Adeus aos Silicones: Próteses São Naturais

Adeus aos Silicones: Próteses São Naturais

Vários estudos de médicos europeus estão tentando revolucionar a indústria da cirurgia estética através de uma nova prótese completamente natural. Neste sentido, trata-se de introduzir próteses criadas com o próprio tecido adiposo de uma pessoa, que resultam duradouras e mais naturais.

Neste artigo, detalhamos tudo relacionado com o tema próteses naturais e os seus avanços. A cirurgia de aumento de mama é a intervenção cirúrgica que mais se pratica em todo o mundo. Para isso existem diferentes tipos de próteses e compostos siliconados que cada vez mais se apresentam problemáticas.

O mais frequente é que sejam encapsuladas e substituídas por outras, voltando a submeter à pessoa a uma nova cirurgia. Sabe-se também que as próteses não são prejudiciais para a saúde, mas tem vida útil e devem ser substituídas a cada 10 anos, pelo menos.

Outra desvantagem é o aspecto conseguido. Nunca mais se verão naturais em nenhuma mulher, seja na forma arredondada ou de gota. Por sua densidade, sempre se mantêm muito firmes e parados, ao contrário da mama natural que vai mudando de acordo com a idade, gravidez, etc.

Como uma forma de atacar todos esses aspectos negativos das próteses, se iniciou na Espanha o estudo de próteses de mama autólogas, ou seja, realizada com o próprio tecido adiposo do corpo da paciente. Será fabricada em laboratório, a medida da paciente e com sua própria gordura, o que fará com que todos os problemas causados pelos silicones sejam evitados.

mais seios

Cirurgia comum x autóloga

Já existem várias cirurgias que se realizam utilizando o próprio tecido adiposo de uma pessoa. Especialmente para os aumentos de nádegas ou do rosto, por exemplo. No caso das mamas, esta técnica tem a dificuldade de que uma grande porcentagem se reabsorve do que foi transferido porque a região receptora não tem uma boa vascularização (existem poucos vasos sanguíneos para nutrir a gordura injetada).

Em contraste, as próteses atuais que consistem em um preenchimento com gel de silicone com uma cobertura de elastômero em torno do conteúdo. Em geral são biocompatíveis, mas foi observado em alguns casos que o sistema imunológico da pessoa a reconhece como estranha, a rejeita e, como não pode eliminá-la, forma ao seu redor cobertura fibrosa de cicatriz para delimitá-la.

Isto causa dor e a deformação da região das mamas, forçando a mudança. Neste sentido, a gordura própria jamais produziria rejeição já que o sistema imunológico não a reconheceria como estranha.

mais seios

Aumento de mama e reconstrução

Outra vantagem deste método é que a gordura também pode ser utilizada para a reconstrução da mama, além do aumento.
Assim como existem os transplantes de tecidos, a gordura pode ser utilizada porque tem dois componentes: células adiposas de gordura e células-tronco que ajudam a remodelar a reconstrução. Desta maneira já se começa a utilizá-las porque têm a capacidade para regenerar os tecidos danificados por terapia de radiação, por exemplo.

Na Espanha, o Dr. Bernstein, juntamente com os doutores Martinez e Ozols do Grupo de Biomateriais, da Faculdade de Engenharia (UBA), são quem impulsionam esses avanços. Também estão concebendo uma estrutura reabsorvível que permita o crescimento de novos vasos sanguíneos a fim de que a gordura transferida (por meio de uma lipo) seja mais bem nutrida, sustentada e retida.

Vantagens e desvantagens

Para este procedimento são necessárias áreas doadoras de gordura e isto às vezes é um problema porque muitas mulheres não têm grandes depósitos de gordura. Então, se a mulher não tem capacidade auto doar-se gordura deve optar pelo silicone.

Este procedimento não requer outras intervenções porque a gordura fica para sempre, não se modifica.

O implante de prótese mamária autóloga será uma escolha de excelência, no caso de cirurgias reparadoras pós-mastectomia.
Estuda-se que ao trabalhar com tecidos do próprio corpo o tempo de recuperação poderia ser menor.

O resultado final é mais natural. Por ser um tecido natural, gerado pela mesma mulher, as mamas com estas próteses apresentam ao toque e a apalpação uma elasticidade e um tônus semelhante ao das mamas originais.

Uma boa notícia para todas as mulheres que não se atrevem a cirurgias de aumento ou inclusive para aquelas que não querem lidar com os problemas das próteses modernas. Também será uma grande solução para reconstruir a mama onde algumas terapias contra doenças a fizeram ser removida.

A ciência avança e felizmente cada vez mais de uma forma mais natural, que não seja tão invasiva para as mulheres.

mais seios

como aumentar os seios
Matérias Relacionadas
Beleza da Mulher Técnicas e Tratamentos para Levantar os Seios

Os seios são uma grande preocupação para as mulheres, já que é uma das partes do corpo mais atraentes e

Beleza da Mulher Busto Firme

Toda mulher se preocupa com o seu busto com o passar dos anos, já que as oscilações de peso e

Saúde da Mulher Celulite

A celulite é um problema que afeta praticamente todas as mulheres em algum momento de suas vidas e causa uma

Saúde da Mulher Câncer de Mama, 10 Avanços e Novidades

O câncer de mama é muito temido pelas mulheres e a causa de um grande número de mortes ainda na

Saúde da Mulher Tudo que Você Precisa Saber Sobre Câncer de Mama

O câncer de mama tem afetado cada vez mais pessoas em todo mundo e por isso cada vez se fala

Comentário Anônimo(opcional)

Comentário com seu Facebook
Nenhum Comentario para Dicas "Adeus aos Silicones: Próteses São Naturais"