As 5 Cirurgias Estéticas com mais Riscos de Complicações

As 5 Cirurgias Estéticas com mais Riscos de Complicações

Os cirurgiões plásticos dizem que muitas mulheres procuram na internet médicos que prometem milagres e que custe pouco, mas muitas vezes alguns deles não são capacitados e nem colocam produtos autorizados. Algumas das complicações mais comuns da cirurgia plástica muitas vezes são devido a isso. Além disso, o estado de saúde da paciente e até mesmo se a mulher está passando por algum problema de depressão pode ser um fator de complicação. Francisco Famá, presidente da Sociedade de Cirurgia Plástica de Buenos Aires, enumerou as cinco cirurgias em que aparecem mais complicações. Mas aqui vale um esclarecimento: não são apenas as graves. De fato, os problemas mais comuns são hematomas, assimetrias, infecções e cicatrizes anormais.

A cirurgia pós bariátrica:

“Se faz depois que alguém emagrece mais de 40 quilos e fica um grande excesso de pele e tecido celular. É a que tem maior índice de complicações: pode ser de 15 a 20%”, explicou Famá. O cirurgião plástico Daniel Felix acrescentou: “É arriscado, porque muito tecido é removido e há uma grande perda de sangue. Além disso, as pessoas obesas têm sempre mais risco das feridas não cicatrizarem direito e terem infecções”.

Abdominoplastia (cirurgia para reduzir o excesso de gordura no abdômen):

“As complicações mais comuns são as infecções e hematomas que se formam quando alguns vasos sangram após a cirurgia. Se acontecer isso será necessário voltar a operar limpar e fechar o vaso que sangra”, disse Dr. Felix.

Mastoplastia redutora ou mamoplastia (diminuição dos seios):

“Podem aparecer hematomas e mais problemas com a anestesia geral, e pode fazer quelóides (é uma cicatriz que se projeta na superfície da pele). Muitas vezes têm que fazer uma nova operação para sanar o problema, pois fica esteticamente feio”, disse Jorge Patané, chefe da cirurgia plástica do Hospital Fernandez. Dr. Felix acrescentou: “Além do risco de infecção, se soma o perigo de necrose da auréola e do mamilo. Quando isso ocorre o mamilo é refeito fazendo enxerto de pele de outra parte do corpo. Se a mulher é fumante crônica os riscos são maiores”.

Lifting facial (estiramento da pele do rosto):

“Podem aparecer hematomas, infecções, necroses da pele e, em caso de imperícia médica, lesões nos nervos”, disse o Dr.Felix.

Lipoaspiração (retirada de gordura do corpo através de sucção):

De acordo com o Dr. Felix, “há riscos de hematomas, infecções e tromboembolismo pulmonar (um caso em 1000), que ocorre quando um glóbulo de gordura vai para um vaso sanguíneo e para nos pulmões”.

Nas últimas quatro cirurgias, as complicações não excedem 5%. Os especialistas advertem que sempre, como em toda e qualquer cirurgia, há uma margem de risco. E, que nestes casos, outros fatores são reforçados. “Uma paciente com diabetes mal controlada, problemas cardíacos ou hipertensão de difícil controle não é uma boa candidata”, disse o Dr. Patané. O Dr. Famá acrescentou: “Nem aquelas mulheres com antecedentes de distúrbios hemorrágicos e alergias, ou que pretende solucionar a perda do parceiro ou a falta de oportunidades de emprego mediante uma operação”.

Mas muitas complicações dependem de que “hoje opera qualquer profissional sem experiência, muitos em consultórios e não em clínicas habilitadas com terapia intensiva”, disse Dr. Patané.

Para evitar expor-se a riscos indevidos durante qualquer cirurgia estética é necessário buscar um bom especialista em cirurgia plástica. E que ele seja membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Avalie o hospital ou a clínica. Procure saber se tem alvará de funcionamento. Se tem todos os equipamentos necessários caso haja uma emergência. Pergunte ao médico sobre sua cirurgia com riqueza de detalhes, os riscos, o pós-operatório, se os seus objetivos podem ser atingidos. Se informe com outras pacientes que já fizeram qualquer cirurgia com o médico escolhido. Enfim, todo cuidado hoje em dia está sendo pouco!

O risco das cirurgias estéticas
Matérias Relacionadas
Intimidade Feminina Preocupa o Crescente Vício das Cirurgias Estéticas

Uma novidade que inovou o mundo da beleza e da estética foi a cirurgia plástica. Mas preocupantemente se tornou um

Saúde da Mulher Precauções ao Fazer uma Cirurgia Plástica

Para as mulheres a beleza e estética são extremamente importantes, então elas buscam os diversos recursos disponíveis para conseguir a

Beleza da Mulher Como Escolher um Bom Cirurgião Plástico

Uma das medidas mais importantes para não se ter surpresas desagradáveis quando o assunto é cirurgia plástica é saber como

Saúde da Mulher Perda De Peso: Natural x Bisturi

O desejo de muitas mulheres é perder os quilinhos a mais, seja por uma questão de saúde ou por uma

Saúde da Mulher O que é a Lipoaspiração?

Todas já ouvimos falar sobre a lipoaspiração, mas sabemos realmente do que se trata? Não é indicada para perda de

Comentário Anônimo(opcional)

Comentário com seu Facebook
Nenhum Comentario para Dicas "As 5 Cirurgias Estéticas com mais Riscos de Complicações"