5 Riscos da Depilação Genital Total

5 Riscos da Depilação Genital TotalHoje a depilação total tanto em homens quanto em mulheres tem sido uma prática corriqueira. Será que isso pode expor as pessoas a certas enfermidades?

Os especialistas ficam divididos em suas opiniões. Para alguns, ter ou não ter pelos na região genital não faz muita diferença. Outros acreditam que os pelos funcionam como uma barreira para bactérias, fungos e vírus, protegendo assim as mulheres contra algumas infecções.

Como os especialistas não chegam a um consenso, então o correto é cada um observar como seu corpo reage com a prática. Se você já se depila com frequência, retira todos os pelos e não teve nenhum problema de infecção, então não deve se preocupar tanto. Se por outro lado, você tem tido infecções recorrentes, então sim, seria bom pensar em outra maneira. O importante é sempre perguntar para seu ginecologista de confiança sua opinião a respeito deste assunto.

Desvantagem da Depilação Genital Total

Queimaduras: Não é comum isso acontecer, mas pode ocorrer. Pode ser devido à temperatura da cera ou algum creme que contenha retinóides. Segundo os profissionais, esta substância faz com que as células da pele se despreguem, causando uma esfoliação exagerada, deixando a pele “na carne viva”.

Pelos encravados: Retirar os pelos significa caminho aberto para outros pelos. Após algumas depilações o pelo se torna débil e pequeno, então ele não consegue romper a pele. Isso causará irritação e uma infecção em longo prazo.

Doenças sexualmente transmissíveis: Qualquer infecção que seja transmitida por contato, se a pele estiver com problemas, poderá ser contraída mais facilmente. Exemplos disso são a Herpes e o HIV.

Cicatrizes: A depilação total causa irritação da pele, e se feita repetidamente, pode causar uma irritação crônica da pele e inclusive cicatrizes que duram por toda a vida.

Leia também: Como Tratar a Pele Irritada por Depilação.

Infecções: Remover o pelo através da depilação total pode aumentar o risco de infecções. Algumas bactérias terão acesso ao interior da pele, lugar esse que nunca deveriam chegar. E se o método escolhido for cera ou espátula, evite a reutilização. Se esta espátula, por exemplo, for usada em uma área infectada, quando utilizada novamente em outra parte do corpo como axila ou face, pode levar a bactéria e aumentar assim o quadro infeccioso.

Depilação Íntima
Matérias Relacionadas
Cuidado com a pele Depilação Termoquímica

Remover os pelos do corpo de forma definitiva está tornando uma prioridade para muitas pessoas, cada vez se buscam mais

Cuidado com a pele Como Remover a Irritação da Depilação na Virilha

Raspar a área do biquíni pode irritar a pele, e quando isso acontece não é fácil se livrar do problema,

Cuidado com a pele Tratamentos de Depilação

A depilação é essencial para as mulheres, mas também um verdadeiro pesadelo muitas vezes. Para tornar mais simples este processo,

Cuidado com a pele Como Tratar a Pele Irritada por Depilação

Existem vários e simples métodos para aliviar de forma muito eficaz pele irritada pela depilação tais como: limpar e secar

Beleza da Mulher Acabe com os Pêlos do Corpo

As mulheres estão sempre buscando novas maneiras de acabar com os pelos do corpo, já que são muito antiestéticos e

Comentário Anônimo(opcional)

Comentário com seu Facebook
Existem 2 Comentários para a Dica "5 Riscos da Depilação Genital Total"
Dialy

A irritação após a depilação não trás bolhas?

Maria Wilka Lins

Quando tive meu primeiro filho, fiz depilação total com cera. mas um pelo encravou e com o tempo sofri demais, todos os meses perto de menstruar formava um caroço enorme na virilha e foi preciso fazer uma pequena cirurgia. isso aconteceu há 39 anos, pode crer ainda sinto doer em época de frio. sou alérgica a qualquer produto de depilação. mas quando preciso ir ao ginecologista corto um pouco e uso o estojo da lâmina para fazer os cantos. morro de vergonha.