantir às mulheres mais sucesso com os homens, caso se tenha a pele mais branca na área genital.

Esta tendência não é só exclusividade das mulheres, também existem cosméticos masculinos e bebidas que prometem pele mais clara.

A indústria desses produtos que prometem branquear a pele fatura milhões e que cresce em média de 10% a 15% ao ano, principalmente no Oriente Médio e no leste da Ásia.

Na Tailândia as autoridades têm dificuldade em proibir a venda ilegal destes produtos clareadores que contêm mercúrio, que potencialmente é um veneno, mas reduz a melanina. O uso do mercúrio em medicação mesmo em cremes pode levar à falência renal e danos irreversíveis do fígado.

Essa busca desenfreada por uma beleza que passa a ser artificial diante de tantos produtos que se dizem miraculosos, de tanto Photoshop, as propagandas tem extrapolado e levado às pessoas a uma verdadeira obsessão em busca dessa “beleza”.

Beyoncé com a pele branca causa polêmica
Matérias Relacionadas
Beleza da Mulher Conheça seus Olhos para Maquiá-lo

Os olhos são um aparte importante no momento de fazer a maquiagem e para conseguir que ela fique perfeita realçando

Beleza da Mulher Maquiagem para os Olhos, Segundo o tom de Pele

Os olhos são uma parte do rosto que as mulheres gostam muito de destacar no momento de se maquiar. para

Beleza da Mulher Maquiagem para Olhos Grandes

A maquiagem é uma forma de realçar a nossa beleza e quando se trata dos olhos, nada melhor do os

Beleza da Mulher Sombra Acabamento Perfeito Aos Seus Olhos

A sombra de olhos é uma parte importante da maquiagem, já que muitas vezes as mulheres desejam realçar o seu

Beleza da Mulher Como Combinar Blush e Batom

No momento de se maquiar é importante fazer combinações que valorizem o seu rosto e te deixem ainda mais bela.

Comentário Anônimo(opcional)

Comentário com seu Facebook
Nenhum Comentario para Dicas "Beleza Racista: A Nova Obsessão Pelos Cremes Branqueadores"